99
 

Facilities Management na liderança de ESG: sustentabilidade em foco

Entenda a discussão realizada no IFMA's World Workplace, realizado nos Estados Unidos.

Por Léa Lobo​​Facilities Management na liderança de ESG: sustentabilidade em foco

Foto: InfraFM


Durante o IFMA's World Workplace, Chris Grimes e Jay Shah conduziram uma palestra que abordou um tema crucial para os profissionais de gestão de edifícios: como os gerentes de Facilities podem contribuir significativamente para que as empresas alcancem metas de ESG (ambientais, sociais e de governança). A discussão destacou estratégias práticas e o papel estratégico dos gerentes na promoção da sustentabilidade e resiliência organizacional.

Jay Shah, advogado de soluções para a Planon North America, iniciou a palestra destacando o papel crítico que os prédios desempenham no consumo de energia e nas emissões globais de carbono. Com mais de 50% do gasto total de energia mundial vindo de edificações, ele salientou a importância de reduzir esse consumo como parte de uma estratégia eficaz de ESG. Shah lembrou que mais de 90% das empresas listadas no S&P 500 já publicam relatórios de sustentabilidade, e essa pressão vem tanto de fontes internas, como os funcionários que demandam iniciativas sustentáveis, quanto de fontes externas, como a mídia e os investidores.

Em sua fala, Shah ressaltou o papel dos gerentes de Facilities como os "olhos e ouvidos" das operações prediais, já que eles possuem um entendimento detalhado do uso do espaço, fluxo de água, manutenção de resíduos e outros fatores que influenciam diretamente o desempenho ambiental de um edifício. A partir dessa perspectiva, ele enfatizou que esses profissionais estão na linha de frente quando se trata de melhorar as práticas de ESG nas organizações. Shah também trouxe dados de uma pesquisa feita pela Verdantix, em que mais de 50% das empresas entrevistadas afirmaram que a sustentabilidade e as iniciativas de ESG impactam diretamente suas estratégias imobiliárias.

Ao falar sobre como abordar as metas de ESG em um ambiente construído, Shah explicou que o conceito de ESG pode ser dividido em três pilares principais: ambiental, social e governança. No pilar ambiental, as organizações estão focadas em reduzir o consumo de energia, definir metas mensuráveis de redução de emissões e implementar práticas de reciclagem. No pilar social, o objetivo é aumentar a satisfação dos ocupantes dos edifícios e melhorar a qualidade do ar interno. Já no pilar de governança, a conformidade com certificações e inspeções de segurança é fundamental.

Em seguida, Chris Grimes, diretor de serviços da Planon North America, destacou a importância das ferramentas digitais e do uso de tecnologias como o IWMS (Integrated Workplace Management Systems) para gerenciar dados e alcançar as metas de ESG. Ele argumentou que a consolidação de dados em uma única plataforma integrada pode ajudar a otimizar o uso de energia e recursos, facilitando a tomada de decisões mais eficientes e baseadas em dados concretos. Grimes também mencionou como a digitalização dos processos pode facilitar a gestão de ativos e a manutenção preventiva, evitando degradações e falhas que impactam negativamente o desempenho das instalações.

Grimes reforçou a ideia de que o gerenciamento inteligente de energia e utilidades pode ser integrado com sistemas como o EcoStruxure da Schneider, ajudando as organizações a monitorar em tempo real o consumo de energia e a identificar oportunidades de melhoria. Ao analisar dados sobre ocupação de espaços, consumo de energia e manutenção, as organizações podem fazer ajustes para otimizar suas operações e reduzir emissões de carbono, alcançando assim seus objetivos de ESG.

Por fim, a palestra encerrou com uma mensagem clara: o sucesso na implementação de estratégias de ESG depende diretamente do uso eficaz de dados, da colaboração entre diferentes setores da organização e do envolvimento ativo dos gerentes de Facilities.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Flavia Knoploch

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP