Black Friday - Congresso 2025
 

Zero papel, zero desperdício, zero improdutividade

Nova startup é exemplo de como tecnologia pode ser simples, mas não limitada e, acima de tudo, revolucionar operações.

Por Mateus Murozaki

Zero papel, zero desperdício, zero improdutividade

Foto: Divulgação

A evolução tecnológica cresce em uma velocidade sufocante, forçando praticamente qualquer operação a se integrar ou ficar obsoleta. Dentro desse cenário, aparecem algumas dificuldades: como se manter atualizado nesse mercado? Como mudar todo o método de trabalho para comportá-las?

Por conta disso, existe uma sólida busca por soluções e plataformas de simples entendimento, com benefícios claros e de fácil implementação. Sabemos que a vida de um FM é corrida, então quanto mais simplificada for a introdução de uma nova tecnologia, melhor.

Em uma conversa com Bruno Daneluz, CEO e fundador da startup Uaipe, ele frisou o quão integral à marca de sua plataforma é a simplicidade – o que, destaca, não quer dizer simplório ou limitado, mas sim de fácil usabilidade.

Trata-se de uma solução que centraliza a gestão operacional, trocando os papéis e fichas por uma plataforma que registra em tempo real quando alguém realizou determinada tarefa. Em questão de três cliques, o registro é feito.

Como ele mesmo afirma, todos os clientes ficam assustados com a ideia de integrar tecnologias que mudam radicalmente a maneira como a operação funciona. Para mitigar isso, a estratégia adotada foi simples: oferecer um período de teste de 30 dias. Sem esse risco, é normal que os clientes se abram à ideia e percebam o impacto da solução.

Um caso marcante da Uaipe ocorreu na Puratos, onde foi implementado o mês de teste,  foi o suficiente para que a operação começasse a se transformar. Em meio a isso, Leonardo Mazarão, gestor de Facilites da Puratos, destaca que: "sempre fui um entusiasta em novas tecnologias e busquei maneiras de implanta-las em minhas operações para otimizar nossos processos. Recentemente, decidimos inovar na abertura de tickets e optamos por uma abordagem mais simples e eficiente. Agora, com um sistema mais ágil, ganhamos em rapidez, organização e eficácia. Essa nova experiência não só facilitou a comunicação interna entre os colaboradores e o time de Facilities, mas também contribuiu para resolver demandas de forma rápida e eficiente".

A meta da empresa é trazer o conceito de inovação até o zero: “zero papel, zero desperdício, zero insatisfação, zero improdutividade”. Hoje, a Puratos está 100% digitalizada, utilizando uma plataforma simples e intuitiva.

Início estratégico

Apesar de já ter clientes fidelizados e cases de sucesso, a startup conta com apenas um ano de vida. Como um negócio recém-criado, estão focados em fortalecer o produto e buscar clientes que queiram descomplicar sua gestão com simplicidade, integração operacional e o conceito zero.

A decisão de construir a plataforma veio do fato de Daneluz ter trabalhado por 5 anos em operações de facilities. Com o tempo, foram acumuladas diversas observações de processos que poderiam ser otimizados. Quando saiu da empresa anterior, já tinha em mente o próximo passo de sua carreira.

Junto com Bruno, a sociedade da startup é composta pelo CTO Rodrigo Nunes e pelo CFO, Jeanysson Lima.

O primeiro projeto veio de maneira bem peculiar: o CEO bateu na porta de uma rede de hotéis com um QR Code impresso que levava a um formulário feito gratuitamente, o qual notificava todas as ações feitas pela equipe de limpeza. Após um resultado positivo, foram questionados onde estava o software para que a operação fosse continuada dali. Nesse ponto, foram aprovados pelo setor operacional e desde então seguiram com o desenvolvimento do software, mas o projeto foi barrado pelo time de tecnologia.

Daneluz, Nunes e Lima descrevem este como o “primeiro baque” e apontaram que foram muitas as situações que forçaram um aprendizado nesse primeiro ano da empresa. Apesar disso, conseguiram fechar 2023 acima das expectativas, com uma carteira de clientes sólida e alguns cases de sucesso.

Os sócios também destacaram o objetivo desde o momento em que criaram a: Uaipe: impactar  a vida de 1 milhão de pessoas até 2033. Uma meta ambiciosa, mas que, de acordo com eles, significaria legado. “Impactar a vida de um milhão de pessoas até 2033 e proporcionar um serviço excepcional aos clientes são objetivos ambiciosos que refletem uma visão inspiradora e voltada para o futuro. Essa abordagem demonstra um compromisso profundo não apenas com o crescimento do negócio, mas também com o impacto positivo na sociedade.”, comentaram.

Com uma base estabelecida, estão se preparando para expandir e ir atrás de mais clientes, além de trazer atualizações para a plataforma. É importante que o mercado, coletivamente, esteja atento para esse tipo de revolução tecnológica e, portanto, novos players são sempre essenciais.

Gostaria de se aprofundar em soluções e novas tecnologias emergentes no mercado de Facility, Property e Workplace Management? Então não deixe de marcar presença no 19º Congresso InfraFM! Saiba tudo sobre o maior evento do setor clicando aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP