3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Data Centers: os desafios de infraestrutura e proteção de dados

A importância de se manter uma infraestrutura digital bem integrada tem sido pauta em diversas discussões

Mais do que nunca, os data centers atuais estão se adaptando e evoluindo sua infraestrutura. Aqueles que são tradicionais sentem o impacto das tecnologias disruptivas de armazenamento e computação em nuvem, além das inovações nas áreas de energia, refrigeração, telecomunicações e sustentabilidade, que têm impulsionado uma transformação que esteja cada vez mais alinhada às novas demandas de negócios. 

Isso porque, diferentemente de outros setores afetados pela pandemia, que inegalvelmente impactou e sobrecarregou os data centers com aumento de demanda gerado pelo trabalho remoto e migração para a nuvem, o mercado de data centers se tornou ainda mais indispensável. Para essa infra entendemos aplicação de e-mails, uso de ferramentas de gestão e relacionamento, banco de dados, ERP (Sistemas de gestão empresarial), Big Data, serviços de colaboração, inteligência artificial, entre outras tecnologias.

Empresas de diferentes nichos, como indústria, educação, saúde, finanças, entre outros, precisaram também elevar a demanda por agilidade e otimização, e explorar cada vez mais os recursos oferecidos por data center. O seu uso pode gerar valor para as companhias, aumentando o potencial competitivo e a produtividade dos colaboradores. Já a falta dessa infraestrutura atualizada e alinhada ao modelo de negócio pode comprometer a dinâmica de trabalho, dificultar o acesso rápido e confiável aos dados e entrega dos serviços contratados.

Nesse contexto, cada vez mais, o data center precisa ter capacidade para lidar com o aumento das demandas operacionais. Para se ter uma noção, no mundo, os investimentos com data centers subiram 4,7% em relação ao ano passado, chegando a US$ 226 bilhões em 2022, segundo estudo recente divulgado pelo Instituto Gartner. Já de acordo com a IDC (player global em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos voltados para os mercados de TI, Telecom e Tecnologias de Consumo), aproximadamente 90% das empresas possuirão data center particular ou terceirizado no ano de 2022.

Por definição, toda rede é um ambiente complexo, formado em parte por recursos internos cada vez mais conectadas à nuvem. As empresas exigem novos aplicativos para interagir com os clientes, gerenciar cadeias de suprimentos, processar transações e analisar tendências de mercado. Porém, sem visibilidade sobre esse universo, a operação pode parar, uma vez que todas as informações são compartilhadas e disponibilizadas em nuvem. 

Diante dessa realidade, a proteção dos data centers e a importância de se manter uma infraestrutura digital bem integrada tem sido pauta em diversas discussões. Afinal, com os próprios dados agora reconhecidos como uma das mercadorias mais valiosas do mundo, os criminosos cibernéticos estão investindo esforços cada vez mais sofisticados para colocar as mãos em informações confidenciais, visto o aumento impressionante dos ataques do tipo ransonware. Uma abordagem integrada e em camadas de segurança para mitigar ameaças internas e externas é essencial, começando além do perímetro do data center e estendendo-se até a própria sala do servidor.

Ou seja, tão crítica quanto o fornecimento de energia ou água, a proteção dos data centers, tanto em sua operação ininterrupta quanto os dados que eles contêm, se tornou fundamental para o funcionamento e manutenção dos negócios e da sociedade.

*Ricardo Solda é business development manager da Adistec Brasil, distribuidora de valor agregado de soluções para Data Centers e Segurança da Informação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O prédio que virou  cartão-postal

[Real Estate] Edifício B32 na Avenida Faria Lima, feito por um dos nomes históricos da construção, manda zero lixo para aterro, compra apenas 10% da água consumida e economiza 25% de energia

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP