Ana Paula Cassago
 

Segurança e eficiência nas salas de carregamento de baterias

Inspeção regular é necessária

Vale mais prevenir do que remediar, já dizia o velho ditado. Assim, além da adequação das estações e salas de carregamento de baterias, as normas e regulamentações nacionais e internacionais determinam a realização de uma inspeção regular dos equipamentos e após o início da operação.   

"Por isso, apesar de fornecer ao mercado linhas de carregadores que praticamente dispensam manutenção, a Fronius também oferece pacote personalizado de serviço de inspeção e assistência técnica para sistemas de carregamento de baterias e infraestrutura de carregamento, e ainda treinamento de colaboradores para que possam fazer a manutenção posteriormente", afirma Rogério Alves, suporte técnico nacional da unidade Perfect Charging, especializada em carregadores de bateria da Fronius do Brasil.

Alves ressalta ainda que a inspeção de segurança realizada de maneira correta também permite detectar antecipadamente defeitos técnicos e falhas operacionais, estendendo dessa forma a vida útil dos carregadores e das baterias, o que reduz os gastos com reparos e danos maiores, como atrasos na entrega e da produção.

Principais alvos de inspeção - No Brasil, a determinação é que a inspeção seja feita a cada três meses. Na hora de vistoriar a sala ou estações de carregamento é preciso observar atentamente os seguintes pontos:

- Condições ambientais: o local deve estar seco, sem vazamentos e umidade, fresco e sem formação de gelo. Também é importante que o espaço tenha ventilação suficiente para que as empilhadeiras e as baterias possam esfriar corretamente antes de fazer a carga.

- Sistema de segurança: cuide para que a sala de carregamento tenha sistema proteção contra incêndio e explosão instalado e funcionando.

- Aparência dos equipamentos: verifique se os carregadores de bateria têm algum defeito visível, como por exemplo, cabos e conexões danificadas. Caso haja, algum problema, documente para que os especialistas possam corrigir as falhas.

- Parte técnica: faça testes para verificar se a parte elétrica e mecânica dos carregadores de bateria está executando todas as funções relevantes, seguindo as normas técnicas e incluindo a documentação.

- Manutenção: trabalhos de manutenção, como limpeza e revisão dos conectores, prolongam a vida útil do sistema de carregamento de baterias e devem ser realizados regularmente.

- Protocolação: os resultados da inspeção de segurança devem ser documentados em um registro de teste e disponibilizados para possíveis auditorias.

E, por fim, Alves recomenda ainda um bom treinamento sobre a parte técnica dos equipamentos, para que os cuidados sejam mantidos após a inspeção e, com isso, os investimentos preservados.

Rogério Alves, suporte técnico nacional da unidade Perfect Charging.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP