Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Controle de fardamento e EPI´s da Marinha do Brasil

Projeto de automação para organizar, armazenar e abastecer

Armazenar e fornecer itens de fardamento aos militares é uma das necessidades da Marinha do Brasil. No entanto, até o ano de 2018, esse trabalho era realizado de forma manual. São considerados itens de fardamento mais de 3.800 itens (PI's), bonés, fardas, calçados, insígnias, ou seja, tudo que faz parte do fardamento militar.

Em 2019, o projeto de modernização do depósito foi criado com o propósito de promover a inovação tecnológica e a transformação das operações inerentes aos órgãos de distribuição da Marinha do Brasil. Para isso, no DepFMRJ (Depósito de Fardamento do Rio de Janeiro), a KWAY Logística trabalha com todo o suporte técnico para garantir o fluxo do processo logístico, fundamental para a que a distribuição seja realizada de norte a sul do Brasil.

Segundo o CEO da KWAY, Marcos Mesquita, o maior desafio do projeto foi a implantação e a integração de sistemas, já que a Marinha atua dentro de um padrão com regras extremamente rígidas, com inúmeros processos de segurança.

"Implementamos mudanças significativas na rotina da Marinha. Desenhamos uma configuração logística desde os processos de pré-recebimentos de volumes, controle do recebimento, perícia, contagem, estocagem, separação, expedição, inventário, padronização de caixas, endereçamento de porta pallets, ruas e containers de tecidos, além do desenvolvimento e padronização das etiquetas no modelo GS1 aceito pela OTAN, que inclusive nos rendeu uma premiação importante no mercado de logística", explica Mesquita.

"O depósito de fardamento é o nosso primeiro órgão de distribuição que usufrui de um moderno software de gestão de armazém (WMS). Com isso agora estamos promovendo um outro nível de automação processual de apoio nas operações", conta Thiago Fernandes Lima, Capitão de Fragata (IM), Gerente do Projeto Marinha. Para dar vida a este projeto, a KWAY optou pela inserção do WMS Alcis, empresa que hoje faz parte do Grupo Senior Sistemas, uma das maiores companhias de software para gestão do Brasil.

"Hoje a solução garante a correta localização e informação de cada item, fazendo uma rota otimizada de separação até a esteira motorizada (destino). Com uma acuracidade muito maior de estoque, minimizamos erros nas entregas, um ponto importante para a Marinha, que faz entregas em todo o Brasil", destaca o Gerente do Projeto KWAY na Marinha do Brasil, Adhemar Martins.

A segurança do dia a dia do armazém também é outro assunto importante para a Marinha, e que segue ainda mais forte no projeto de automação do armazém. Para manter essa segurança, além dos cuidados com acesso ao sistema, todas as etiquetas do fardamento passaram a ter identificação internacional dentro dos padrões da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Conheça mais sobre o case WMS Alcis na Marinha do Brasil: 

IFrame














Foto: Divulgação / Site Oficial Kway.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
"FM não é a pedra e sim a vidraça!"

Retrospectiva completa do Maior Encontro de Facility, Property & Workplace Management, que ocorreu de 11 a 13 de abril em São Paulo/SP, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking