Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Nove maneiras de reduzir as contas de energia da sua empresa

Atente-se também para a importância de otimizar a qualidade do ar interno

Por Marcos Felicio

​A indústria de edifícios comerciais está se preparando para um retorno às atividades presenciais. Porém, com a pandemia, aprendemos que, nessa volta aos escritórios, deve-se manter a preocupação com a qualidade do ar interno (QAI).

Segundo o estudo "Buildings of the Future: Creating Healthier Workplaces", 80% das empresas pesquisadas esperam que iniciativas de "edifício saudável" moldem suas estratégias nos próximos dois anos. Além disso, 60% dos respondentes planejam investir em melhor ventilação, 47% em melhor filtragem de ar e 46% na higienização do ar.

Porém, para que isso aconteça, é preciso garantir que os sistemas HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning) trabalhem de forma mais intensa. Consequentemente, isso implica maior uso de energia e aumento de custo. Para evitar gastos desnecessários, elaborei uma lista com nove dicas para otimizar a eficiência energética dos edifícios:

1- Instale sensores de ocupação: Para que as luzes não fiquem acesas por mais tempo do que o necessário, é possível instalar sensores de ocupação que ligarão as lâmpadas apenas quando houver pessoas nas salas. Também é recomendável conectar sistemas HVAC com outros sistemas prediais, como controles de acesso, segurança e até mesmo eficiência de espaço, e aplicativos de engajamento do usuário, o que permite a otimização hipergranular da temperatura e iluminação de cada sala com base na programação de reuniões exclusivas do dia. Além disso, evita que sua equipe de zeladoria limpe cômodos não utilizados.

2- Invista em sistemas de gerenciamento de edifícios (BMSs): Os sistemas de gerenciamento de edifícios podem contar o número de pessoas em um espaço, enviando alertas de superlotação e aumentando a ventilação do espaço. Além disso, os BMSs modernos podem adicionar automação inteligente do controle de iluminação, incorporando fatores de ocupação e de hora do dia aos controles. O escurecimento em tempo real com base nos níveis de luz do ambiente externo, os controles de sombra e hora do dia geram uma economia significativa de energia.

3- Calibre os sistemas de aquecimento e resfriamento: Para que os sistemas HVAC não fiquem deficientes, é possível habilitar os controles de bloqueio que evitam o aquecimento e o resfriamento simultâneos. Os sistemas economizadores - especialmente úteis para uma melhor inteligência artificial (IA) - também podem ser bloqueados quando o aquecimento e o resfriamento mecânicos estiverem funcionando.

4- Mude para 'drives' de frequência variável (VFDs): Os VFDs controlam bombas e ventiladores, alinhando com precisão sua saída às cargas exigidas, o que evita o desperdício de energia, visto que reduzir a velocidade do ventilador em 20% pode reduzir o consumo de energia em 50%.

5- Implemente retrocomissionamento: Conforme os edifícios envelhecem, eles podem sair de seus parâmetros de projeto originais. O retrocomissionamento, processo que verifica, examina e avalia as condições de uma edificação visando o conforto térmico, a qualidade do ar e a economia de energia, além de analisar a sequência de controle do BMS para ver se há algo prejudicando a construção.

6- Instale software para comissionamento contínuo: Com a implantação, o gestor do edifício receberá o status diário de atualizações necessárias e detecção de falhas, incluindo problemas de amortecedores de ar externos. Dessa forma, é possível corrigir instantaneamente eventuais complicações, evitando que elas se acentuem e causem prejuízos.

7- Crie um 'dashboard' de Qualidade Interna do Ar (QIA) para os operadores e ocupantes semelhantes:  Agora é possível criar dashboards em tempo real que visualizam o QIA e a ocupação atuais. O dashboard pode aparecer no seu lobby, nos dispositivos da sua operadora e até mesmo em um aplicativo móvel. Essa transparência aumenta a confiança entre os ocupantes de que o prédio está monitorando ativamente a Qualidade Interna do Ar e a ocupação. O software de consultoria que torna isso possível pode ser integrado a equipamentos existentes de terceiros.

8- Realize medição de energia elétrica, água e gás do prédio principal: Com a medição em tempo real implementada, é possível programar para receber alertas quando ocorrer o risco de ultrapassar sua linha de base de utilização, o que pode levar sua concessionária a cobrar "penalidades de custo de demanda por catraca", fazendo que o proprietário pague mais de multa do que de consumo real.

9- Analise os utilitários: A eficiência energética não inclui apenas eletricidade. Analisar outros utilitários - como gás, água e vapor - ajuda a detectar anomalias e falhas em todos os recursos que seus edifícios usam. Esses medidores podem alimentar dados para análise de nuvem e controle de borda, dando visibilidade e controle sem precedentes sobre a maneira como o edifício usa energia.

No 2º Fórum de Climatização e Manutenção realizado pela Infra FM, serão apresentadas palestras focadas em explorar os tópicos apresentados nesse artigo e outros temas que trarão aos gestores de manutenção uma visão mais sistêmica e estratégica da área. Saiba mais e participe CLICANDO AQUI. 
[PONTOS CRÍTICOS DE UMA INSTALAÇÃO DE HVAC | EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMO UMA DAS PRÁTICAS DO ESG | QUALIDADE DO AR DE INTERIORES | VISITAS TÉCNICAS | MELHORES PRÁTICAS... SAIBA MAIS]


Marcos Felicio, arquiteto de soluções para Edifícios na Schneider Electric.


Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
"FM não é a pedra e sim a vidraça!"

Retrospectiva completa do Maior Encontro de Facility, Property & Workplace Management, que ocorreu de 11 a 13 de abril em São Paulo/SP, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte

Cães e gatos no trabalho

Nestlé lança programa que permite aos colaboradores levar seus pets para o trabalho todos os dias

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP