3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Conceito de edifício inteligente e saudável

Um caminho para impulsionar a saúde e produtividade das pessoas, por Marcelo Zeppelini.

Fotos: Divulgação


Nos últimos anos o conceito de edifício inteligente e saudável tem ganhado força em todo o mundo. A criação de ambientes internos mais saudáveis e inteligentes pode ajudar a transformar os edifícios comerciais de hoje em ferramentas valiosas que impulsionam a saúde e produtividade das pessoas que frequentam. E quando são considerados os custos associados aos recursos humanos, os benefícios de saúde e cognitivos podem também trazer benefícios financeiros para as empresas.

Investir na criação de locais de trabalho saudáveis podem impactar significativamente no resultado final. Mas para que esta engrenagem seja funcional e proporcione segurança, é importante que a estrutura predial ofereça praticidade, longevidade, compatibilidade, escalabilidade tecnológica e economia constante.

A Carrier desenvolveu um estudo, recentemente, onde revelou que, na média, as pessoas passam mais de 90% de seu tempo dentro de edifícios. Portanto, é primordial que ofereçam um ambiente seguro e que atenda às suas necessidades físicas e emocionais de seus usuários.

Além da proteção e comodidade, o edifício inteligente, como ativo estratégico, tem um impacto direto sobre o resultado financeiro do seu negócio com redução de custos operacionais, de manutenção, agregando mais valor ao imóvel.

O importante é que a construção disponha de um gerenciamento de segurança unificado com foco na integração de soluções de controle de acesso e gerenciamento de vídeo, além do fornecimento de proteção proativa que propicie uma melhor visão da situação e aumente a efetividade nos processos de emergência.

A integração dos sistemas irá otimizar os processos operacionais, reduzir custos de manutenção e proporcionar efetividade nas ações de segurança proativa ou no caso de uma emergência através de tecnologias avançadas. Como resultado, é possível ter um ambiente seguro, produtivo e confortável, além de otimizar o tempo dos facilities managers que, em muitos casos, deixam de exercer suas principais atividades, como planejamentos estratégicos e efetivos, para “apagar incêndios pontuais”.

Para auxiliar os facilities managers a efetivar uma construção sustentável e inteligente, a Carrier Fire & Security disponibiliza várias tecnologias como: sistema de incêndio conectado composto por detectores inteligentes, que protege a infraestrutura corporativa e auxilia no salvamento de vidas no caso de uma emergência; soluções móveis (sem contato) para facilitar e modernizar o ingresso das pessoas nos edifícios, fazendo com que cada usuário tenha um acesso personalizado e único, preservando sua segurança e dos demais usuários, evitando inclusive futuras contaminações.
 

Fotos: Divulgação

Quadro: Benefícios de um edifício inteligente

Oferece total praticidade e conforto aos ocupantes, resultando em maior produtividade em suas atividades, além de serem mais eficientes energeticamente, minimizando impactos significativos ambientais.

- Redução de gastos com manutenção em equipamentos. O monitoramento constante e ações preventivas contribuem para a melhor utilização dos recursos, diminuindo as despesas extras.

- Ambientes construídos de forma mais saudáveis inspiram confiança para todos os públicos, desde proprietários a gerentes prediais que procuram garantir espaços seguros aos ocupantes.

Somos inventores por tradição na Carrier e somos um líder mundial em soluções de HVAC, refrigeração, proteção contra incêndios e segurança. A Carrier tem como objetivo promover a saúde pessoal e preservar o meio ambiente através de seu programa Healthy Building, oferecendo soluções que fazem do mundo um lugar mais seguro e confortável.

 

CONFIRA  AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Ameaça oculta

Conheça quem são os sequestradores digitais e como combatê-los

Segurança 360º

Integrando os serviços de segurança em todo o universo que o cliente está inserido, tanto no tradicional como no digital, no offline e no online

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP