TELELOK
 

Futuro do Trabalho: 8 insights levantados em pesquisa inédita no Brasil

Qualidade de vida, personalização do espaço e ambiente phygital são tendências

A Herman Miller, grupo internacional de design e soluções para o ambiente de trabalho, acaba de divulgar os resultados de pesquisa inédita no Brasil sobre o Futuro do Trabalho. O estudo que ouviu profissionais dos principais escritórios de arquitetura e design do país, em cinco estados brasileiros, trouxe oito principais insights a partir da busca de conhecer quais características culturais influenciam em forma, espaço e configuração no ambiente de trabalho. Além disso, buscou entender as referências futuras para o processo de criação para os novos escritórios corporativos.

Convidados arquitetos e designers de 13 escritórios, de locais como Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, a pesquisa foi dividida em focos no individual, na flexibilidade das relações e nas novidades tecnológicas. Entre os principais pontos levantados por eles, estão a qualidade de vida apontada como uma moeda de troca na busca por um equilibro entre vida pessoal e profissional; trabalhar em casa passou a ser relativo, pois mesmo com os funcionários demonstrando mais produtividade em home office, a troca humana passou a fazer falta; e a procura por ambientes seguros e com bem-estar, como atrativo para trazer os colaboradores novamente aos escritórios físicos.

Outros pontos abordados foram o espaço híbrido como ideal, uma vez que com o home office as pessoas passaram a sentir falta do olho no olho, das reuniões semanais e do sentimento de pertencimento. Espaços mais flexíveis, com ambientes configurados a partir da necessidade do momento, com mobiliário com possibilidade de ser deslocado de um lugar para o outro e a personalização dos espaços, foram dois insights mencionados e que são importantes para os projetos de design dos escritórios.

Por fim, investimentos na tecnologia e nos espaços do tipo phygital também são importantes. Para a maioria, a tecnologia passou a ser vista ainda com mais atenção ao ser atrelada à produtividade, empresas de todo o mundo passaram a contar com sistemas de acesso à rede, permitindo que funcionários trabalhem seja do escritório ou de suas casas. Já sobre os espaços phygital, os entrevistados reforçam que os ambientes precisarão ser digitais e físicos ao mesmo tempo (indo de encontro ao modelo híbrido de trabalho), assim dando a liberdade de todos exercerem suas funções de lugares diferentes e ao mesmo tempo, com a mesma qualidade.

"Neste momento em que o local de trabalho está mudando tão rapidamente e o futuro parece chegar mais rápido do que podemos imaginar, é preciso alinhar as necessidades dos funcionários a desenhos de espaços de trabalho mais atraentes e produtivos. E, nós, da Herman Miller estamos preparados para ajudar nessa evolução com insights, produtos e serviços que vão incentivá-los a se sentirem mais confortáveis durante o trabalho e nos modelos diversos adotados pelas empresas", afirma Débora Ferreira, diretora comercial da Herman Miller Brasil.

A Herman Miller conduziu o estudo dividindo em algumas etapas. No primeiro passo foram enviados questionários online aos profissionais, que responderam sobre o processo de criação dos projetos corporativos e a relação com seus clientes. As perguntas foram ancoradas nos tópicos de ética, relacionamento, aprendizado e compartilhamento, mobilização, realidade mundial e especialidade técnica.

Já como segundo passo, os profissionais participaram de um workshop online, sob coordenação da própria Herman Miller, onde puderam refletir e debater a respeito dos assuntos. Esse material rendeu não somente a pesquisa, mas também em um paper que traz na íntegra e no detalhe os insights levantados.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP