Futuro do Trabalho: 8 insights levantados em pesquisa inédita no Brasil

Qualidade de vida, personalização do espaço e ambiente phygital são tendências

A Herman Miller, grupo internacional de design e soluções para o ambiente de trabalho, acaba de divulgar os resultados de pesquisa inédita no Brasil sobre o Futuro do Trabalho. O estudo que ouviu profissionais dos principais escritórios de arquitetura e design do país, em cinco estados brasileiros, trouxe oito principais insights a partir da busca de conhecer quais características culturais influenciam em forma, espaço e configuração no ambiente de trabalho. Além disso, buscou entender as referências futuras para o processo de criação para os novos escritórios corporativos.

Convidados arquitetos e designers de 13 escritórios, de locais como Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, a pesquisa foi dividida em focos no individual, na flexibilidade das relações e nas novidades tecnológicas. Entre os principais pontos levantados por eles, estão a qualidade de vida apontada como uma moeda de troca na busca por um equilibro entre vida pessoal e profissional; trabalhar em casa passou a ser relativo, pois mesmo com os funcionários demonstrando mais produtividade em home office, a troca humana passou a fazer falta; e a procura por ambientes seguros e com bem-estar, como atrativo para trazer os colaboradores novamente aos escritórios físicos.

Outros pontos abordados foram o espaço híbrido como ideal, uma vez que com o home office as pessoas passaram a sentir falta do olho no olho, das reuniões semanais e do sentimento de pertencimento. Espaços mais flexíveis, com ambientes configurados a partir da necessidade do momento, com mobiliário com possibilidade de ser deslocado de um lugar para o outro e a personalização dos espaços, foram dois insights mencionados e que são importantes para os projetos de design dos escritórios.

Por fim, investimentos na tecnologia e nos espaços do tipo phygital também são importantes. Para a maioria, a tecnologia passou a ser vista ainda com mais atenção ao ser atrelada à produtividade, empresas de todo o mundo passaram a contar com sistemas de acesso à rede, permitindo que funcionários trabalhem seja do escritório ou de suas casas. Já sobre os espaços phygital, os entrevistados reforçam que os ambientes precisarão ser digitais e físicos ao mesmo tempo (indo de encontro ao modelo híbrido de trabalho), assim dando a liberdade de todos exercerem suas funções de lugares diferentes e ao mesmo tempo, com a mesma qualidade.

"Neste momento em que o local de trabalho está mudando tão rapidamente e o futuro parece chegar mais rápido do que podemos imaginar, é preciso alinhar as necessidades dos funcionários a desenhos de espaços de trabalho mais atraentes e produtivos. E, nós, da Herman Miller estamos preparados para ajudar nessa evolução com insights, produtos e serviços que vão incentivá-los a se sentirem mais confortáveis durante o trabalho e nos modelos diversos adotados pelas empresas", afirma Débora Ferreira, diretora comercial da Herman Miller Brasil.

A Herman Miller conduziu o estudo dividindo em algumas etapas. No primeiro passo foram enviados questionários online aos profissionais, que responderam sobre o processo de criação dos projetos corporativos e a relação com seus clientes. As perguntas foram ancoradas nos tópicos de ética, relacionamento, aprendizado e compartilhamento, mobilização, realidade mundial e especialidade técnica.

Já como segundo passo, os profissionais participaram de um workshop online, sob coordenação da própria Herman Miller, onde puderam refletir e debater a respeito dos assuntos. Esse material rendeu não somente a pesquisa, mas também em um paper que traz na íntegra e no detalhe os insights levantados.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP