19º Congresso InfraFM
 

Futuro do Trabalho: 8 insights levantados em pesquisa inédita no Brasil

Qualidade de vida, personalização do espaço e ambiente phygital são tendências

A Herman Miller, grupo internacional de design e soluções para o ambiente de trabalho, acaba de divulgar os resultados de pesquisa inédita no Brasil sobre o Futuro do Trabalho. O estudo que ouviu profissionais dos principais escritórios de arquitetura e design do país, em cinco estados brasileiros, trouxe oito principais insights a partir da busca de conhecer quais características culturais influenciam em forma, espaço e configuração no ambiente de trabalho. Além disso, buscou entender as referências futuras para o processo de criação para os novos escritórios corporativos.

Convidados arquitetos e designers de 13 escritórios, de locais como Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, a pesquisa foi dividida em focos no individual, na flexibilidade das relações e nas novidades tecnológicas. Entre os principais pontos levantados por eles, estão a qualidade de vida apontada como uma moeda de troca na busca por um equilibro entre vida pessoal e profissional; trabalhar em casa passou a ser relativo, pois mesmo com os funcionários demonstrando mais produtividade em home office, a troca humana passou a fazer falta; e a procura por ambientes seguros e com bem-estar, como atrativo para trazer os colaboradores novamente aos escritórios físicos.

Outros pontos abordados foram o espaço híbrido como ideal, uma vez que com o home office as pessoas passaram a sentir falta do olho no olho, das reuniões semanais e do sentimento de pertencimento. Espaços mais flexíveis, com ambientes configurados a partir da necessidade do momento, com mobiliário com possibilidade de ser deslocado de um lugar para o outro e a personalização dos espaços, foram dois insights mencionados e que são importantes para os projetos de design dos escritórios.

Por fim, investimentos na tecnologia e nos espaços do tipo phygital também são importantes. Para a maioria, a tecnologia passou a ser vista ainda com mais atenção ao ser atrelada à produtividade, empresas de todo o mundo passaram a contar com sistemas de acesso à rede, permitindo que funcionários trabalhem seja do escritório ou de suas casas. Já sobre os espaços phygital, os entrevistados reforçam que os ambientes precisarão ser digitais e físicos ao mesmo tempo (indo de encontro ao modelo híbrido de trabalho), assim dando a liberdade de todos exercerem suas funções de lugares diferentes e ao mesmo tempo, com a mesma qualidade.

"Neste momento em que o local de trabalho está mudando tão rapidamente e o futuro parece chegar mais rápido do que podemos imaginar, é preciso alinhar as necessidades dos funcionários a desenhos de espaços de trabalho mais atraentes e produtivos. E, nós, da Herman Miller estamos preparados para ajudar nessa evolução com insights, produtos e serviços que vão incentivá-los a se sentirem mais confortáveis durante o trabalho e nos modelos diversos adotados pelas empresas", afirma Débora Ferreira, diretora comercial da Herman Miller Brasil.

A Herman Miller conduziu o estudo dividindo em algumas etapas. No primeiro passo foram enviados questionários online aos profissionais, que responderam sobre o processo de criação dos projetos corporativos e a relação com seus clientes. As perguntas foram ancoradas nos tópicos de ética, relacionamento, aprendizado e compartilhamento, mobilização, realidade mundial e especialidade técnica.

Já como segundo passo, os profissionais participaram de um workshop online, sob coordenação da própria Herman Miller, onde puderam refletir e debater a respeito dos assuntos. Esse material rendeu não somente a pesquisa, mas também em um paper que traz na íntegra e no detalhe os insights levantados.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP