NEOWRK
 

Os desafios de alimentar colaboradores em 2025

Escassez de mão de obra qualificada, altos custos e reforma tributária são obstáculos para o setor, segundo Rogério da Costa Vieira, vice-presidente da ABERC

Por Mateus Murozaki

Os desafios de alimentar colaboradores em 2025

Poucos setores são tão essenciais quanto a alimentação corporativa. Além de oferecer refeições para os colaboradores, esse setor impacta diretamente o bem-estar e o humor dos funcionários de maneira única. É um mercado extremamente expansivo, que atende empresas, indústrias, aglomerados, hospitais, casas de saúde e escolas públicas e privadas, adaptando-se às necessidades de cada um desses públicos. Como um todo, fornece 14,7 milhões de refeições por dia, movimentando mais de R$ 20 bilhões por ano e gerando 300 mil empregos diretos, de acordo com a ABERC – Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas.

Seu vice-presidente, Rogério da Costa Vieira, está no setor há 27 anos e compartilhou conosco os maiores desafios enfrentados atualmente, além das tendências e pontos de interesse para 2025. Quando questionado sobre as mudanças regulatórias e econômicas que podem apresentar obstáculos significativos para o atendimento das demandas do mercado de Facility Management, Vieira apontou a convivência com a inflação de gêneros alimentícios acima de 4,5%, a elevada taxa de juros e as dificuldades em se adaptar à transição dos sistemas da reforma tributária.

A falta de mão de obra qualificada também afeta o setor, gerando aumento de horas extras, desgaste físico dos colaboradores, impacto direto na qualidade dos serviços prestados e, em algumas regiões, o aumento considerável de custos. Este é um tema que atinge diversos setores e é, sem dúvida, um dos mais discutidos no mercado.

Sobre as tecnologias e tendências que terão maior impacto na alimentação corporativa, Vieira comenta: “A adoção e implementação de equipamentos mais avançados, promovendo maior produtividade e redução de custos; a utilização de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), que facilitarão e até tomarão decisões nas áreas de compras, suprimentos, marketing, planejamento de cardápios, entre outros; a montagem de projetos desse tipo e os custos envolvidos são obstáculos a serem superados”.

Por fim, Vieira afirma que o caminho que a ABERC pretende seguir para contribuir com o crescimento do setor é o da sustentabilidade, promovendo a valorização do negócio e conduzindo as empresas parceiras à plena adoção dos conceitos de ESG (ambiental, social e de governança).


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP