Congresso 2025
 

Gerenciamento de crises e o papel do Facility Manager numa invasão de sem-terra

Andrei Trevizan de Freitas, CoS na Hyundai Motor Brasil, reflete sobre como FM é capaz de desempenhar multitarefas dentro das mais diversas operações.

Por Andrei Trevizan de Freitas

Atuo na área de Facilities Management há 23 anos, desde que iniciei minha carreira como assistente da área de serviços em uma grande empresa, onde me apaixonei pela profissão de FM e decidi me dedicar e desenvolver na área.

Durante todos esses anos, participei de muitos projetos importantes, superei muitas dificuldades e vivenciei muitas situações que considero inusitadas. Quero compartilhar uma em especial que até hoje me faz refletir sobre quanto o profissional de Facilities Management (FM) está envolvido nas operações como um todo e o quanto impactamos os negócios e as pessoas envolvidas.

Em meados de 2012, estava atuando como gerente de Facilities de uma grande usina de açúcar & etanol em uma área remota na região de Minas Gerais, quando me deparei com uma situação que jamais poderia imaginar. Uma invasão de sem-terra em uma das propriedades da empresa, onde me envolvi de forma intensa e inusitada, pois nunca havia ouvido relatos de colegas de profissão sobre este tema e não houve tempo para buscar informações. Em questão de horas, como responsável por todo o serviço de segurança, relacionamento com as autoridades competentes e infraestrutura, tive que compreender tudo o que estava acontecendo e desenhar toda uma dinâmica de atendimento à situação que jamais havia experimentado até então em minha carreira, muito diferente de ter um projeto em implantação ou qualquer outra situação parecida dentro de uma empresa, por exemplo.

A ocorrência se deu por volta das nove horas da noite, momento em que fui acionado. Quando cheguei na propriedade a pedido da polícia local, compreendi que seria necessário trabalhar muito aquela noite, pois para que os invasores pudessem sair da propriedade seria necessário atender a vários pedidos que foram solicitados em negociação com a polícia local, a fim de evitar qualquer tipo de confronto entre eles: disponibilizar alimentação para mais de duzentas pessoas, conseguir caminhões de mudanças para remoção das famílias, suporte com infraestrutura como água potável, tendas e segurança para manter a ordem local, tudo isso em pouquíssimo tempo.

Foi de fato um grande desafio em minha carreira e que me recordo claramente de todos os detalhes de tudo que vivi em menos de vinte e quatro horas onde tudo que já conhecia de FM precisei usar e adaptar nesse curto espaço de tempo.

Foram mais de duzentas marmitex de comida produzidas, embaladas e entregues em menos de quatro horas, com um detalhe a propriedade ficava a 40 km da sede da empresa. Foram vários caminhões de água potável, mais de vinte caminhões de mudança para retirada dos invasores para levá-los a outro local cedido pela prefeitura, máquinas como tratores e escavadeiras para reorganizar a propriedade após a invasão.

No final, tudo deu certo, mesmo em um cenário complexo e desafiador, pois os invasores estavam, além de tudo, armados e preparados para confrontar a polícia local e tudo aconteceu durante toda a noite, estendendo-se por toda madrugada o que dificultava o acesso e os recursos.
 
Aprendi muito e, depois que tudo passou, comecei a refletir sobre o papel do FM e percebi que realmente estamos envolvidos em tudo dentro das mais diversas operações e somos a única área capaz de desempenhar multitarefas e resolver situações como esta que vivi.

Como reflexão, comecei desde então a me envolver mais como um FM estratégico nas organizações, colocando a área em evidência junto à direção das empresas a fim de demonstrar de fato o quanto o FM está conectado com tudo e todos, conectados com os clientes internos, com toda cadeia de suprimentos, com a comunicação interna, com o engajamento e com a retenção de funcionários.

Para concluir, deixo uma frase que um grande líder me apresentou um dia e carrego comigo diariamente, para que eu me lembre que mesmo em meio às dificuldades somos fortes e capazes, e o que é pesado, pode se tornar leve, pois... ‘Quem ama o que faz não se cansa nunca’.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Vozes em Facilities Management

Um marco histórico, esta edição especial de 25 anos traz histórias empoderadas de vozes do setor que contam suas realizações no setor de FM.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP