Guido Petinelli
 

Gerenciamento de crises e o papel do Facility Manager numa invasão de sem-terra

Andrei Trevizan de Freitas, CoS na Hyundai Motor Brasil, reflete sobre como FM é capaz de desempenhar multitarefas dentro das mais diversas operações.

Por Andrei Trevizan de Freitas

Atuo na área de Facilities Management há 23 anos, desde que iniciei minha carreira como assistente da área de serviços em uma grande empresa, onde me apaixonei pela profissão de FM e decidi me dedicar e desenvolver na área.

Durante todos esses anos, participei de muitos projetos importantes, superei muitas dificuldades e vivenciei muitas situações que considero inusitadas. Quero compartilhar uma em especial que até hoje me faz refletir sobre quanto o profissional de Facilities Management (FM) está envolvido nas operações como um todo e o quanto impactamos os negócios e as pessoas envolvidas.

Em meados de 2012, estava atuando como gerente de Facilities de uma grande usina de açúcar & etanol em uma área remota na região de Minas Gerais, quando me deparei com uma situação que jamais poderia imaginar. Uma invasão de sem-terra em uma das propriedades da empresa, onde me envolvi de forma intensa e inusitada, pois nunca havia ouvido relatos de colegas de profissão sobre este tema e não houve tempo para buscar informações. Em questão de horas, como responsável por todo o serviço de segurança, relacionamento com as autoridades competentes e infraestrutura, tive que compreender tudo o que estava acontecendo e desenhar toda uma dinâmica de atendimento à situação que jamais havia experimentado até então em minha carreira, muito diferente de ter um projeto em implantação ou qualquer outra situação parecida dentro de uma empresa, por exemplo.

A ocorrência se deu por volta das nove horas da noite, momento em que fui acionado. Quando cheguei na propriedade a pedido da polícia local, compreendi que seria necessário trabalhar muito aquela noite, pois para que os invasores pudessem sair da propriedade seria necessário atender a vários pedidos que foram solicitados em negociação com a polícia local, a fim de evitar qualquer tipo de confronto entre eles: disponibilizar alimentação para mais de duzentas pessoas, conseguir caminhões de mudanças para remoção das famílias, suporte com infraestrutura como água potável, tendas e segurança para manter a ordem local, tudo isso em pouquíssimo tempo.

Foi de fato um grande desafio em minha carreira e que me recordo claramente de todos os detalhes de tudo que vivi em menos de vinte e quatro horas onde tudo que já conhecia de FM precisei usar e adaptar nesse curto espaço de tempo.

Foram mais de duzentas marmitex de comida produzidas, embaladas e entregues em menos de quatro horas, com um detalhe a propriedade ficava a 40 km da sede da empresa. Foram vários caminhões de água potável, mais de vinte caminhões de mudança para retirada dos invasores para levá-los a outro local cedido pela prefeitura, máquinas como tratores e escavadeiras para reorganizar a propriedade após a invasão.

No final, tudo deu certo, mesmo em um cenário complexo e desafiador, pois os invasores estavam, além de tudo, armados e preparados para confrontar a polícia local e tudo aconteceu durante toda a noite, estendendo-se por toda madrugada o que dificultava o acesso e os recursos.
 
Aprendi muito e, depois que tudo passou, comecei a refletir sobre o papel do FM e percebi que realmente estamos envolvidos em tudo dentro das mais diversas operações e somos a única área capaz de desempenhar multitarefas e resolver situações como esta que vivi.

Como reflexão, comecei desde então a me envolver mais como um FM estratégico nas organizações, colocando a área em evidência junto à direção das empresas a fim de demonstrar de fato o quanto o FM está conectado com tudo e todos, conectados com os clientes internos, com toda cadeia de suprimentos, com a comunicação interna, com o engajamento e com a retenção de funcionários.

Para concluir, deixo uma frase que um grande líder me apresentou um dia e carrego comigo diariamente, para que eu me lembre que mesmo em meio às dificuldades somos fortes e capazes, e o que é pesado, pode se tornar leve, pois... ‘Quem ama o que faz não se cansa nunca’.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Vozes em Facilities Management

Um marco histórico, esta edição especial de 25 anos traz histórias empoderadas de vozes do setor que contam suas realizações no setor de FM.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP