Black Friday - Congresso 2025
 

E-book de padronização da identidade da Raízen

Projeto e seus benefícios para a organização.
 
 E-book de padronização da identidade da Raízen e seus benefícios para a organização
Foto: Divulgação

A Raízen já nasceu como uma empresa que simboliza a transição energética. Desde a sua fundação, em 2011, com presença em toda a cadeia de valor, produzindo e comercializando produtos que movem o mundo, sempre pautados por uma sólida agenda ESG.
 
Alinhada com valores de sustentabilidade e responsabilidade social, a Raízen é uma empresa que investe em uma matriz limpa, renovável e na prática da economia circular, desenvolvendo soluções baseadas no crescimento sustentável, sempre com o objetivo de enfrentar os grandes desafios da transição energética para uma economia de baixo carbono.
 
O projeto “E-Book WorkPlace” foi criado a partir da identidade visual da marca desenvolvida por comunicação corporativa, que atribuiu notáveis orientações da área de FM  para aplicação do guia de marca nas unidades. Manter uma identidade de marca consistente em todas as unidades de uma empresa é crucial, não apenas por questões estéticas, mas também como estratégia para construir uma reputação sólida, promover a unificação da cultura corporativa e transmitir confiança aos colaboradores, clientes e parceiros. 
 
Conheça mais sobre este projeto, que contou com a participação de Ana Lígia Martins da Costa (coordenadora de Facilities SOP), Fernando Camargo (analista de Facilities SOP), Juliana Ribeiro (coordenadora de facilities CSC) da equipe de Facility Management da Raízen.
 
1. Principal desafio na padronização e unificação da cultura nos ambientes da Raízen:
 
Com 30 unidades espalhadas em 4 estados, compartilhar materiais padronizados entre todas as pontas foi um grande desafio. A implementação desses materiais é um trabalho meticuloso, contando com a orientação da aplicação dos materiais, através das equipes de facilites junto aos pontos focais de cada localidade.
 
2. Colaboração entre as diretorias CSC (centro de serviços compartilhados) e SOP (serviços às operações):
 A sinergia entre os departamentos da empresa e unidades, foi notável para a aplicação efetiva dos materiais. Promovendo a unificação da identidade da marca em diferentes áreas.
 
3. Adaptação aos terminais e bioparques:
No processo de adaptação dos materiais para atender às particularidades dos terminais e bioparques, foram considerados principalmente a facilidade de reprodução e o custo. O objetivo era manter a identidade visual da marca de forma simplificada e acessível para todas as localidades.
 
4. Influência das reformas nos escritórios em 2021 na implementação do projeto:
As reformas nos escritórios destacaram a importância de levar a cultura da Raízen para todas as localidades, mitigando diferenças entre as instalações e promovendo uma experiência consistente para os colaboradores.
 
5. Elementos abordados nos books em diferentes áreas:
Os livros abordam detalhes construtivos e modelos de mobiliário para áreas como área de vivência, banheiros, vestiários, escritórios, placas de sinalização e comunicação visual.
 
6. Integração entre o time de projetos do CSC e as operações do SOP:
Durante o desdobramento do material, foi essencial focar nas especificidades de cada área de negócio da empresa, integrando o conhecimento do time de projetos com a experiência das operações para garantir uma abordagem abrangente e eficaz.
 
7. Impacto da padronização na eficiência operacional:
A padronização traz uma economia de tempo para as equipes locais, pois elimina a necessidade de projetos e busca por materiais em situações de reforma ou renovação, além de focar em custo-benefício nos itens listados.
 
8. Medição da satisfação dos colaboradores:
A empresa planeja medir a satisfação dos colaboradores através do feedback de clientes e pontos focais parceiros, com planos para ajustes nos materiais com base nessas informações.
 
9. Resistência e desafios na implementação nos diversos ambientes da Raízen:
O contato constante com as pontas foi essencial para superar os possíveis desafios na implementação da linguagem arquitetônica nos ambientes da empresa, garantindo maior eficiência no projeto.
 
Em suma, o projeto de padronização da identidade da Raízen reflete não apenas um esforço para garantir uma imagem consistente da marca em todos os seus ambientes de trabalho, mas também demonstra um compromisso firme com a eficiência operacional e a satisfação dos colaboradores. Ao superar desafios de aplicação da identidade visual, colaborar entre diferentes diretorias e adaptar-se às particularidades de cada unidade, a empresa não apenas fortalece sua presença no mercado, mas também reafirma seu compromisso com a qualidade, a coesão interna e o desenvolvimento sustentável. O feedback contínuo dos colaboradores e a disposição para ajustar e aprimorar o projeto demonstram uma abordagem centrada nas pessoas e na busca constante pela excelência. Em última análise, a padronização da identidade da Raízen não é apenas uma questão estética, mas sim um reflexo dos valores fundamentais que impulsionam a empresa em direção a um futuro mais promissor e sustentável.

Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

De estagiário a Head de Energia

Nesta entrevista, o leitor acompanha a trajetória de Valdez Lopes, Head of Energy na INEER, rumo ao setor de energia renovável.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP