Expo 2025 - Credenciamento
 

Novo escritório sustentável da Schneider Electric

A Green Tower, nome escolhido pelos colaboradores, tem 1444 m² e foi projetada com soluções integradas da própria empresa, que contribuem para os pilares de ESG.

Novo escritório sustentável da Schneider Electric

Foto: Divulgação

 

A Schneider Electric, líder na transformação digital de gerenciamento de energia e automação, abre as portas do seu novo escritório no bairro da Chácara Santo Antônio, em São Paulo. O objetivo é criar um espaço que reflita os valores da companhia, como sustentabilidade, inovação, colaboração, automação e a prática ESG, para receber funcionários, parceiros e clientes de todo o mundo. 

Para garantir um alto nível de eficiência energética, foram usadas soluções arquitetônicas desenhadas pelo escritório Tetris e tecnologias da própria Schneider Electric. Como exemplo, a EcoStruxure Building Operation, software de gerenciamento predial com inteligência artificial que permite a automação de iluminação, persianas e ar-condicionado, usando sensores de pessoa e qualidade do ambiente, além do aproveitamento da iluminação natural de maneira generosa para ter conforto acústico e térmico. O espaço conta com outras soluções da própria companhia como um controle de acesso integrado ao sistema de reservas das mesas por colaboradores, software de medição do consumo de energia, que fornece dados acessíveis para análises sobre eficiência energética e saúde do sistema elétrico e um sistema de detecção e alarme de incêndio, presentes no escritório. 

 “Até a escolha do edifício, o EZ Towers, foi pensada para transmitir o valor de Environment de ESG, uma vez que o complexo oferece alto padrão técnico e estético, assim como sustentabilidade com certificação Leed, que garante a manutenção interna e externa com desempenho energético e impacto ambiental consciente”, explica o presidente da Schneider Electric Brasil, Marcos Matias.

Foi integrado ao espaço um hub de inovação com um showroom que permite experiências imersivas, como óculos de realidade mista e aumentada, com o recurso Resource Advisor, contendo indicadores com cálculos do consumo de energia. No mesmo ambiente, será possível visualizar as outras sedes e fábricas da companhia ao redor do mundo, incluindo as unidades brasileiras de Cajamar-SP e Blumenau-SC. Interação com o e-commerce da companhia é outra novidade adicionada ao espaço de inovação. 

O executivo explica que o escritório está no 31º andar da torre, o andar mais alto, o que proporciona uma visão privilegiada da região, além de permitir uma integração mais orgânica e fluida, tanto na circulação quanto na distribuição das estações de trabalho. “A cultura de trabalho da empresa incentiva a colaboração e flexibilidade, por isso, as mesas estão posicionadas de forma a gerar encontros e possibilidades em conjunto com os ambientes colaborativos”, afirma. “Como seguimos as diretrizes globais de trabalho híbrido, a ideia é que a equipe vá ao escritório com o objetivo de trabalhar de forma colaborativa com outros profissionais que estejam no presencial também. Por isso, é importante essa fluidez entre ambientes.” 

O presidente ressalta que, no processo de criação do novo escritório, cada colaborador(a) teve um papel fundamental. “Até mesmo o nome Green Tower foi fruto da criatividade da nossa equipe”, explica. A empresa fez uma pesquisa interna, recebendo mais de 130 sugestões de colaboradores de todo o Brasil e, depois de um cuidadoso processo de escolha e votação, chegaram a cinco finalistas, sendo escolhido na votação aberta nacionalmente o “Green Tower”.

Além disso, os nomes dos espaços colaborativos e salas de reunião também têm significados. Todos eles foram inspirados nos biomas, fauna e flora da América do Sul: Patagônia, Amazônia, Mata Atlântica, Rio Negro e Condor de Los Andes são alguns dos nomes escolhidos, para nos lembrar diariamente do nosso compromisso com a sustentabilidade e enaltecendo o fato de que estamos na região mais biodiversa do mundo, que representa 40% da biodiversidade do planeta. “Queremos que cada detalhe transmita os valores globais da companhia, inspirando a todos a fortalecer nossa cultura”, conclui Matias.

 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
BUILD FOR EVERYONE

Google inaugura escritório inovador e sustentável em três andares do São Paulo Corporate Towers, tendo a equipe de Workplace Services como apoiadora do projeto.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP