O 15º Congresso InfraFM Rio de Janeiro trouxe conteúdo e cases que entregam gestão com tecnologias, segurança, sustentabilidade e paixão. Evento promovido pela revista InfraFM aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro no Rio de Janeiro, no Centro de Eventos do CEMHS (Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen). As edições do InfraFM RJ já somam quinze anos de encontros na cidade maravilhosa e este foi marcado por um novo recomeço. O Congresso reuniu 102 profissionais presenciais e 39 online.
O evento foi patrocinado por Energética, Engepred, Gocil, Neowrk, RemaxRV, Vivante e com o apoio da Telelok, que são parceiras da InfraFM contribuindo com a divulgação de conteúdos relevantes para profissionalizar ainda mais os profissionais de FM.
17/11/2021 - PRIMEIRO DIA
No dia que antecede o evento, tivemos duas visitas técnicas, sendo uma no Rooftop do CEMHS com o case de eficiência fotovoltaica e a outra na novíssima sede da ENEL Brasil. Um terceiro encontro denominado Office Experience integrou ainda mais os participantes e proporcionou conhecer soluções e ações no escopo do workplace.
Participantes da Visita Técnica na Sede da ENEL Brasil – RJ a quem agradecemos o apoio da anfitriã e Diretora de Serviços da Enel, Flávia Baraúna.
Participantes da Visita Técnica do Rooftop Fotovoltaico do CEMHS, a quem agradecemos o apoio do anfitrião Alexandre Roxo, CEO da RV Gestão.
Participantes do Office Experience, a quem agradecemos o apoio de Isve Campos (Arqmais Arquitetura), Alexandre Roxo (RV Gestão), Gustavo Coutinho (Telelok), Flávio Pimentel (Neowrk).
18/11/2021 - SEGUNDO DIA
No segundo dia do evento, nove especiais palestrantes compartilharam experiências que contribuíram positivamente para alavancar a importância da atividade frente ao alto escalão das organizações, com conteúdo mediado pela diretora de Conteúdo da InfraFM, Léa Lobo. Acompanhe agora alguns insights de nossos palestrantes.
REDUZIR AS EMISSÕES DE CO² É RESPONSABILIDADE DE TODOS
Léa Lobo, diretora de Conteúdo da InfraFM abre o evento evidenciando a importância da COP26, conferência do clima é realizada desde 1995 pela ONU (Organização das Nações Unidas) que discute como combater as mudanças climáticas a partir de ações conjuntas entre os países, que este ano aconteceu em Glasgow, na Escócia. Lembrou que o objetivo da COP26 é estimular as nações a zerar as emissões de carbono até 2050, alcançando assim a chamada neutralidade de carbono. Outro ponto é conter o aumento da temperatura da terra. A meta é mantê-lo abaixo de 1,5 ºC em relação aos níveis pré-industriais. “Os FMers precisam estar na linha de frente da batalha contra as mudanças climáticas, considerando que edificações consomem cerca de 40% da energia global. Além disso, 85% das emissões dos edifícios acontecem durante a fase operacional do ativo, começando pela construção. Isso significa que as decisões que FM toma pode ter um grande impacto quando se trata de reduzir as emissões de carbono nos edifícios, incluindo as constantes reorganizações e modernização dos workplaces”, pontuou.
FLEXIBILIDADE, LONGEVIDADE E SOCIEDADE 5.0
Como pensar e trabalhar o novo momento, quando o antigo bagunçado versus o novo normal, que incluem gerações distintas, diferentes pilares da economia e dos negócios, flexibilidade, mundos digital, cultural, organizacional, demandas e necessidades pessoais, entre outros? Tiago Alves, CEO da Regus & Spaces Brasil questiona como organizar e pensar o futuro do trabalho quando, por exemplo, 5.5 milhões de brasileiros ganham dinheiro com aplicativos de produtos ou serviços? Por trás dos Apps estão empresas bilionárias que mudam a forma como trabalhamos, compramos, nos locomovemos e nos divertimos. Além disso, a expectativa e ciclo de vida mudaram e com eles o perfil do trabalho. “Como planejar equipamentos prediais de trabalho se 65% das crianças de hoje trabalharão em funções que ainda não existem? Somado a isso a vida profissional se estenderá por 50 anos ou mais, e o trabalho flexível terá um papel vital nessa nova era”, alerta Alves. Chamou atenção para o figital, que integra dos mundos digital, social e físico. Além disso – o PhyDigital - introduz a mágica do digital nos canais físicos, nas operações e na maneira como uma empresa pode gerenciar seus negócios, flexibilizando e melhorando o atendimento a custos mais baixos. Quando o tema é aprendizagem para o futuro reforçou que algumas habilidades levarão apenas um ou dois meses para serem aprendidas, enquanto outras que podem ajudar os profissionais a ingressarem em funções na nuvem e na engenharia levarão de quatro a cinco meses (microlearning).
ESG E SUSTENTABILIDADE
“Não há modelos específicos de gestão. Todos os modelos que honestamente respeitem as pessoas e leis de forma consciente e evitando desperdícios são um avanço gigantesco!”, inicia Satoshi Yadoya, Business Development Head da Cushman & Wakefield. Segundo Yadoya, o importante é fazer uma reflexão de melhores escolhas, observar métricas e práticas disponíveis, pesquisar guias e orientações para inspirar, medir e comparar resultados e contratar com qualificação para que o objetivo sustentável seja alcançado. Apontou ainda que o gestor de FM deve estar atento aos normas, como:
- ISO 41001:2020 – Facility management — Sistemas de gestão
- ISO 14001 – Sistema de gestão Ambiental
- ISO 45001 – Sistema de segurança e saúde ocupacional
- ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia
- ISO 26.000 – Responsabilidade Social
- ABNT NBR 16401 - (1,2 e 3) Instalações de Ar Condicionado - Sistemas Centrais e Unitários, Projeto das Instalações, Parâmetros de Conforto Térmico e Qualidade do Ar Interior
- PGRS – Programa nacional de resíduos sólidos
- PNMA – Política Nacional do meio ambiente
- LGPD – Lei geral de proteção de dados
- Entre outras...
Destacou ainda que, segundo o Guia ASG 2019 da Anbima, para atrair investimentos de clientes, principalmente internacionais, será necessário algum nível de engajamento com as questões ASG. Foi constatado também que a inclusão de questões ASG nas análises de investimentos não prejudica a performance; ao contrário, mais de 60% dos estudos mostram que existe correlação positiva entre a inclusão de fatores ASG e o desempenho financeiro das empresas.
TECNOLOGIA UVC E QUALIDADE DO AR
Alex Ferreira Gonçalves, Diretor Executivo na Engepred destacou como é a disseminação de vírus nos ambientes internos e como se dá a contaminação através de equipamentos de climatização, quando não recebem a manutenção adequada. Gonçalves destacou os benefícios da tecnologia UVC, que já é aplicada há muitos anos e contribui com relevante redução de fungos, bactérias e vírus. Disse que as tecnologias passivas precisam que os contaminantes passem por ela e apresentam as seguintes vantagens:
- Inativa os patógenos presentes no ar;
- Atua ativamente no ambiente;
- Age na desinfeção de superfícies;
- É dimensionada conforme o tamanho do ambiente;
- Eficácia comprovada em estudos independentes realizados nos laboratórios da Aerossol research and Engineering, certificados pela FDA – Food and Drug Administration.
Gonçalves apresentou os pontos de atenção relacionados à tecnologia, que incluem: dosagem adequada, características microbianas, tipo de lâmpada, umidade relativa e temperatura do ar, refletividade e danos à saúde humana.
GRID ZERO COM PLANTA FOTOVOLTAICA
Alexandre Roxo, CEO da RV Gestão, iniciou dizendo que a sua gestão tem um olhar e trabalho multidisciplinar, sempre na busca permanente pelos melhores custos condominiais. Para tanto, possuem um DNA inovador, que persegue a evolução/atualização de processos em todas as áreas da gestão. Roxo lembra que começaram a pensar no projeto quando ainda não se falava em falta de chuva, crise hídrica. “Em 2018 começamos um “namoro” com a parceira Energética, que tinha o objetivo da migração de um dos blocos do complexo (Bloco 08). Em outubro de 2020, a fornecedora da solução iniciou a elaboração de um projeto de autoprodução híbrido que envolveu a instalação de uma usina fotovoltaica e a migração dos demais blocos ao mercado livre, trabalho concluído em abril de 2021, com operação a partir de agosto de 2021, em função do atraso na liberação por parte da concessionária. Caraterísticas técnicas: 2.096 placas, 4.000m2; equivalente a 3 piscinas olímpicas, capacidade para abastecer 500 residências, projeto pioneiro, o maior Off Grid do estado do RJ. O investimento do condomínio foi zero, pois o contrato com a empresa Energética contemplou instalação completa, manutenção, limpeza de placas e ajuste de painéis com remuneração baseada na economia que o projeto proporciona ao condomínio. Ao final deste contrato, a usina passará a ser de propriedade do CEMHS.
BASE DUPLA DO ICMS NAS CONTAS DE ENERGIA
Donato Alves Ferreira, Sócio da Nepomuceno e Ferreira Advogados, trouxe o tema dos impostos e seus impactos nas contas de energia, explicando-as matematicamente. Para o fornecimento de energia elétrica acima de 300 kWh/mês, exemplificou que o Estado do Rio de Janeiro tributava o consumidor de ICMS até o mês março de 2016, à alíquota de 25% + 4% a título de fundo de pobreza) e, atualmente, o tributa à alíquota de 28% + 4% a título de fundo de pobreza). Considerando a função social dos tributos e, sobretudo, a análise econômica do direito tributário, pela qual se conclui que a geração de emprego, o desenvolvimento da economia, etc., se verifica a partir da redução dos custos de produção, de forma com que, com uma redução da alíquota, em análise processual, é possível gerar mais empregos, produtos mais acessíveis, aumento do consumo e de forma cíclica mais emprego e poder de consumo, por consequência o Estado também irá arrecadar mais, permitindo-se abstrair daí a verdadeira função social dos tributos. Dessa forma, com a referida tese o cidadão contribuinte, incluindo pessoas físicas, shopping centers, condomínios, centros empresariais, indústrias, comércio, pessoas jurídicas em geral, tem a possibilidade de reduzir seu custo operacional com a redução significativa de sua conta de energia e de telecomunicações.
ESPAÇOS DE TRABALHO
E PERCEPÇÕES
Pierina Piemonte, Vice-Presidente da AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e diretora da LPA Arquitetura, apresenta pesquisa realizada pela LPA Arquitetura em maio de 2021 que apontou a percepção dos funcionários de que a produtividade é maior no home office do que no escritório, entretanto infraestrutura limitada, espaço inadequado, dificuldade de relacionamento e comunicação são alguns fatores críticos para a colaboração e a inovação dos funcionários.
Para a arquiteta Piemonte, a expectativa da maior parte dos funcionários é de que as empresas mantenham o trabalho flexível e uma maioria absoluta gostaria de manter a jornada dentro e fora do escritório. Para encontrar o equilíbrio do sistema híbrido será necessário analisar três esferas: produtividade, atração de talentos e manter a cultura corporativa de longo prazo.
Outro ponto destacado pela arquiteta é que novos tempos trazem novas expectativas e necessidades e entre elas destacam-se: segurança, pertencimento, produtividade, conforto e autonomia. Dessa forma, as organizações deverão abordar quatro mudanças macro no design com espaços que destaquem segurança, produtividade, inspirar o sentimento de comunidade e flexibilidade.
ADAPTAÇÕES PARA O ESCRITÓRIO DO FUTURO
Reginaldo Rodrigues, Head de Facilities e Procurement da Zoop - Grupo Movile inicia destacando que a área de FM impactou a vida de milhares de pessoas, já que a Zoop possui, por exemplo:
- Parceiros na plataforma
- R$ 2 bi de volume
- Processado/mês
- 400 colaboradores RJ e SP
- 10.000 empregos indiretos
- Escritório de 2.000m² Rio
Durante a pandemia o escritório do RJ foi totalmente adaptado as novas demandas e, agora, com a retomada de parte das equipes, já que por ser uma empresa de tecnologia, muitos colaboradores optaram por trabalhar remotamente. Para dimensionar o que era necessário para formatar o espaço de trabalho, fizeram uma pesquisa com todos os colaboradores, conforme quadro, o que direcionou sobre o que fazer moldando as demandas para o novo formato de trabalho híbrido.
APRENDENDO JUNTOS NOVAS FORMAS DE TRABALHAR
Neste case, Katsuo Dias Homma, Gerente Executivo de Facilities na Vale, nos mostrou como foi pensado a jornada do colaborador, conforme o quadro. De forma que atendesse o escopo operacional em 50 sites, 25 minas, 1 ferrovia e 3 portos, com um orçamento anual de R$434 milhões. A título de ilustração mostrou que a área de FM cuida de 1.066 ônibus, 2.657 veículos leves, 46 restaurantes/refeitórios, 156 prédios com uma equipe de 10.800 terceiros e 220 funcionários próprios.
Katsuo lembra que com a estratégia definida, observaram que a crise do COVID19 trouxe a oportunidade de acelerar a Transformação Cultural na Vale, incluindo: Mitigação de Risco, Colaboração, Empoderamento, Engajamento com a Comunidade e Inovação. “O elemento central nesse aprendizado é a adoção, como estratégia, do trabalho flexível e remoto. Hubs colaborativos foram desenhados para suportar essa estratégia e suportar a interação das equipes e coesão cultural”, pontuou ele.
MOBILIDADE AÉREA URBANA
Flavia Ciaccia, Vice-presidente de User Experience na Eve Air Mobility falou sobre a Eve, que é a primeira spin-off da EmbraerX, com foco no desenvolvimento de soluções de mobilidade aérea urbana (UAM). Sua missão é prover um transporte aéreo acessível para todos os passageiros, melhorando a qualidade de vida e promovendo a ruptura da indústria de transporte. O veículo elétrico possuirá as seguintes características:
- Flexibilidade – 4 passageiros na entrada em serviço até 6 em configuração autônoma;
- Alta utilização – desenvolvido para milhares de ciclos de voo por ano;
- Configuração Lift + Cruise – propulsão distribuída nas asas e hélices traseiras;
- Amigo da comunidade – pegada de ruído até90% menor em comparação com helicópteros equivalentes;
- Adaptado para UAM –100 km (60 milhas) de alcance na entrada em serviço atende 99% de UAM missions;
- Eficiência de custo incomparável – custo por assento 6X menor que helicópteros e o melhor da classe para eVTOL.
Quanto aos Vertiportos, que receberão a EVE, deverão fornecer serviços estruturados para voos de UAM, para alta densidade de voos, acesso para passageiros e cargas, espaço para parking, prover suporte para eVTOLs – exemplo: estações de recarga. Deve conter múltiplos FATOs / TLOFs e novas tecnologias: Centro de Operações; sistemas colaborativos integrados, sistemas de auxílio ao pouso e de comunicação com espaço aéreo.
DEPOIMENTOS DE PARTICIPANTES
“Olá, meu nome é Roberta, eu sou da área de Facilities da Zoop Tecnologia e está sendo muito bacana poder participar do Congresso, vendo todos os cases, as novidades, os trabalhos que estão sendo feitos em empresas diferentes, o pessoal compartilhando conhecimento e tendo novos contatos, fazendo networking, então está sendo uma experiência muito bacana.” – Roberta Seidl, Analista Administrativo Pleno na Zoop Tecnologia.
Eu sou a Dayanna, estou aqui representando a empresa NTS. Eu costumo acompanhar os eventos da Revista Infra e são sempre conteúdos super relevantes para a área de facilities. Hoje o evento está superinteressante, tem uma agenda muito atual e eu estou adorando!” - Dayanna Santos, Analista Administrativo na NTS Brasil.
Meu nome é Cassio Pereira, eu sou do Museu de Arte Moderna do Rio. O evento é excelente, porque além de trazer o que é de vanguarda na tecnologia para cuidar de equipamentos prediais, também há um excelente networking, onde conecta as empresas das mais diversas soluções, está sendo maravilhoso o evento. Parabéns aos realizadores pelo que vocês estão fazendo!” - Cassio Pereira, Gerente de Operações e Tecnologia, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).
DEPOIMENTOS DOS PATROCINADORES
“A Gocil possui mais de 35 anos de atuação no mercado de facilities management, sempre trazendo um serviço de qualidade e excelência. Atualmente contamos com 25 mil colaboradores e mais de 1.000 clientes no portfólio, em vários modelos de operações – desde shopping centers até hospitais, escolas e universidades, prédios corporativos, dentre outros. Participar como patrocinadores em mais um evento da INFRA é muito positivo, pelo networking de qualidade oferecido, que significa rever muitos clientes e conhecer outros potenciais, o que nos ajuda a seguir firmes no foco, em 2021 e 2022, de crescer no Rio de Janeiro”. Juliana Castelo, Gerente de Contas da Gocil Segurança e Serviços
www.gocil.com.br
“A gente está muito feliz! Somos seguidores fiéis de vocês há quase 15 anos, participando de todos os eventos. É o que eu costumo dizer: se você vai a um evento e traz uma coisa boa dele, o investimento já está pago. E, normalmente, eu volto com várias coisas boas deles. Então a nossa intenção de estar aqui com vocês é exatamente essa: adquirir conhecimento. E esse ano foi ainda mais especial, pela oportunidade de compartilhar um pouco do que temos feito à frente da gestão do Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen, como palestrante hoje e com a visita técnica realizada ontem no rooftop do condomínio. Foi um prazer receber junto com o parceiro Energética tantos gestores de facilities interessados em conhecer in-loco o mais novo projeto de energia fotovoltaica instalado no CEMHS, entendendo como o empreendimento viabilizou esta solução de geração de energia solar e os benefícios desse projeto sustentável para o meio ambiente e para as contas condominiais”. Alexandre Roxo, Administrador, Real Estate Broker da RE/MAX RV, CEO da RV Gestão e atualmente Administrador do CEMHS
www.remaxrv.com.br
“A vinda do evento INFRA para o Rio de Janeiro é de extrema importância. Oportunidade para absorver conteúdos de alta qualidade e realizar marketing de relacionamento com os profissionais decisores em Gestão de Facilities e Propriedades. Atuando há mais de 20 anos no mercado nacional, dedicada a entregar as melhores soluções em manutenção predial, facilities e eficiência energética para empresas de diversos segmentos e incorporada recentemente pelo Grupo GPS – grupo que já atua no segmento há mais de 50 anos –, a Vivante entende que é fundamental a participação dos nossos profissionais para que possam trocar experiências e estarem antenados com as novas tecnologias, novos conceitos relacionados à atividade em que atuamos. Valeu muito a pena participar!”. Domingos Fabio, Diretor Comercial Regional Rio da Vivante – uma empresa do Grupo GPS
www.gpssa.com.br
“A Energética é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções eficientes para redução de despesas no uso da energia elétrica. Nosso compromisso é com o sucesso de clientes, unindo know-how técnico, regulatório, comercial e financeiro para o desenvolvimento de estratégias exclusivas. O evento da INFRA FM permitiu à Energética compreender melhor as necessidades dos empreendimentos comerciais, além de possibilitar uma valiosa troca de experiências com profissionais do setor de infraestrutura”. Carolina Hsu, Sócia da Energética
www.energetica.net
“A Engepred atua no gerenciamento de propriedades, consultoria imobiliária, manutenção predial e soluções de engenharia de empreendimentos corporativos, proporcionando valor, conforto e segurança aos seus clientes e às pessoas que utilizam seus espaços. Para nós, participar dos eventos da INFRA significa escrever a história do FM em conjunto com todos os colegas e amigos da área. Muito bom rever presencialmente amigos e clientes”. Alex Ferreira Gonçalves, Diretor Executivo da Engepred
www.engepred.com.br
“Nossa parceria com a INFRA já é antiga. Excelente canal para reforçarmos o valor da inteligência para a Gestão de Facilities. Seja pela desocupação, seja pelo retorno aos escritórios ou até mesmo falando do trabalho híbrido, acredito que estamos diante de um grande desafio, mas também de grandes oportunidades. Oportunidade de estar ao lado dos profissionais de FM para escolher o melhor caminho e fazendo uso das vantagens que as tecnologias podem nos oferecer nos ambientes de trabalho, desde espaços de reuniões e estações de trabalho até estacionamentos, refeitórios, lockers, fretado, visitantes, lounge, copa ou qualquer que seja o ambiente onde o foco é gerar a melhor jornada. Foi com esse propósito que também participamos ontem como co-patrocinadores do Office Experience – Seu ambiente de trabalho diferente, quando os congressistas puderam vivenciar uma experiência diferente de como pensar o espaço dos escritórios. E hoje, no dia de palestras, está sendo igualmente positivo”. Flávio Pimentel, CEO da Neowrk
www.neowrk.com
“A Telelok é uma empresa com 34 anos de experiência, atuando com locação de mobiliário para o mercado corporativo, e que durante a pandemia mostrou inclusive a sua capacidade de se reinventar, iniciando em 2020 o atendimento para home office em todo o Brasil. Nosso trabalho tem envolvido um cuidado especial de cumprimento aos protocolos e toda a regulamentação referentes à ergonomia e à nova Lei Geral de Proteção de Dados. Participar como patrocinadores do INFRA Rio de Janeiro está sendo muito positivo, pois é o local certo para falar que, sim, nós temos soluções corporativas diferenciadas, inclusive com kit home office para o seu funcionário, tudo com muita rapidez e atendimento de qualidade. Também foi muito bacana participarmos como co-patrocinadores da ação Office Experience – Seu ambiente de trabalho diferente, quando os congressistas puderam vivenciar uma experiência diferente de como pensar o espaço dos escritórios, com a nova dinâmica do mundo do trabalho”. Carolina Batista, Gerente Comercial da Telelok
www.telelok.com.br
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