Em 2012, no entroncamento da Av. Marquês de São Vicente com Av. Robert Bosch, no bairro da Barra Funda, na capital paulista, era o fim de uma grande churrascaria, endereço que ocupou outros negócios e vem se desenvolvendo rapidamente graça as transformações urbanas que vem recebendo. Em 28 de julho de 2021, neste mesmo endereço será entregue o altivo LED Corporate, um projeto visionário desenvolvido e construído pela OR e de propriedade da Basilica Partners, que é um fundo de private equity focado em real estate e independente da América Latina, gerido por Antonio C. Bernardi.
Grandes empreendimentos residenciais, comerciais e corporativos estão descobrindo as vantagens de um bairro central, bem localizado e com muitos benefícios oriundos da transformação e consolidação urbana da Barra Funda -agora inseridos nesta região na Operação Urbana Água Branca -, que vem passando por um processo de revitalização semelhante às operações urbanas que aconteceram na Faria Lima e região da Água Espraiada/Berrini. Agora, a região recebe mais um empreendimento de porte corporativo, construído na Av. Marquês de São Vicente, 1.619: o LED Corporate.
Para Antonio C. Bernardi da Basilica Partners, todo o bônus deste projeto é da OR, que teve um olhar de futuro para o potencial da região da Barra Funda para equipamentos diferenciados. “O primeiro projeto deles foi um corporativo integrado a um hotel na região, que em 2013 foi um sucesso absoluto no lançamento. A partir daí a OR fez um estudo de mercado mais amplo para novas concepções, quando desenvolveram o LED Corporate e durante 2018, a OR me apresentou o projeto do LED Corporate. Para mim um projeto para o qual bati palmas, porque que estava com a laje certa, na região certa, e que teve o meu reconhecimento pelo singular posicionamento do projeto”, destaca Antonio C. Bernardi, Sócio Fundador da Basilica Partners, investidor do empreendimento.
O LED Corporate tem proximidade com vias de circulação de alta capacidade, oferta de transporte público e bairros consolidados ao redor. Além do farto transporte público disponível, que inclui o terminal intermodal da Barra Funda com ônibus, trens e metrô, é cercado por importantes avenidas e próximo ao acesso às rodovias Castelo Branco, Anhanguera e Bandeirantes, o que garante um ir e vir mais fácil e rápido. Acompanhe as distâncias e suas referências em tempo:
- Estação de Metrô Barra Funda – 600 m (10 min)
- Av. Paulista – 6,0 km (20 min)
- Av. Brigadeiro Faria Lima – 6,4 km (30 min)
O empreendimento compreende 14 lajes, sendo o último pavimento com duplex, com área locável por andar com 2.230 m² ou meio andar com 1.115 m² por laje, 6 pavimentos de garagem e um teatro que terá capacidade para 200 pessoas. O complexo conta ainda com um mall com a facilidade de ter 12 lojas para atender os ocupantes do prédio e o entorno, proporcionando comodidade e conveniência aos usuários.
Para a área, a medição utiliza o conceito da entidade BOMA (Building Owners and Managers Association), que considera o espaço locável como uma somatória da área particular do inquilino (área privativa) com a divisão das áreas comuns utilizadas pelos locatários, com exceção de escadas, fosso do elevador e as áreas destinadas para equipamentos e serviços.
Todo o complexo conta com paisagismo que valoriza entradas e ambientes comuns, materiais que respeitam o meio-ambiente, entradas exclusivas para automóveis, acesso para pedestre, sinalização eficiente, segurança 24h e um projeto de estacionamento inovador proposto pela Estapar, que permite serviços personalizados aos locatários e visitantes, incluindo vagas para carros elétricos.
Sustentabilidade com Certificação LEED Gold
Outro ponto importante destacado pelo fundador da Basílica Partners é quanto ao desenvolvimento sustentado de qualquer negócio e seus riscos. “Todos os imóveis da carteira da Basilica Partners estão expressos em práticas empresariais aderentes a ESG – Environmental, Social and Governance, que traduz o perfil de nossos inquilinos, o que nos dá segurança de que nossos empreendimentos estão no posicionamento certo. Nós não colocamos dinheiro em nenhum projeto imobiliário que não atenda a essa premissa, porque o perfil dos nossos locatários – grandes ocupantes, de bancos a empresas de tecnologias e multinacionais - são de empresas globais, algumas listadas em Bolsa”, ressalta o executivo.
Por isso, o empreendimento foi construído dentro dos critérios para a conquista da certificação LEED, que significa Liderança em Energia e Design Ambiental, na categoria Gold. A certificação foi criada pela United States Green Building Council (USGBC), que é uma organização sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover e fomentar práticas de construções sustentáveis, através do estabelecimento de um padrão comum de medição, promovendo boas práticas de projeto, em todo o mundo.
Dentro do conceito sustentável, o empreendimento traz ainda um projeto com fachada que incorpora soluções eficientes que permitem redução de consumo energético. Já a infraestrutura para instalação de ar-condicionado VRF – Fluxo de Refrigerante Variável, é um sistema elétrico utilizado para climatizar vários ambientes ao mesmo tempo com uma unidade externa (condensadora).
Gerenciamento Humanizado
Para garantir o máximo de excelência, não apenas na concepção, projeto e construção, há uma outra particularidade que é o de proporcionar o melhor serviço aos seus locatários e, por isso, o facility e o property management serão realizados por players com competências de governança aderentes ao da Basilica Partners.
Gerenciar um empreendimento é um dos setores mais rígidos e tradicionais da nossa economia, daí ser marcado intensamente por aspectos e indicadores eminentemente técnicos. Do outro lado, por mais paradoxal que possa parecer, a humanização nas relações passa a ser um novo ingrediente preponderante nesse processo de reorientação, de condução e nas decisões na gestão das propriedades.
Segundo Eduardo Olio, Sócio-Diretor da GMP Properties, o LED é um empreendimento espetacularmente versátil, moderno e ao mesmo tempo majestoso, já que tem seu nascimento, em uma época singular, onde tudo em nossa sociedade, está sendo revisto. “Enquanto uma gerenciadora sabemos que o tempo é um “continuum”, o futuro não fica em um horizonte distante e não dá para adiá-lo. A tarefa da GMP é moldar esse futuro, em cada propriedade em que faz gestão, pois temos em nosso DNA o conceito de serviços de hotelaria e conforto, o que comunga com a ideia de “pessoas trabalhando com pessoas, para pessoas”, totalmente alinhado com a ideia de humanização das relações”, destaca Olio.
No LED o gerenciamento será revestido com serviços, de sorte a agregar qualidade de vida aos usuários. “Nesse “novo normal”, ficou claro para as organizações empresariais, que os colaboradores têm uma “vida anywhere” que é indissociável da “vida profissional” e esse fator é levado em consideração em nossa gestão. Temos a missão de transformar o empreendimento em uma extensão das empresas nele alocados e de seus colaboradores, agregando serviços aos usuários”, destaca Olio.
Já para a Insight, comandada por José Ernesto Fogo Filho, que tem o papel de organizar os processos de sindicância, toda a gestão considera o perfil do empreendimento e a estratégia criada pelos proprietários. “Nosso desafio é atender às demandas e a qualidade que um Triple A requer, porém com custo compatível com o perfil da região, que busca espaço maior, com qualidade e custos baixos”, declara o CEO da Insight Síndicos.
A expectativa da Basílica Partners e ter toda locação concluída até meados do próximo ano, mesmo considerando a vacância atual (23,6% no 1ºTri/21) na capital paulista. Bernardi acredita que o modelo híbrido não deve funcionar por muito tempo, devido a necessidade da contínua interação das pessoas no mundo dos negócios, afinal são os encontros presenciais que trazem vida e inovação às organizações. “Eu acredito numa retomada rápida, em aderência mercado de Real Estate internacional, a
exemplo dos USA, que com o avanço da vacinação já aumentaram e muito (4X1) as visitações/dia aos edifícios corporativos disponíveis para locação. As empresas Tech
no USA já estão todas de volta aos seus respectivos escritórios”, finaliza Bernardi.
Box:
Ficha Técnica do LED Corporate
- Desenvolvimento e Construção: OR
- Projeto: MCAA Arquitetos – Arquiteta Nadia Ruiz Pedrique
- Gerenciadora de Propriedade: GMP Properties
- Sindicância: Insight Síndicos
- Área de terreno: 7.957 m²;
- Área Locável total: 33.090 m²;
- Número de pavimentos: 14 lajes (último pavimento com duplex);
- Número de pavimentos de estacionamento: 6 pavimentos;
- Número de vagas: 919, sendo
56 vagas por laje.
- Área locável BOMA: 2.230 m² por laje;
- Elevadores: 8 elevadores inteligentes com atendimento para zona alta e zona baixa;
- Teatro: Teatro com capacidade para até 200 pessoas;
- Mall: Pavimento térreo com 12 lojas para conveniência, serviços com estacionamento próprio;
- Bicicletário: 85 vagas e vestiário para condôminos;
- Fachada eficiente com redução de consumo energético;
- Infraestrutura para instalação de ar-condicionado (VRF)
Legendas:
Possibilidade de locação de laje inteira com 2.230 m2 ou meia laje com 1.115 m2
Planta tipo – ocupação de laje inteira
Foto: Divulgação
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