Black Friday - Congresso 2025
 

Da captação ao controle de dados das agências

Plataforma da Localiza Hertz irá movimentar cerca de 350 mil informações de Filiais e garantir agilidade no tempo de resposta para qualquer ação da empresa

 

 

Por Larissa Gregorutti

Desde 2018, a área de Facilities e Serviços Compartilhados da Localiza Hertz iniciou um trabalho para transformar a forma que a companhia trabalha com os dados de todas as suas Filiais. O Centro de Informações Compartilhadas – CIC, tem o compromisso de catalogar, analisar, controlar, organizar sistemicamente e divulgar informações de cerca de 450 unidades de Aluguel de Carros espalhadas nas principais cidades e aeroportos do Brasil.

Segundo as responsáveis pelo desenvolvimento do CIC, Natália Freire e Cálita Magalhães, Assistentes da área de Administração, foi observado que algumas áreas da empresa tinham acesso às informações das agências, e quando confrontados os resultados eram diferentes para cada setor e em sua maioria não estavam atualizados, além da recorrência de pesquisas nacionais para levantamento de dados, que nasceu a necessidade da centralização das informações.

A ideia inicial foi montar um formulário com perguntas importantes e informações de utilização de várias áreas da matriz. Para isto, a equipe fez conexões com as áreas de Administração de filiais, Engenharia, Auditoria de filiais, Marketing, TI, Manutenção de Filiais, Qualidade da frota, Informações gerenciais, Operações e Supply, assim, foi possível entender quais tipos de informações precisariam estar presentes no checklist das agências, que ficou com o total de 514 perguntas. O próximo passo, foi entrar em contato com as Filiais e obter dados como o endereço, informações do colaborador responsável e os seus contatos, até itens patrimoniais, como o número de pessoas nos times, mobiliários, equipamentos, vagas para carros, quantidade de boxes de lavagem, área total da filial e etc.

“Aqui na Localiza Hertz, cada agência está conectada à Gerência de Administração de Filiais, área que eu atuo, e cada representante oficial é treinado para apresentar todas as informações que precisamos coletar e garantir a assertividade dos dados”, comentou Natália.

Ela explicou que as entrevistas por telefone não duravam menos que 1h, e ao encerrar o trabalho, novas agências estavam abrindo, algumas sendo adequadas ou mudando de endereço. “Ficou nítido que as informações poderiam se perder, e precisavam frequentemente de novas atualizações. Por isso, nós não podíamos perder o controle de tudo aquilo que já tinha sido feito até o momento”, pontuou Natalia.

Através do levantamento dos dados, seria possível também fornecer informações acerca da padronização da rede de agências e transformar essas informações em indicadores estratégicos para a companhia. Foi nesse momento que surgiu a proposta de criar o centro de informações compartilhadas.

“A Localiza é uma empresa reconhecida pelo seu alto padrão de excelência em toda a cadeia de serviços que oferece. Estamos em ritmo acelerado de crescimento, e precisamos de informação rápida para tomada de decisão. Com a agilidade do CIC, seremos mais rápidos em nossos movimentos” comenta o Gerente da área de Filiais, Felipe Trindade.

Após todo o trabalho de catalogar as informações, o próximo desafio era encontrar um sistema que mantivesse as informações disponíveis, de fácil acesso e que pudessem ser atualizadas rapidamente. “Para isto, buscamos esforços internos, cercando as informações em todas as portas de saídas da Matriz e estreitando o relacionamento com os líderes da ponta, assim, temos noção de tudo que está sendo alterado e agir rapidamente”, comenta Felipe.

Foi pensando em gerar celeridade e ganho de produtividade neste processo que o time de Administração de Filiais e Tecnologia da Informação da locadora criou o sistema via web/intranet, com custo zero comparado a um ERP. Com filtros dinâmicos, Natália explica que o colaborador consegue pesquisar o que ele precisa, e que o sistema é capaz de facilitar à organização e o acesso as informações em um só lugar. “A inovação muitas vezes está em soluções simples e geram um impacto muito relevante no processo. O CIC é um exemplo disso. A TI da Localiza está sempre conectada as demandas do negócio para que possamos oferecer os melhores recursos”, finaliza Salvador Maia, Analista de Sistemas responsável pela criação da plataforma.

O sistema do CIC está em operação desde o final de 2019, oferecendo dados das agências de Aluguel de Carros.

Com o sucesso do projeto, os dados das 170 unidades de franchising devem entrar no sistema em abril/20 e as 134 lojas da Seminovos estão em processo final de levantamento de dados. No total, a plataforma irá movimentar cerca de 350 mil informações e tem como objetivo munir a Diretoria para tomada de decisões mediante elaboração de relatórios, gráficos e indicadores que contemplem as informações das agências e lojas, além de contribuir para elaboração do orçamento anual e realizar o levantamento e análise de informações sobre os aspectos de padronização das agências e lojas.

 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP