Black Friday - Congresso 2025
 

Marketing de negócios para prestação de serviços

A importância do uso de estratégias que se adéquem à organização e ao seu posicionamento no mercado

Por Milena Buonamici*

Frente a uma concorrência cada vez mais acirrada e clientes cada vez mais exigentes e bem informados, é fundamental pensarmos nas ferramentas disponíveis para obter sucesso nos empreendimentos.

Ao falar sobre gestão de negócios bem-sucedidas e busca por resultados positivos, em um primeiro momento, é comum pensar puramente em números, métricas e balanço. De certo modo, essa é a forma mais objetiva e coesa de medir o desempenho e sucesso de uma empresa.

Entretanto, não para por aí. Quando se trata do cálculo do valor de uma marca, da relação empresa-cliente, planejamento estratégico ou aumento do volume de vendas, entra-se em um outro campo, tão fundamental quanto. Nesse viés, buscou-se em Marketing de Negócios ensinamentos e aplicações para a geração de percepção de valor nas empresas por parte dos usuários.

O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um relacionamento satisfatório de longo prazo com o cliente, que visa à satisfação do consumidor como resultado final, além de consolidar os diferenciais da empresa frente à concorrência.

Sob essa ótica, entende-se como ponto chave de sucesso o modo como o usuário enxerga o negócio, e o Atendimento de Excelência e a Experiência diferenciada que o serviço proporciona como elementos fundamentais.

Para isso, é necessário não somente a existência de um Plano de Marketing, mas também a aplicação de estratégias que se adéquem à organização e ao seu posicionamento no mercado. Pode-se, então, dizer que a realização de treinamentos constantes, a aplicação coesa da missão, a visão e os valores da empresa e estar sempre atualizado nas necessidades do mercado e do consumidor são premissas para um negócio atingir o sucesso na aplicação de melhores práticas de Gestão, através da tecnologia.

Entretanto, para tornar-se referência e atingir o nível de exclusividade dentro do mercado em que está inserida, a empresa precisa descobrir e aplicar seus diferenciais, o serviço que surpreenda, este que o cliente não espera, o que torna a vivência memorável, fazendo com que ele volte, sempre.

*Milena Buonamici possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É especialista em planos de ocupação e workplace do Nubank.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP