Por Larissa Gregorutti e Léa Lobo
Segmento com crescente demanda no mercado, que tem se desenvolvido na busca por serviços mais estratégicos e cheios de experiências, o setor de shopping centers foi pauta do primeiro evento realizado pela INFRA em 2020. Dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) indicam que no Brasil temos 577 shopping centers com 105.592 lojas, que representam um mercado que fatura R$ 192,8 bilhões e gera 1.102.171 empregos.
O 3º INFRA Facilities Management para Shopping Centers reuniu 125 profissionais de empresas, sendo que 70% dos participantes vieram de shopping centers de vários estados brasileiros, para compartilhar as ferramentas que o FM deve utilizar para alavancar os negócios e se manter competitivo no mercado.
Evento que aconteceu nos dias 11 e 12 de março, em São Paulo/SP, contou com um conteúdo de altíssimo nível, ministrado por dez especialistas do setor. Além disso, o encontro trouxe aos congressistas a oportunidade de conhecerem três shoppings da cidade: Center Norte, Light e Parque D. Pedro, transformando a maneira como os participantes enxergam a infraestrutura e os serviços nessas instalações.
O encontro teve o patrocínio das empresas 3M, Albatroz Grupo, Brisa Casa, EDP Smart, Grupo Paineiras, Grupo PareBem, Grupo Verzani & Sandrini, Indigo, Midea Carrier, RL Higiene e Vivante, e proporcionou aos congressistas, uma oportunidade única de networking com os melhores profissionais do mercado, somado a uma dose extra das informações sobre inovações, produtos e serviços.
VISITAS MONITORADAS
SHOPPING LIGHT
O Shopping Light está no coração de São Paulo, localizado no histórico e charmoso edifício Alexandre Mackenzie, em uma das esquinas mais movimentadas da capital: o Viaduto do Chá com a Rua Coronel Xavier de Toledo. O edifício, hoje tombado pelo Patrimônio Histórico, foi inaugurado em 1929 e era sede da empresa de energia Light. Transformado em Shopping Center no ano de 1999, após passar por uma cautelosa reforma e restauração, é administrado pela Gazit Brasil, sendo hoje o maior e mais completo centro de compras, serviços e lazer do centro da capital paulista. Em 2019, foi iniciado o projeto de renovação do rooftop, que terá restaurantes e será um local para realizar eventos.
Nossos agradecimentos ao anfitrião Rubens Silvestre, Gerente de Operações da Gazit Brasil, e a sua equipe pela recepção imersiva aos cuidados com o patrimônio histórico!
SHOPPING CENTER DA ZONA NORTE
Inaugurado em 7 de abril de 1984 como o primeiro Shopping Center da Zona Norte de São Paulo e localizado em uma região privilegiada, ao lado da Marginal Tietê, é pioneiro ao formar o que chamamos hoje de Cidade Center Norte. Com um único piso, amplos corredores e iluminação natural, possui no seu mix 331 lojas, além de hipermercado e mais de 50 opções de restaurantes e fastfoods e completa oferta de serviços. Tudo isso faz do Center Norte o shopping com o maior volume de vendas por m² entre todos os empreendimentos de SP. Nessa visita os participantes tiveram a honra de conhecer os bastidores da sua infraestrutura e dos serviços.
Um agradecimento especial ao anfitrião Paulo Ponso, Gerente Executivo de Operações da Cidade Center Norte e toda sua equipe pela visita técnica educativa!
PARQUE DOM PEDRO SHOPPING
Localizado em Campinas, o Parque Dom Pedro Shopping somou 19 milhões de visitantes (88% de classes A e B), em 2018. Para garantir a melhor experiência de consumo, integrando as tecnologias on e off-line, inaugurou seu marketplace. É pioneiro nos apps Chega de Fila, Consultor WhatsApp e o #CompraJunto, que buscam auxiliar digitalmente o processo de compra dos clientes com informações sobre preços, lojas e produtos de interesse, além de realizar compras de itens via atendimento pelo WhatsApp. Em 2019, firmou parceria com o delivery Rappi, que dispõe de personal shoppers. Desde a sua construção, adota políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional; é o primeiro shopping a receber a certificação ambiental ISO 14001 e o OHSAS 18001. Investimentos constantes para a redução de consumo de água, energia e resíduos renderam o primeiro lugar no Prêmio Abrasce 2018 (Newton Rique de Sustentabilidade).
Agradecemos também a anfitriã Juliana Ribeiro Resende, Coordenadora de Marketing do Parque Dom Pedro Shopping e toda a sua equipe por nos apresentar esse projeto inspirador!
HIGHLIGHTS DAS PALESTRAS
FM EVOLUTION
“Os profissionais do mercado de FM evoluíram nos últimos anos, passando de uma atuação tática e operacional para uma posição mais estratégica e conectados com o negócio do shopping center. Entretanto, é necessário um trabalho contínuo para a evolução, capacitação e o empoderamento destes profissionais e de suas equipes e parceiros de trabalho. Pontuou ainda que o maior desafio que precisamos enfrentar nesse sentido é encarar que vivemos com o ‘outro’, e não com as ‘coisas’.”
Léa Lobo, Diretora de Conteúdo da INFRA FM
A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
“Gerir emoções. Todo o negócio de shopping promissor precisa balancear a entrega da tecnologia e do afeto. O papel do FM nos shopping centers é valorizar o tempo do cliente com segurança, isto é, diminuir os tempos “desagradáveis”, como no estacionamento, que ele leva para encontrar uma loja, e outros. É necessário oferecer uma experiência memorável a todos que vivem o negócio.”
Manoel Carlos Junior, Consultor e Palestrante da Experiencialize!
A PERCEPÇÃO DE VALOR
“Hoje o mercado e a academia não conversam tanto quanto poderiam. Existem dados, estatísticas, muitos conceitos que estão disponíveis na ciência. Não devemos nos apegar apenas nos indicadores quantitativos, isso porque, existem dados qualitativos que também fazem sentido. É preciso sair do ‘achismo’ e ir para a parte da teoria e da ciência, porque existem muitos problemas que já foram superados.”
Rhuaan Tadeu Destro, Gerente de Marketing Corporativo da Gazit Brasil
OPERAÇÕES E A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
“A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pode ser lida sob dois aspectos: 1. que visa proteger a privacidade dos nossos dados pessoais; e 2. que visa proteger o lado das empresas, em particular os shopping centers, que podem trabalhar com reconhecimento facial, com estacionamento, entre outros. Ou seja, esse tipo de empreendimento tem várias oportunidades e situações em que pode interagir com o ambiente, pessoas e seus dados. Então é importante que as organizações estejam preparadas, pois a lei começa a valer em agosto deste ano.”
Enio Klein, CEO e CMO da Doxa Advisers Innovation and Management
SEGURANÇA NO SHOPPING ITAQUERA
“Sobre a complexidade de gerenciar a segurança em um shopping de grande porte que fica na região da Zona Leste, vale destacar que ele tem 65.500 metros de Área Bruta Locável (ABL), atende os públicos B e C, e está trazendo marcas conceituadas para o local. Além disso, o shopping agrega a administração do terminal urbano de ônibus, com 80 operações. Nesse sentido, a liderança da supervisão de segurança que é orgânica, conta com duas empresas de segurança terceirizadas, sendo que uma atua no shopping e outra no terminal.”
Edvilson Leite (Lima), Gerente de Segurança do Shopping Metrô Itaquera
SEGURANÇA INTEGRADA
“É preciso projetar a segurança de forma diferenciada, olhando para o futuro, pensando na efetividade, no organizacional, olhando o aspecto do planejamento estratégico. Um conceito que eu gosto de aplicar é o VUCA, que significa volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity). Usado pelos militares nos EUA na década de 1990, e que depois dos anos 2000 passou a ser utilizado pelo mundo corporativo. Esse é um conceito ótimo para se trabalhar com a segurança de shopping centers.”
Adauto Lopes, Diretor de segurança da Seg One
PRIMEIRO LIFE CENTER DO BRASIL
“O diferencial do Shopping Parque da Cidade é que todas as ações são voltadas para sustentabilidade. Existe o tripé de sustentabilidade ambiental, social e econômica, para que todas as nossas ações venham atender esses três pontos.
Nós entendemos que é preciso ser bom para as pessoas, bom para o ambiente, além de dar retorno financeiro.”
Raul Menezes, Gerente de Operações do Shopping Parque da Cidade
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
“O investimento que o grupo Cosan está fazendo no mercado de gás, colocando uma estrutura para trabalhar nas áreas de infra, distribuição, comercialização e de geração de energia, mostra que com o aumento da demanda, nós vamos dobrar em dez anos a oferta de gás. E o investimento pesado do grupo nesse segmento aponta que haverá um preço competitivo, além de clientes para conectar um volume tão grande de gás.”
Ronaldo Andreos, Consultor de negócios da COMGAS
TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA ORGÂNICA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA
“A ‘eficientização’ energética dos nossos shoppings e espaços urbanos passa pela utilização de novas tecnologias de energia limpa e de baixa pegada de carbono.
O futuro passa por tecnologia e escolhas conscientes. Os filmes solares orgânicos da Sunew são uma ótima alternativa para geração de energia solar associada à redução da temperatura interna, gerando economia energética e melhor experiência do usuário.”
Filipe Ivo, Diretor de novos negócios da Sunew
TRATAMENTO E REÚSO DE ÁGUA
“Quando falamos em análises técnicas, falamos das condições para implementar um sistema adequado, com laboratório e todos os itens necessários para se ter um sistema confiável, que vai gerar água de qualidade em vasão e no volume necessário. E a análise econômica, mostra que o objetivo do reúso de água, além de ser uma contribuição socioambiental muito importante, é viável economicamente, por ofertar uma tarifa inferior ao que o cliente já paga para a concessionária.”
Diogo Fonseca Carbonari de Almeida, Sócio-Diretor da Sharewater Uso Racional da Água