Condor
 

CABE Arquitetos assina os projetos da startup Amparo Saúde

Com metodologia própria e disruptiva, escritório de arquitetura trabalhou em um layout focado no usuário, visando compreender suas necessidades para desenhar ambientes empáticos e modernos, capazes de deixar impressões duradouras

Conteúdo publicado em 4 de dezembro de 2018

Trabalhando em arquitetura para o setor de saúde, a CABE Arquitetos foi a empresa escolhida para assinar os projetos da rede de centros médicos Amparo, a startup que tem como propósito promover serviços de saúde acessíveis à população. A Amparo tem três clínicas próprias na cidade de São Paulo: as unidades Lapa, Vergueiro e Paraíso. Cada uma delas conta com vários especialistas, incluindo médico da família, oftalmologista, pediatra, dermatologista e ginecologista, além de serviços de vacina.

Design empático

Com uma metodologia própria e disruptiva, o escritório de arquitetura trabalhou em um layout focado no usuário, visando compreender suas necessidades para desenhar ambientes empáticos e modernos, capazes de deixar impressões duradouras. Ao aprofundar-se na esfera física e emocional do paciente, foi possível integrar esse aprendizado ao design, priorizando o acolhimento, com o objetivo de desencadear a máxima conexão entre médico e paciente, e a eficiência, o conforto e a agilidade nos procedimentos.

Para fortalecer a identidade da marca foram utilizadas as cores do logotipo Amparo – verde, laranja, rosa e cinza, no mobiliário e em detalhes da decoração. Os ambientes buscam promover a saúde através de uma identidade forte e convincente com um design estimulante, mas ao mesmo tempo, convidativo e hospitaleiro, favorecendo as relações entre os clientes, os colaboradores e a comunidade.

“Os espaços de saúde estão em constante evolução. Clínicas e outros ambientes médicos precisam acompanhar esses crescentes ciclos de transformação, que exigem projetos mais flexíveis e adaptáveis”, pontua Marcos Cardone, Fundador e Sócio-diretor da CABE.

Ele destaca, ainda, que a arquitetura deve contribuir na revisão de processos e na modernização de instalações existentes, convertendo velhos edifícios em locais de serviços integrados. Segundo o Arquiteto, os ambientes de saúde estão, cada vez mais, priorizando o bem-estar dos usuários e, ao mesmo tempo, promovendo uma melhora na eficiência dos cuidados. “Um projeto guiado por estes conceitos, para ser bem-sucedido, depende de uma compreensão profunda de como as pessoas vivenciam os espaços, em todos os momentos, desde a recepção até a etapa em que avalia a assistência recebida”, finaliza Cardone.

A equipe dedicada ao projeto Amparo Saúde é integrada por profissionais de diferentes áreas. Arquitetos, engenheiros, designers e gestores de saúde trocam experiências e percepções em todas as etapas, para gerar as melhores soluções aos centros médicos.

Tecnologia e sustentabilidade

O trabalho para as unidades Amparo Saúde se destaca, também, pelo uso eficiente da tecnologia e a preocupação ambiental.

Automação: todos os acessos são controlados remotamente nos centros médicos. Salas de exames com conectividade, rede e monitores digitais para teleconferência com colaboradores, laboratórios e centros de diagnósticos, promovendo um tratamento mais interativo e participativo com o paciente.

Eficiência energética: iluminação LED e fachadas pele de vidro, com baixa transmissão de calor, controle de luminosidade e o benefício da iluminação natural nos ambientes.

Sustentabilidade: construção do tipo “obra seca”, com reduzido consumo de água nos canteiros. Coleta seletiva de resíduos e aplicação de superfície sólida nos tampos, que minimiza a propagação de germes e reduz o custo de higienização. Manta vinílica em todas as áreas de piso, que elimina a geração de resíduos nas obras. Paredes de áreas molhadas revestidas em manta vinílica e papel de parede vinílico. Equipamentos de higiene em painéis compactos melamínicos, integrados no design clínico.

Acessibilidade: balcões de atendimento, circulação, acessórios de banheiros, mobiliário das salas de esperas e salas de exames com design inclusivo.

Clique aqui e confira esse conteúdo na versão digital da Revista INFRA.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP