Conteúdo publicado em 4 de dezembro de 2018
Trabalhando em arquitetura para o setor de saúde, a CABE Arquitetos foi a empresa escolhida para assinar os projetos da rede de centros médicos Amparo, a startup que tem como propósito promover serviços de saúde acessíveis à população. A Amparo tem três clínicas próprias na cidade de São Paulo: as unidades Lapa, Vergueiro e Paraíso. Cada uma delas conta com vários especialistas, incluindo médico da família, oftalmologista, pediatra, dermatologista e ginecologista, além de serviços de vacina.
Design empático
Com uma metodologia própria e disruptiva, o escritório de arquitetura trabalhou em um layout focado no usuário, visando compreender suas necessidades para desenhar ambientes empáticos e modernos, capazes de deixar impressões duradouras. Ao aprofundar-se na esfera física e emocional do paciente, foi possível integrar esse aprendizado ao design, priorizando o acolhimento, com o objetivo de desencadear a máxima conexão entre médico e paciente, e a eficiência, o conforto e a agilidade nos procedimentos.
Para fortalecer a identidade da marca foram utilizadas as cores do logotipo Amparo – verde, laranja, rosa e cinza, no mobiliário e em detalhes da decoração. Os ambientes buscam promover a saúde através de uma identidade forte e convincente com um design estimulante, mas ao mesmo tempo, convidativo e hospitaleiro, favorecendo as relações entre os clientes, os colaboradores e a comunidade.
“Os espaços de saúde estão em constante evolução. Clínicas e outros ambientes médicos precisam acompanhar esses crescentes ciclos de transformação, que exigem projetos mais flexíveis e adaptáveis”, pontua Marcos Cardone, Fundador e Sócio-diretor da CABE.
Ele destaca, ainda, que a arquitetura deve contribuir na revisão de processos e na modernização de instalações existentes, convertendo velhos edifícios em locais de serviços integrados. Segundo o Arquiteto, os ambientes de saúde estão, cada vez mais, priorizando o bem-estar dos usuários e, ao mesmo tempo, promovendo uma melhora na eficiência dos cuidados. “Um projeto guiado por estes conceitos, para ser bem-sucedido, depende de uma compreensão profunda de como as pessoas vivenciam os espaços, em todos os momentos, desde a recepção até a etapa em que avalia a assistência recebida”, finaliza Cardone.
A equipe dedicada ao projeto Amparo Saúde é integrada por profissionais de diferentes áreas. Arquitetos, engenheiros, designers e gestores de saúde trocam experiências e percepções em todas as etapas, para gerar as melhores soluções aos centros médicos.
Tecnologia e sustentabilidade
O trabalho para as unidades Amparo Saúde se destaca, também, pelo uso eficiente da tecnologia e a preocupação ambiental.
Automação: todos os acessos são controlados remotamente nos centros médicos. Salas de exames com conectividade, rede e monitores digitais para teleconferência com colaboradores, laboratórios e centros de diagnósticos, promovendo um tratamento mais interativo e participativo com o paciente.
Eficiência energética: iluminação LED e fachadas pele de vidro, com baixa transmissão de calor, controle de luminosidade e o benefício da iluminação natural nos ambientes.
Sustentabilidade: construção do tipo “obra seca”, com reduzido consumo de água nos canteiros. Coleta seletiva de resíduos e aplicação de superfície sólida nos tampos, que minimiza a propagação de germes e reduz o custo de higienização. Manta vinílica em todas as áreas de piso, que elimina a geração de resíduos nas obras. Paredes de áreas molhadas revestidas em manta vinílica e papel de parede vinílico. Equipamentos de higiene em painéis compactos melamínicos, integrados no design clínico.
Acessibilidade: balcões de atendimento, circulação, acessórios de banheiros, mobiliário das salas de esperas e salas de exames com design inclusivo.
Clique aqui e confira esse conteúdo na versão digital da Revista INFRA.