Black Friday - Congresso 2025
 

Luciano Emmanuel Ferreira Luizetto

Conforto térmico em ambientes de escritório

Benefícios do curso - Primeiramente tenho de pontuar o benefício cultural e acadêmico. É o dia a dia profissional do FM colocado na faculdade, sendo estudado, no sentido de conhecimento e gestão, confrontando a prática com grandes teorias. 

Em segundo, preciso comentar o benefício sobre a “experiência do usuário”. O alto nível de abordagem no MBA/USP - GF, inclusive com relação à integração edifício-usuário, bem como gestão dos processos prediais, levou-me a atuar melhor com foco na experiência do usuário. Não podemos esquecer que o escritório é o nosso segundo lar e a experiência que passamos no prédio, ou ainda a vivência nele, deve ser a melhor. Em suma, o usuário quer algo maior e menos tangível: uma boa experiência. Isso o FM deve proporcionar. Se em uma ponta temos o usuário, na outra temos as instalações prediais. Tudo deve estar funcionando, tudo deve ser provido para nos sentirmos bem dentro de uma edificação. Isto agrega valor ao empreendimento e à nossa gestão. O FM tem também a tarefa de encontrar o equilíbrio entre a maximização do valor para os usuários e a minimização dos custos para o empreendimento, um grande desafio diário.

Tese da monografia - Minha monografia foi sobre “Conforto térmico em ambientes de escritório”, e esclarece os pontos de conforto humano, relação da temperatura do ambiente com o desempenho no trabalho e produtividade, bem como aspectos relacionados à QAI – Qualidade do Ar Interior. 

Gerentes de Facilidades têm interesse na qualidade de ar em ambientes, pelo uso racional do sistema, conforto e, consequentemente, melhor consumo de energia. Por outro lado, as empresas desejam conforto aos funcionários e redução de absenteísmo e afastamentos por problemas de saúde. 

O conteúdo da monografia trabalha exatamente com esses pontos ligados aos padrões adequados de saúde, em ambientes de escritórios, onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo. O estudo de caso está vinculado a uma pesquisa, com avaliação das condições de um escritório em São Paulo, com base nos parâmetros normatizados de conforto térmico.

Perfil

Sou Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-graduado em Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado pela FEI e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP. Responsável pela manutenção e operação predial de um complexo comercial de mais de 400 mil m² de área construída e 185 mil m² de área verde. Atualmente sou Gerente do Departamento de Manutenção, Op. de Utilidades e Obras do Cenesp – Centro Empresarial de São Paulo. Possuo 18 anos de experiência na área de projetos, obras, manutenção predial, gestão de contratos e Mercado Livre de Energia. Gerencio um budget de mais de R$ 10 milhões/ano do departamento, com constante atuação sobre o mercado, chegando a gerar economia da ordem de mais de R$ 2 milhões/ano (em 2016) com a revisão da operação predial e a revisão de contratos.

Comentário(s):

Luciano Luizetto - [email protected]
Agradeço a importância destacada pela Revista Infra ao mundo de FM! Parabéns pela edição!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP