Condor
 

Luciano Emmanuel Ferreira Luizetto

Conforto térmico em ambientes de escritório

Benefícios do curso - Primeiramente tenho de pontuar o benefício cultural e acadêmico. É o dia a dia profissional do FM colocado na faculdade, sendo estudado, no sentido de conhecimento e gestão, confrontando a prática com grandes teorias. 

Em segundo, preciso comentar o benefício sobre a “experiência do usuário”. O alto nível de abordagem no MBA/USP - GF, inclusive com relação à integração edifício-usuário, bem como gestão dos processos prediais, levou-me a atuar melhor com foco na experiência do usuário. Não podemos esquecer que o escritório é o nosso segundo lar e a experiência que passamos no prédio, ou ainda a vivência nele, deve ser a melhor. Em suma, o usuário quer algo maior e menos tangível: uma boa experiência. Isso o FM deve proporcionar. Se em uma ponta temos o usuário, na outra temos as instalações prediais. Tudo deve estar funcionando, tudo deve ser provido para nos sentirmos bem dentro de uma edificação. Isto agrega valor ao empreendimento e à nossa gestão. O FM tem também a tarefa de encontrar o equilíbrio entre a maximização do valor para os usuários e a minimização dos custos para o empreendimento, um grande desafio diário.

Tese da monografia - Minha monografia foi sobre “Conforto térmico em ambientes de escritório”, e esclarece os pontos de conforto humano, relação da temperatura do ambiente com o desempenho no trabalho e produtividade, bem como aspectos relacionados à QAI – Qualidade do Ar Interior. 

Gerentes de Facilidades têm interesse na qualidade de ar em ambientes, pelo uso racional do sistema, conforto e, consequentemente, melhor consumo de energia. Por outro lado, as empresas desejam conforto aos funcionários e redução de absenteísmo e afastamentos por problemas de saúde. 

O conteúdo da monografia trabalha exatamente com esses pontos ligados aos padrões adequados de saúde, em ambientes de escritórios, onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo. O estudo de caso está vinculado a uma pesquisa, com avaliação das condições de um escritório em São Paulo, com base nos parâmetros normatizados de conforto térmico.

Perfil

Sou Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-graduado em Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado pela FEI e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP. Responsável pela manutenção e operação predial de um complexo comercial de mais de 400 mil m² de área construída e 185 mil m² de área verde. Atualmente sou Gerente do Departamento de Manutenção, Op. de Utilidades e Obras do Cenesp – Centro Empresarial de São Paulo. Possuo 18 anos de experiência na área de projetos, obras, manutenção predial, gestão de contratos e Mercado Livre de Energia. Gerencio um budget de mais de R$ 10 milhões/ano do departamento, com constante atuação sobre o mercado, chegando a gerar economia da ordem de mais de R$ 2 milhões/ano (em 2016) com a revisão da operação predial e a revisão de contratos.

Comentário(s):

Luciano Luizetto - [email protected]
Agradeço a importância destacada pela Revista Infra ao mundo de FM! Parabéns pela edição!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP