Condor
 

Lidia de Oliveira Guimarães Moraes

Estudo da estrutura da informação no processo de gerenciamento da manutenção de edifícios de escritórios

Benefícios do curso - A área de Facilities demanda um conhecimento e imediatismo diferentes de outros setores da Engenharia e Administração. Normalmente, o tempo não é uma alternativa. Os resultados esperados são para curtíssimo prazo, com retornos significativos em operacionalidade e custo. Ainda somos vistos como “despesa”, “mal necessário” e “subserviço” por grande parte dos clientes para os quais prestamos atendimento como área colaborativa.

O MBA/USP - GF fez com que eu pudesse ampliar o conhecimento dos processos e sistemas que envolvem a área e o meu entendimento em todos os setores que podem servir como facilitadores em qualquer tipo de corporação. Consegui ter uma visão holística e agregar diferentes formas de compreender as operações FM, tanto na parte teórica quanto no compartilhamento com pares do setor que estavam na minha sala, durante o período do curso. Foi gratificante e encorajador, para um novo modelo de projeto profissional e plano de carreira, além de entender como tornar o FM um processo que agregue valor e vantagem competitiva ao nosso cliente e à nossa empresa.

Tese da monografia - Meu trabalho foi intitulado “Estudo da estrutura da informação no processo de gerenciamento da manutenção de edifícios de escritórios”  e a ideia da monografia foi estudar uma ferramenta estratégica e de suporte para decisão do Gerente de Facilidades em operações de manutenção de edifícios de escritórios. Principalmente, para que este profissional reconheça a informação como elemento de decisão em processos de gerenciamento e consiga mapear o conjunto de informações que deve ser priorizado pelos responsáveis pelo Gerenciamento de Facilidades de edifícios de escritórios. Além disto, também foi discutida a necessidade da análise das características destas informações. O gerenciamento da informação contribui para que se possa tomar decisões mais coerentes, assertivas, ágeis e confiáveis. Foi desenvolvida uma matriz de relevância x dificuldade de obtenção das informações como resultado da análise de pesquisa encaminhada a diversos Gerentes de Facilidades do mercado.

Perfil

Sou Engenheira Civil formada pela Universidade de Taubaté, Designer de Interiores pela Escola Panamericana de Artes e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela USP. Tenho 17 anos de experiência na área de Facilities e contratos de terceirização. Atualmente trabalho na Sodexo do Brasil como Consultora de Desenvolvimento Técnico em Facilities Management, sou responsável pela elaboração de equipe e planos de manutenção predial, contratação de parcerias e orçamento técnico para proposta em hard e soft facilities. Anteriormente, trabalhei na Cushman & Wakefield como Gerente de Operações dos contratos Serasa Experian e Brazilian Financial Center. Na Envision PM fui engenheira responsável pelo controle financeiro, gestão de contratos do cliente (Incorporadora Squarestone) e pelo acompanhamento do desenvolvimento de projetos da parte civil e instalações prediais da construção do Golden Square Shopping em São Bernardo do Campo. Também fui Engenheira de Manutenção da Concessionária Ecovias dos Imigrantes e Gerente da Área de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Taubaté por duas gestões.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP