Benefícios do curso - A gestão de prédios e condomínios, apesar de envolver muitas disciplinas e ser complexa, até bem pouco tempo não dispunha de cursos para formação dos profissionais que atuam na área. A maioria dos profissionais de property management, ainda hoje, vem de formações acadêmicas diversas, tudo o que conhecem da matéria de gestão predial e administração de condomínios foi adquirido, trabalhando na área. No meu caso, são 25 anos nessa área, aprendendo on the job a entender as necessidades dos usuários e a oferecer soluções para os problemas cotidianos de um condomínio. A formação acadêmica em Administração de Empresas ajudou-me a superar alguns problemas, mas nem de perto auxiliou com a abrangente lista de disciplinas que se deve conhecer para o ramo. Nessa linha, o MBA/USP - GF, além de acrescentar informações e conhecimento, permitiu-me instrumentalizar o que eu já havia aprendido informalmente. Atualmente há opções em cursos para gestão predial e de facilidades, mas nenhum deles se equipara ao conteúdo do MBA em GF da USP, que prepara os alunos para atuar no Gerenciamento de Facilidades em nível de alta gerência. Outro ponto que posso citar é o network que o curso proporciona, que é abrangente e enriquecedor. Por fim, a seriedade com que a Coordenação dirige o curso, reflete em reconhecimento aos profissionais que o fazem. Para mim foi um divisor de águas.
Tese da monografia - O tema escolhido, “Administração de condomínios recém instalados: diretrizes para Implantação do sistema de gestão técnica e operacional”, está ligado à minha área de atuação, pois devido ao crescimento dos grandes centros e a verticalização das cidades, o número de condomínios verticais cresceu muito nos últimos anos. Esses empreendimentos tornam-se maiores e mais complexos a cada ano e exige dos gestores de propriedade habilidades e conhecimentos específicos. Mesmo com a existência de muitos profissionais experientes e empresas tradicionais no mercado de administração condominial, é comum verificar a ausência de um plano bem definido para a etapa de implantação de condomínios, causando transtornos aos usuários e gerando conflitos que poderiam ser contornados. A meu ver, o trabalho vem contribuir com o mercado e com os profissionais de FM por criar um guia de procedimentos específicos para a etapa de implantação, auxiliando os gestores no processo, otimizando e agilizando o resultado final, por trata-se de uma compilação de normas e legislações pertinentes, tendo como objeto principal demonstrar um padrão para o processo de implantação.
Perfil
Tenho 25 anos de atuação na área imobiliária, sendo 20 direcionados à área de gestão condominial/predial. Forte experiência em Gestão de Edifícios Corporativos, com foco em otimização de recursos e atendimento a usuários. Gestão de utilidades, de operações e implantação de serviços. Busco a manutenção do patrimônio de maneira que o imóvel seja usado de forma plena e com a eficiência mais próxima da condição prevista em projeto. Elaboração de planos de melhoria e investimentos para Retrofit de Sistemas Prediais, para modernização e redução da utilização de recursos, mas considerando o impacto aos usuários. Atualmente como Síndico Profissional e Consultor para Edifícios Corporativos, dando atendimento a grandes fundos de investimento imobiliários, gerindo em torno de 500.000 m² de ABL em prédios corporativos, R$ 100 milhões em orçamentos ordinários anuais e mais de R$ 50 milhões em investimentos e melhorias. Dentre os prédios da carteira, valem ser destacados: Ed. Brazilian Financial Center; WTorre Morumbi; Brascan Century Plaza Alphaville; Centro Empresarial Senado (RJ).