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Para integrar e simplificar a gestão de Facilities na América do Sul, a Schneider Electric, líder global em tecnologia industrial e focada em inovação sustentável, conta com o suporte da JLL em uma parceria que, em menos de um ano, já alcançou excelentes resultados. Na verdade, essa é a extensão de uma aliança de longa data, com vários projetos bem-sucedidos, como a venda do escritório antigo e a mudança para o novo, incluindo o projeto de arquitetura.
“Escolhemos a JLL por causa do histórico de atendimento, pois tivemos excelentes feedbacks dos trabalhos realizados até então. O objetivo com a implementação do IFM (Integrated Facilities Management) é que a Schneider tenha a confiança de que os processos de Facilities estejam sob a responsabilidade de um especialista. Estamos vendo que a JLL tem equipes altamente qualificadas e ferramentas muito interessantes para suportar a operação, criando padrões para toda a região”, diz Willian Bittencourt Camargo, Gerente de Real Estate da Schneider Electric para a América do Sul.
Para cada desafio, várias soluções
A Schneider, globalmente conhecida por soluções integradas de IoT industrial com IA para diversos setores, tinha alguns desafios principais a serem superados na gestão de Facilities dos seus espaços corporativos, industriais e centros de distribuição em seis países da América do Sul. Eles foram o ponto de partida para a atuação da JLL, como conta Evelin Bottura, Head Brasil da JLL Work Dynamics.
“Nós elaboramos uma proposta personalizada para cada cliente e oferecemos tecnologias, ferramentas, processos e pessoas especializadas para lidar com os problemas. Desenvolvemos um plano de ação com estratégias de curto, médio e longo prazo e implementamos um ciclo de melhoria contínua para alcançar os melhores resultados”, explica Bottura.
1.Simplificação
Uma das necessidades da Schneider era simplificar a gestão de Facilities dos seus vários sites, integrando e padronizando processos. Essa é uma das expertises da JLL, uma empresa global. “Operacionalmente, estamos conquistando uma padronização importante na forma de gerir processos regionalmente, com as equipes trabalhando em sintonia e replicando as experiências nos outros países”, afirma o Gerente de Real Estate da Schneider.
2. Tecnologia
Havia o desejo do cliente de adotar novas tecnologias para aumentar a eficiência das operações. Como uma empresa de tecnologia para o mercado imobiliário, a JLL implementou ferramentas que profissionalizam a gestão, como o Corrigo, um software usado pela Schneider para aprovação de manutenções não programadas, entre outras funções, e um painel de BI (Business Intelligence) que consolida as informações de cada site.
“São ferramentas que estão sendo muito bem aceitas pela equipe devido às vantagens que trazem. Agora, conseguimos acompanhar de forma objetiva e em tempo real o que está acontecendo em cada operação e, assim, tomar as decisões necessárias”, comemora Camargo.
3. Fornecedores
Como integradora, a JLL tem uma base consolidada de fornecedores, principalmente para a indústria. Essa era uma das dores da Schneider, segundo Pamella Thomaz, Gerente Global de Compras Estratégicas da Schneider Electric.
“Além de compartilhar sua base de fornecedores homologados, a JLL é muito ativa na busca dos parceiros para atender às nossas necessidades. Por exemplo, a companhia tem a meta global de plástico zero, mas era difícil substituir os itens plásticos por falta de opções no Brasil, que ainda é um mercado imaturo nesse aspecto. Ainda assim, a JLL nos ajudou a encontrar fornecedores de embalagens biodegradáveis”, declara.
4. Controle financeiro
Era necessário aprimorar o controle financeiro para ter mais visibilidade sobre os gastos e trazer eficiência ao processo geral. Após identificar os problemas, foram promovidas mudanças, entre elas, alterações na equipe. E os resultados já são visíveis.
“A Schneider é uma empresa consolidada, porém, com unidades de negócios distintas. Isso traz algumas particularidades de reportes financeiros e processos internos específicos. A partir das mudanças realizadas com uma equipe centralizada da JLL, tivemos bons avanços nos controles de custos e na clareza das informações, o que traz segurança e tranquilidade para a prestação de contas”, afirma Thomaz.
5. Sustentabilidade
A Schneider Electric foi considerada a empresa mais sustentável do mundo pelo ranking da revista Time e Statista, que avaliou 5 mil companhias globais. Portanto, é crucial ter processos de IFM sustentáveis para contribuir com os objetivos do grupo globalmente. A JLL é reconhecida por sua atuação em sustentabilidade e já implementou diversas ações para contribuir com as metas do cliente. Em alguns casos, são iniciativas simples, que trazem grande impacto, mas também há outras não tão evidentes para os usuários.
“Houve uma virada de chave significativa no ‘mindset’ da equipe em relação à sustentabilidade, com isso sendo colocado em foco. Várias ações estão sendo implementadas, como mictórios a seco para economia de água, instalação de torneiras com temporizador, economia circular com a reutilização de materiais que seriam descartados”, exemplifica Thomaz.
Geração de valor para além dos resultados tangíveis
“A JLL foca em especialização e provê excelência. Temos equipes altamente preparadas”, resume a Head Brasil da JLL Work Dynamics. Para a Schneider este tem sido um diferencial do atendimento.
“Algo que nos surpreendeu é o engajamento das pessoas da equipe e, principalmente, a mudança de mentalidade que está sendo promovida internamente. Vemos a dedicação da equipe nos projetos, a vontade de fazer diferente, principalmente na atualização dos escopos em relação a leis específicas e especificações. O trabalho é feito em conjunto, a comunicação é excelente, transparente, inclusive em assuntos difíceis. Há o interesse genuíno em resolver as questões”, pontua Thomaz.
Essa confiança existe no relacionamento do dia a dia, entre o cliente e a equipe dedicada, mas se estende também às áreas de back office da JLL, segundo Camargo. “Temos tido excelentes experiências com o back office da JLL, em todas as áreas – financeiro, compras, operação, sustentabilidade. Esse suporte especializado gera valor é extremamente importante para termos certeza que estamos no caminho certo”, diz o Gerente de Real Estate da Schneider.
O conhecimento da equipe da JLL contribui para melhorias contínuas nos clientes, a exemplo de um projeto para aprimorar a segurança nas plantas de Blumenau (SC) e Cajamar (SP). “Documentos elaborados pela JLL serviram de base para um projeto escalado a nível global”, diz Camargo.
Além disso, a participação da JLL no workshop Integrated Facilities Management South America, realizado pela Schneider em setembro para líderes regionais e pessoas estratégicas da área, foi essencial. Foram três dias de evento em que a JLL contribuiu compartilhando cases, práticas e insights para promover mais integração entre as equipes.
“A JLL é nosso parceiro estratégico de confiança, no qual depositamos grandes expectativas e que nos entrega resultados consistentes. A eficiência silenciosa das operações é um indicador claro de que tudo está em conformidade com nossas metas estabelecidas. Gerenciar os recursos da empresa é uma responsabilidade crucial, e agora contamos com uma gestão segura, baseada em dados confiáveis e atualizados, para embasar nossas decisões estratégicas”, conclui o gerente de Real Estate da Schneider.
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