Por Léa Lobo
Paulo Morais, CEO da holding PG&MP e sócio-fundador da Espaçolaser, é um nome de destaque no empreendedorismo brasileiro. Atualmente, Paulo preside a holding PG&MP Investimento, fundo que reúne as marcas Laces&Hair, Bioma, Novofio, Ocular Laser Brasil, XBloom Fast-Good, RM Farma, Mundo Terra e Capricórnio Têxtil.
Com uma trajetória singular que começou na periferia de São Paulo, ele superou diversos desafios para se tornar referência em um setor altamente competitivo. Formado em Direito pela USP e pós-graduado pela Universidade Clássica de Lisboa, Paulo encontrou na advocacia a base financeira para empreender, culminando na criação de um império no setor de estética e bem-estar.
Em uma conversa descontraída, Paulo compartilhou detalhes sobre sua jornada pessoal e o desenvolvimento da Espaçolaser, que hoje é a maior rede de depilação a laser do mundo, com mais de 860 unidades espalhadas pelo Brasil e América Latina. Fundada em 2004 por ele, Ygor Moura e Tito Pinto, a empresa se destacou ao trazer uma tecnologia de ponta e um método inovador de depilação, que oferecia mais conforto e durabilidade. "Quando começamos, éramos três homens fundando uma empresa de depilação, um mercado então quase 100% feminino. Hoje, 15% do nosso público é masculino, e acreditamos que esse número pode chegar a 30%."
Paulo explica que o Direito foi o caminho que encontrou para se estabilizar financeiramente e, assim, poder investir em negócios. Sua origem humilde na periferia de Pirituba, São Paulo, o fez entender cedo que o estudo seria o único caminho para o sucesso. Com uma trajetória marcada por muitas dificuldades, desde o período em que estudava técnico em agropecuária no interior paulista até seu ingresso na USP, ele traçou um caminho que, embora não parecesse óbvio, o conduziu ao empreendedorismo. "O Direito foi a ferramenta que encontrei para capitalizar e empreender. Eu sabia que o estudo não poderia ser deixado de lado em hipótese alguma", conta ele.
Desde sua fundação, a Espaçolaser cresceu exponencialmente. Hoje, a rede possui mais de 860 unidades, sendo que 75% delas são próprias, enquanto o restante funciona sob o sistema de franquias. A empresa fez seu IPO em 2021, o que permitiu consolidar sua posição no mercado e expandir ainda mais. "O IPO nos deu a possibilidade de adquirir diversas lojas, que antes eram franquias, trazendo-as para nossa gestão direta, o que aumentou a eficiência de operação", explica Paulo.
Essa estrutura robusta permite que a empresa mantenha um padrão elevado de atendimento em todas as suas lojas, que passam por manutenções regulares. Segundo Paulo, a chave para o sucesso é garantir que as instalações estejam sempre em excelentes condições, independentemente de sua localização geográfica. “A zeladoria das lojas é um desafio constante, pois estamos espalhados por todo o país, e manter o padrão é essencial.”
Um dos maiores desafios enfrentados pela Espaçolaser, segundo Paulo Morais, está na zeladoria de suas unidades, principalmente após a expansão que resultou em centenas de lojas próprias e franqueadas espalhadas por todo o Brasil e América Latina. A empresa conta com uma equipe especializada em manutenção, responsável por garantir que todas as unidades estejam em conformidade com os altos padrões de qualidade da marca e atendendo os indicadores de gestão. "Temos um sistema robusto que monitora a manutenção de todos os nossos equipamentos e instalações, mas ainda dependemos do olhar atento de nossos colaboradores em cada unidade para reportar qualquer problema, como equipamentos desgastados ou iluminação inadequada," exemplifica Paulo.
Para facilitar esse processo, a Espaçolaser utiliza ferramentas tecnológicas que monitoram a regularidade de manutenções e a atualização de documentos essenciais, como licenças sanitárias e prediais, já que todos as lojas são 100% locadas. Além disso, a empresa segue um cronograma rigoroso de manutenção preventiva para assegurar que equipamentos fundamentais, como as máquinas de laser e macas, estejam sempre em condições ideais. "O ciclo de renovação dos equipamentos é um desafio constante, especialmente porque estamos lidando com um grande número de lojas e a vida útil dos itens em ambientes de varejo é naturalmente reduzida," acrescenta Paulo. Esse cuidado com a zeladoria é fundamental para que a Espaçolaser continue oferecendo uma experiência de qualidade e segurança aos seus clientes, reforçando o compromisso da empresa com a excelência no atendimento.
Em relação às práticas ESG (Governança Ambiental e Social), Paulo compartilha que a empresa sempre teve uma preocupação com o impacto ambiental, mesmo antes do termo se popularizar. “Nosso método de depilação reduz drasticamente o uso de lâminas de barbear e cera, o que por si só já é uma prática mais sustentável,” explica. Além disso, a empresa tem projetos sociais importantes, como o apoio a atletas de esportes de menor visibilidade, e iniciativas internas para apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade.
Os medalhistas Dani Rauen, mesatenista, e Phelipe Rodrigues, nadador, visitaram o escritório da EspaçoLaser após os Jogos Paralímpicos de Paris. Foto: Divulgação |
Paulo também destacou que, com a maioria de sua força de trabalho composta por mulheres (96%), sendo 7.000 colaboradores, com 5.400 deles diretos. A empresa implementou políticas voltadas para o apoio à carreira e ao bem-estar feminino. Além da Unilaser, universidade corporativa para preparar e formar colaboradores, ele ainda mencionou o projeto de apoio a mães de crianças com deficiência, inspirado por sua própria experiência como pai. "Temos uma responsabilidade não só com os clientes, mas também com as pessoas que trabalham para nós", afirma.
O executivo ainda destacou que um dos principais desafios enfrentados pelo mercado em geral é a falta de mão de obra qualificada, especialmente em áreas técnicas e de tecnologia. Ele mencionou que a empresa, assim como muitas outras, vem enfrentando dificuldades para atrair e reter profissionais, em parte devido à competição internacional, já que muitos trabalhadores de tecnologia podem ser contratados por empresas estrangeiras sem precisar sair do Brasil. Para mitigar essa situação, a Espaçolaser tem investido na formação interna, com programas de treinamento que preparam seus colaboradores, como o Unilaser, que oferece capacitação especializada para técnicos de depilação a laser. Contudo, o envelhecimento da população brasileira e a perda da janela demográfica adicionam complexidade ao cenário, pois o país não formou profissionais em quantidade e qualidade suficientes no passado para atender à demanda crescente no setor de serviços, destacando que as empresas brasileiras tem esse grande desafio a vencer.
Embora tenha deixado o cargo de CEO da Espaçolaser em 2022, passando o bastão para Magali Leite, Paulo continua atuando no conselho de administração da empresa, direcionando as estratégias futuras. Ele menciona que um dos maiores desafios da empresa hoje é lidar com a manutenção das centenas de unidades e garantir que todas estejam atualizadas com as regulamentações legais e padrões sanitários. “Temos um sistema rigoroso para acompanhar essas atualizações, que é essencial em uma rede do nosso porte, considerado que temos muitas regulamentações a exemplo de normativas da Anvisa”, explica.
Paulo vê um grande potencial de crescimento no público masculino e acredita que o futuro da estética no Brasil será marcado pela experiência do cliente. "A experiência no ponto de venda será cada vez mais importante. Não basta a loja ser bonita, é preciso que o cliente tenha uma experiência diferenciada", reflete ele.
A história de Paulo Morais é um exemplo inspirador de como determinação e visão podem transformar desafios em oportunidades. Da periferia de São Paulo ao comando de uma das maiores redes de estética do mundo, ele continua a inspirar e liderar com uma abordagem que valoriza tanto o crescimento empresarial quanto o impacto social. Sua trajetória reforça que o sucesso não está apenas nos números, mas nas pessoas e na experiência que elas vivenciam ao longo do caminho.