Congresso 2025
 

Orion amplia atuação no segmento de manutenção e engenharia

Investimento em capital humano, tecnologia e foco no relacionamento.

Por Léa Lobo

Como a Orion está crescendo no segmento de manutenção e engenharia

Da esquerda para a direita: Álvaro Tolentino Souza, responsável por Marketing e Novos Negócios, e Hugo Vilela de Araújo Pereira, Diretor Geral de São Paulo. Foto: Divulgação


A Orion, que atua no mercado de manutenção e engenharia, vem se destacando por seu foco em inovação tecnológica e na construção de relacionamentos sólidos com seus clientes. Em uma conversa recente com Hugo Vilela de Araújo Pereira, Diretor Geral de São Paulo, e Álvaro Tolentino Souza, responsável por Marketing e Novos Negócios, falamos sobre alguns dos projetos mais recentes da empresa, incluindo a mudança de escritório, os desafios enfrentados no setor e a estratégia que tem garantido o crescimento sustentável da organização.

Desde 2020, a Orion tem expandido fortemente suas operações em São Paulo, trazendo na bagagem a experiência acumulada em mais de 25 anos de atuação a nível nacional. Um marco importante dessa expansão foi o início da operação do Aeroporto de Congonhas, em que a empresa assumiu a responsabilidade pela manutenção das cabines primárias, grupos geradores e nobreaks responsáveis pela operação da torre de controle e do radar, em parceria com as forças aéreas.

Além de projetos em infraestrutura e serviços de manutenção, a empresa tem investido no desenvolvimento de soluções tecnológicas próprias. Em 2021 lançou uma startup focada em Internet das Coisas (IoT), que posteriormente foi renomeada para Cortex. Hoje, essa startup é responsável por uma plataforma de gestão em tempo real de operações prediais, industriais e de missão crítica, oferecendo um diferencial competitivo significativo.

Outro destaque da conversa foi o compromisso da empresa com a sustentabilidade, que tem incorporado a neutralização de carbono em seus contratos. Diversos contratos de manutenção de escritórios corporativos e data centers em São Paulo já operam na modalidade neutra de carbono através do plantio de árvores para compensação das emissões diretas e indiretas da operação, iniciativa totalmente alinhada com a valorização crescente das boas práticas ESG.

O foco em inovação, como apontado por Hugo, traz o desafio diário de explicitar os benefícios de novas tecnologias aos gestores de infraestrutura, já que muitas vezes não há previsão ou flexibilidade de budget para inovar no curto prazo. É um trabalho gradual de convencimento com base em indicadores sólidos de performance e de retorno financeiro.

Para enfrentar esse cenário, a Orion tem investido em estratégias de comunicação e relacionamento, complementa Álvaro. "A empresa tem participado de eventos voltados para diferentes setores e buscado uma abordagem mais eficaz com potenciais clientes que atuam fora da área técnica. Estamos certos de que o relacionamento com todos os nossos clientes e parceiros sob a filosofia do ganha-ganha e trabalho conjunto é e continuará sendo o nosso maior impulsionador de crescimento", afirmou Álvaro.

Um dos projetos mais inovadores realizado pela empresa foi a instalação completa de uma usina fotovoltaica com central meteorológica acoplada e a manutenção realizada através da tecnologia de realidade aumentada. O projeto teve destaque a nível internacional e abriu caminho para novas possibilidades no campo da engenharia.

Com crescimento contínuo e sólido, a Orion tem concentrado seus esforços em setores estratégicos como escritórios e condomínios corporativos, data centers e indústria. A empresa, que já é certificada ISO 9001 há muitos anos, também é credenciada para instalação e manutenção de Salas Cofre, posicionando-se como uma das poucas empresas do Brasil e do mundo aptas a oferecer essa que é a solução mais segura para ambientes de missão crítica.

Nessa vertical de missão crítica, diversas novas tecnologias também têm ganhado espaço, como o monitoramento e operação remotas e simulações fluidodinâmicas computacionais para definir o melhor layout da sala com foco em eficiência. Já é possível, por exemplo, realizar o monitoramento remoto da temperatura de um data center e, a depender de sua variação, realizar a abertura automática de chamado corretivo e acionamento de equipe volante plantonista.

Para atender a esse crescimento, a empresa mudou-se para a Avenida Francisco Matarazzo, 1500, Torre New York, no Complexo Empresarial da Água Branca, com o objetivo de também continuar valorizando o capital humano dentro da empresa. A Orion mantém uma forte política de formação interna, investindo em sua universidade corporativa para capacitar seus colaboradores e promover talentos internos. "Nosso maior objetivo é formar dentro de casa, garantindo que nossa equipe técnica e administrativa esteja sempre alinhada com os valores e com a qualidade que a empresa preza," concluiu Hugo.

A empresa tem se consolidado como uma referência no mercado de manutenção e engenharia, combinando inovação tecnológica com foco genuíno em relacionamento e sustentabilidade. Com uma estratégia clara de expansão e compromisso com a excelência, a empresa está bem-posicionada para continuar crescendo e inovando no mercado brasileiro.

Fica aqui o convite para quem tiver interesse em conhecer o novo espaço da Orion, que você pode acompanhar nas imagens desta reportagem.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP