NEOWRK
 

Como FM liderou ajuda para colaboradores durante enchentes

Lilian Ester Lohmann, gerente de CSC na Unimed Federação, esteve na linha de frente durante as enchentes em Porto Alegre.

Por Redação

Como FM liderou ajuda para colaboradores durante enchentes

Foto: Cristiane von Appen


Lilian Ester Lohmann chegou à Unimed Federação, em Porto Alegre, há dois anos e oito meses com o desafio de construir uma nova sede administrativa e gerenciar a área de Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Quando as enchentes no Rio Grande do Sul aconteceram, entre abril e maio deste ano, Lilian além de manter as estruturas seguras e em funcionamento, atuou de forma incessante juntamente com a sua equipe para fazer a diferença na vida das pessoas.

De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, as enchentes afetaram mais de 160 mil pessoas na cidade. Entre os colaboradores da Unimed Federação, muitos ficaram ilhados. A Unimed, neste sentido, realizou ações para arrecadação de suprimentos e identificou os colaboradores que precisavam de apoio urgente. A área de compras, sob gestão de Lilian, adquiriu itens necessários naquele momento, como cobertores, água e mantimentos.

“Nós montávamos kits, com os mantimentos e colchões, e nós mesmos levávamos. Assim, passávamos pelo corredor humanitário, que muito se falou na TV, para chegar as casas dos colaboradores. Então, foi um momento muito triste e de muita tragédia, que necessitou de união e empatia”, descreve a gerente.

Como FM liderou ajuda para colaboradores durante enchentes


Várias foram as ações tomadas pela empresa para acolher os colaboradores atingidos, mas como empresa de saúde, havia também a preocupação com os colegas que iriam ajudar a realizar a limpeza das casas dos parentes ou mesmo colegas atingidos. Lilian conta que lembra muito bem da ação de compra urgente numa tarde de sexta-feira, após uma reunião com a superintendência, de luvas, galochas, máscaras, óculos, numa força tarefa de compra, organização e distribuição. Isso só se consegue com uma equipe unida e motivada, que entende o momento crítico e assume o protagonismo da situação, conta ela.

O Sistema Cooperativo Unimed da qual a Unimed Federação faz parte, conta também com o Instituto Unimed/RS que imediatamente na primeira semana das enchentes iniciou uma campanha de arrecadação de valores bem como o recebimento de doações que foram revertidos em auxílio direcionado às necessidades individuais de cada Unimed do RS, bem como entidades assistenciais. Coube à equipe da Lilian realizar a compra e organizar a logística de transporte em meio ao caos sem estradas. Muitos caminhões com mantimentos, colchões e cestas básicas precisaram ser descarregadas e novamente a equipe do CSC estava mobilizada no auxílio à mais esse desafio.  

Além disso, algumas estruturas e uma locação temporária da Unimed Federação também foram impactadas pelas enchentes. Desde setembro do ano passado, a sede de Porto Alegre estava desocupada para um retrofit e os colaboradores estavam distribuídos em outras locações. “O locador me mantinha atualizada, enviava fotos e informações sobre a situação”, relembra Lilian. Ela destaca que a relação próxima com as pessoas facilitou a condução dos processos durante a crise. 

A ideia da nova sede, segundo Lilian, é transformar o ambiente de trabalho num local de bem-estar. Desde a pandemia de Covid-19, a Unimed Federação cresceu. Durante 2020 e 2021, com todos em home-office, era difícil visualizar o escritório com 100% de ocupação. Hoje em dia, caso todos fossem presencialmente, a antiga estrutura não comportaria. Com previsão de entrega para abril de 2025, o novo escritório terá espaços abertos e projetos de paisagismo.

Questionada sobre o que gostaria de destacar na sua carreira, Lilian coloca que além do encantamento que é a sua premissa de trabalho, o gosto por desafios e o cuidado na gestão de pessoas, a sede de conhecimento que a motiva, precisa ter, como em qualquer empresa, o foco no resultado que é muito importante no final de cada entrega realizada.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP