Expo 2025 - Credenciamento
 

Como FM liderou ajuda para colaboradores durante enchentes

Lilian Ester Lohmann, gerente de CSC na Unimed Federação, esteve na linha de frente durante as enchentes em Porto Alegre.

Por Redação

Como FM liderou ajuda para colaboradores durante enchentes

Foto: Cristiane von Appen


Lilian Ester Lohmann chegou à Unimed Federação, em Porto Alegre, há dois anos e oito meses com o desafio de construir uma nova sede administrativa e gerenciar a área de Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Quando as enchentes no Rio Grande do Sul aconteceram, entre abril e maio deste ano, Lilian além de manter as estruturas seguras e em funcionamento, atuou de forma incessante juntamente com a sua equipe para fazer a diferença na vida das pessoas.

De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, as enchentes afetaram mais de 160 mil pessoas na cidade. Entre os colaboradores da Unimed Federação, muitos ficaram ilhados. A Unimed, neste sentido, realizou ações para arrecadação de suprimentos e identificou os colaboradores que precisavam de apoio urgente. A área de compras, sob gestão de Lilian, adquiriu itens necessários naquele momento, como cobertores, água e mantimentos.

“Nós montávamos kits, com os mantimentos e colchões, e nós mesmos levávamos. Assim, passávamos pelo corredor humanitário, que muito se falou na TV, para chegar as casas dos colaboradores. Então, foi um momento muito triste e de muita tragédia, que necessitou de união e empatia”, descreve a gerente.

Como FM liderou ajuda para colaboradores durante enchentes


Várias foram as ações tomadas pela empresa para acolher os colaboradores atingidos, mas como empresa de saúde, havia também a preocupação com os colegas que iriam ajudar a realizar a limpeza das casas dos parentes ou mesmo colegas atingidos. Lilian conta que lembra muito bem da ação de compra urgente numa tarde de sexta-feira, após uma reunião com a superintendência, de luvas, galochas, máscaras, óculos, numa força tarefa de compra, organização e distribuição. Isso só se consegue com uma equipe unida e motivada, que entende o momento crítico e assume o protagonismo da situação, conta ela.

O Sistema Cooperativo Unimed da qual a Unimed Federação faz parte, conta também com o Instituto Unimed/RS que imediatamente na primeira semana das enchentes iniciou uma campanha de arrecadação de valores bem como o recebimento de doações que foram revertidos em auxílio direcionado às necessidades individuais de cada Unimed do RS, bem como entidades assistenciais. Coube à equipe da Lilian realizar a compra e organizar a logística de transporte em meio ao caos sem estradas. Muitos caminhões com mantimentos, colchões e cestas básicas precisaram ser descarregadas e novamente a equipe do CSC estava mobilizada no auxílio à mais esse desafio.  

Além disso, algumas estruturas e uma locação temporária da Unimed Federação também foram impactadas pelas enchentes. Desde setembro do ano passado, a sede de Porto Alegre estava desocupada para um retrofit e os colaboradores estavam distribuídos em outras locações. “O locador me mantinha atualizada, enviava fotos e informações sobre a situação”, relembra Lilian. Ela destaca que a relação próxima com as pessoas facilitou a condução dos processos durante a crise. 

A ideia da nova sede, segundo Lilian, é transformar o ambiente de trabalho num local de bem-estar. Desde a pandemia de Covid-19, a Unimed Federação cresceu. Durante 2020 e 2021, com todos em home-office, era difícil visualizar o escritório com 100% de ocupação. Hoje em dia, caso todos fossem presencialmente, a antiga estrutura não comportaria. Com previsão de entrega para abril de 2025, o novo escritório terá espaços abertos e projetos de paisagismo.

Questionada sobre o que gostaria de destacar na sua carreira, Lilian coloca que além do encantamento que é a sua premissa de trabalho, o gosto por desafios e o cuidado na gestão de pessoas, a sede de conhecimento que a motiva, precisa ter, como em qualquer empresa, o foco no resultado que é muito importante no final de cada entrega realizada.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP