Expo 2025 - Credenciamento
 

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

Por Natalia Gonçalves

Quatro iniciativas da Telhanorte para reduzir impacto ambiental das operações


O setor de construção é responsável por cerca de 21% das emissões globais de gases de efeito estufa, de acordo com o relatório de Status Global para Edificações e Construção, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Aliança Global para Edificações e Construção (GlobalABC). Conforme o estudo, ao longo de 2024 os líderes políticos e da indústria devem priorizar urgentemente ações que reduzam as emissões do setor. “Para alcançar os objetivos do Pacto Global, a descarbonização dos edifícios deve acelerar significativamente. Depender apenas de práticas comuns de construção e renovação não será suficiente”, afirma o relatório.

Com o intuito de contribuir para a redução do impacto ambiental do setor, a Telhanorte Tumelero, varejista de materiais de construção, consolidou a agenda ESG. Desde o ano passado, a empresa amplia a presença de Ecopontos para auxiliar no descarte correto dos resíduos das obras, pois, apesar da contração de caçambas para grandes obras ser responsabilidade do gerador, pequenas reformas ainda descartam de forma incorreta. "Muitas vezes, o cliente, o nosso consumidor, por falta de informação ou até mesmo de um local adequado, descarta isso no lixo comum", destaca Jordana Barros, diretora de operações gerais da Telhanorte Tumelero.

​"Nós temos o foco em ajudar o cliente na jornada de obra e se responsabilizar pelo material também faz parte dessa jornada. Então, a ação parte de profissionais da área de construção para pensar nesses resíduos de pequenas reformas", completa Rafael Paulino, diretor de marketing e e-commerce da varejista.

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Foto: Divulgação


​Para Jordana, o varejo possui o papel de envolver a indústria em iniciativas sustentáveis: "o nosso maior desafio, além da perenidade dos programas de sustentabilidade, é trazer a indústria conosco". Neste sentido, ela cita a dificuldade em ampliar a frota elétrica da operação. Segundo a profissional, além da disponibilidade de veículos ser baixa, o custo e a dificuldade para eficiência da operação ainda são altos.

Segundo a executiva, a meta da empresa é diminuir as emissões de CO2 em 16% até 2030, mas alcançar a neutralização até 2050. Confira iniciativas da varejista:

- Criação de Comitê 360:  o programa Sustenta+ já existia antes da gestão de Jordana, porém houve a criação de um comitê 360, que engloba representantes de quase todas as áreas da empresa e que descentralizou os pilares de ESG entre todos os colaboradores. Em um dos pilares, foi expandida a implementação de Centrais de Resíduos Sólidos para diversas lojas, tornando a cadeia de suprimentos e operações mais sustentável;

- Logística reversa: em conjunto com parceiros, já foram coletados e destinados corretamente mais de 190 mil lâmpadas e mais de uma tonelada de eletroeletrônicos. A meta é que a presença de Ecopontos nos estacionamentos seja ampliada neste ano;

- Conscientização dos colaboradores: desde palestras, intervenções até peças de teatro, a Telhanorte Tumelero utiliza de diferentes métodos para abordar temas de sustentabilidade com os colaboradores. Além disso, em lives mensais existe a apresentação de resultados das ações do programa Sustenta+. Na Semana da Sustentabilidade, realizada em junho, a empresa promove diversas ações alusivas ao tema, contemplando os três mil colaboradores da rede;

- Eficiência energética: outra ação foi a implantação de placas fotovoltaicas. Só em 2023, essa iniciativa gerou economia estimada de 50.000kWh, que representa mais de 500 árvores poupadas.

Outro desafio, segundo Jordana, é de levar a mensagem correta e manter os funcionários engajados com as causas. “Por isso, é importante constantemente reportarmos os resultados e conquistas para que a mentalidade de todos esteja voltada para o mesmo objetivo. Ainda há muito o que ser feito, mas o caminho está traçado à medida que a agenda ESG se torna um compromisso que guia todas as ações da companhia”, observa.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP