Palestra Arquitetura
 

Localiza Labs: como foi retrofit de construção da década de 1950?

De estruturas comprometidas até substituição total da cobertura: confira detalhes do projeto de 6,3 mil m² de área construída.

Por Natalia Gonçalves

Localiza Labs: como foi retrofit de construção da década de 1950?

Foto: Divulgação


O projeto da Localiza Labs, área de tecnologia e ciência de dados da Localiza, teve como principal desafio o retrofit de cinco galpões industriais da década de 1950. Em condições precárias, as edificações dos galpões apresentavam diversos problemas, inclusive estruturas comprometidas. Ao todo, são 6.358,60 m² de área construída e projetada pela Athié Wohnrath, escritório de arquitetura e construtora.

Segundo Sérgio Athié, arquiteto e fundador da Athié Wohnrath, foi necessária uma avaliação cautelosa, a fim de garantir a recuperação de toda a estrutura de concreto perimetral, sem comprometer as vedações das fachadas. "Além disso, foi feita a substituição total da cobertura antiga, estruturada em vigas de madeira, por uma nova, metálica, com telhas isotérmicas e uma usina de energia solar", destaca.


Localiza Labs: como foi retrofit de construção da década de 1950?

Foto: Divulgação


Ainda, durante o período de execução, o projeto enfrentou as consequências da pandemia de Covid-19, como a escassez de materiais e mão-de-obra em algumas frentes de trabalho. "Para mitigar essas questões, foram adotadas várias estratégias. Uma das mais relevantes foram os monitoramentos contínuos do andamento da obra e do número de trabalhadores em campo através do a|w Check, um sistema de controles desenvolvido internamente", lembra Athié.

Com cerca de 600 colaboradores, a Localiza Labs foi projetada para oferecer a sensação de aconchego e home felling. As áreas de trabalho, por exemplo, seguem o modelo de squads e contam com estações de trabalho móveis. Além disso, houve a criação de lounges e de áreas de convivência, que conectam os ambientes externos e internos.


Leia também: Devolver ou reformar o escritório?


As áreas de descompressão, de acordo com Athié, são uma tendência pós-pandemia. “Os escritórios vêm ampliando essas áreas, com novas funcionalidades, por exemplo, para aumentar a socialização entre as equipes. Assim, são espaços pensados para estreitar laços, ‘jogar conversa fora’ e favorecer a troca informal de ideias.  Afinal, as pessoas precisam de conexões interpessoais”, afirma.

“Os espaços de descompressão surgiram há mais de 20 anos, nas empresas do Vale do Silício, e esta cultura de oferecer um local de descanso, contemplação e recuperação no ambiente de trabalho se espalhou ao redor do mundo. As empresas reconheceram e entenderam este olhar mais humanizado para o colaborador e que estas pausas são fundamentais para garantir saúde, bem-estar e produtividade”, explica Athié.

Na Localiza Labs, as áreas de descompressão foram projetadas com ênfase em atividades de socialização, convívio e colaboração entre as pessoas. Neste sentido, para o sucesso da entrega, conforme o empresário, a equipe de Facility Management da Localiza foi envolvida desde os primeiros rascunhos do projeto até a entrega final da obra. 

​Durante a concepção do projeto, a sustentabilidade era umas prioridades da Localiza. "Em princípio definimos a meta de LEED Gold para o projeto, mas a utilização de sistema fotovoltaico e o reaproveitamento de água da chuva nos levaram à certificação nível Platinum, a mais alta", compartilha Athié. Além do investimento em alta tecnologia e na revitalização do entorno da Localiza Labs, a utilização de 40% da edificação é proveniente de energia solar, o que contribuiu para a conquista da certificação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP