19º Congresso InfraFM
 

Facilities Management: pilares da implementação e gestão assertivas

Confira pontos principais recomendados pela Cushman & Wakefield

Por Cushman & Wakefield

Facility Management: pilares da implementação e gestão assertivas

Foto: Divulgação

Ao atuar em qualquer área do mercado imobiliário, o conhecimento e o domínio técnico são de grande importância para atingir os melhores resultados e buscar a melhoria contínua.

No Facilities Management, não é diferente. Para cada tipo de operação ou segmento de atuação existe uma forma diferente de composição da área ou de serviços cobertos por essas áreas: A cada novo cliente iniciamos uma etapa de aprendizado e essa busca por conhecimento e domínio é muito importante para o crescimento e, consequentemente, maturação dessa operação.

É preciso ressaltar que não há uma “receita de bolo”, por exemplo, ao gerenciar clientes de diversos segmentos, aprendemos que o Facilities Management não é igual em nenhum deles, cada cliente tem sua particularidade. Devemos estar atentos às necessidades de customização de nossas soluções de gestão integrada as necessidades de específicas de cada cliente.

Os serviços de Facilities Management da Cushman & Wakefield são customizados levando em consideração os objetivos que cada cliente deseja alcançar em seu core business. A melhoria contínua do desempenho produzida pelas soluções customizadas levam o FM a ser analítico e criativo na busca de maneiras de se tornar mais eficiente no atendimento às expectativas dos clientes.

A complexidade de atuação e requisitos de desempenho em uma indústria é bem diferente da atividade de um shopping center, por exemplo. Os times de Facilities Management devem estar preparados para se adaptar aos mais variados ambientes.

Trazemos aqui os principais pontos que os times de Gerenciamento de Facilities da Cushman & Wakefield consideram para implementação de uma gestão assertiva:

•    Conceitos
Aplicar conceitos de gestão focados em agregar nos modelos existentes.

•    Padronizar
Entender processos, construir modelos, sugerir melhorias e aplicar as melhores práticas de mercado.

•    Documentar
Criar Playbook  que remeta às ações da operação e modelos de entrega adequados à cada operação, de modo a trazer confiabilidade e padrões.

•    Aprendizado
Criar meios e agendas para aprendizado do dia a dia dos locais gerenciados, buscando informações relevantes para o desenvolvimento do trabalho.

•    Aprimorar
Trabalhar com benchmark, buscar sempre a melhor eficiência técnica, operacional e financeira.

Cada pilar contribui para a evolução constante de cada operação, ajuda a preparar as entregas e, principalmente, trazem qualidade e confiabilidade na continuidade do negócio dos clientes.

Diante desses desafios, a cada implantação buscamos atuar com alguns passos de extrema importância para potencializar a maturação de cada novo projeto. Vale ressaltar que essa mesma prática vale para operações e projetos já em andamento que necessitam de alguma melhoria específica.

O Facilities Management precisa se esforçar para melhorar continuamente o desempenho e permanecer relevante como função de valor agregado e vantagem comercial para as organizações. O foco de nossas soluções procura aumentar o reconhecimento e o respeito pelo FM.

Metodologia Cushman & Wakefield

A Cushman & Wakefield está preparada para suportar as mais diversas soluções aplicadas ao mercado imobiliário. Conte com nossos experts para um desenho adequado e personalizado para sua operação.

Nossos times estão prontos para utilizar as melhores práticas de mercado e sempre abertos ao uso de metodologias que tragam a eficiência operacional, sempre prezando pela governança, transparência e por potencializar o seu negócio.

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