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Nubank: uma década de inovação e crescimento na América Latina

Do cartão de crédito à revolução de espaços de trabalho: Uma análise da jornada de uma das maiores fintechs do mundo e sua estratégia para manter o "mundo roxo" em constante evolução.

Da revolução dos cartões de crédito aos espaços de trabalho: Uma análise da jornada do Nubank e a estratégia de REWS para manter o Foto: Divulgação

O Nubank é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais no mundo, servindo 85 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A operação brasileira encerrou o mês de julho com mais de 80 milhões de clientes no país. Esse número mais do que dobrou em dois anos, desde junho de 2021, quando o Nubank tinha uma base de 41 milhões.

De acordo com dados do Banco Central do Brasil (BCB) do segundo trimestre de 2023, o Nubank é a quarta maior instituição financeira do país em número de clientes. A companhia também está entre as três instituições com menor índice de reclamações no país, reforçando o foco da empresa em colocar o cliente em primeiro lugar, por meio de seu serviço premiado e produtos inovadores.

Guiado pela missão de combater a complexidade do sistema financeiro e de dar mais autonomia às pessoas, o Nubank tem promovido a inclusão financeira na América Latina, gerando um impacto positivo nas comunidades onde atua. O Nubank tem atualmente mais de 7.000 funcionários de mais de 50 nacionalidades, que possibilitam que os clientes tenham acesso aos melhores serviços financeiros. 

O Nu nasceu em 2013 com a estratégia de construir o futuro dos serviços financeiros na América Latina tendo como primeiro produto o cartão de crédito. No entanto, em apenas alguns anos, a empresa atingiu o status de um app multiplataforma, por conta das diversas verticais, como Conta, Empréstimos Pessoais, produtos para PMEs, Seguros, Investimentos, Marketplace, entre outras funcionalidades. 

Hoje, em 10 anos de existência, o Nubank se tornou um dos maiores emissores de cartão de crédito no Brasil. As últimas conquistas e os resultados financeiros mostram que a empresa está provando que o modelo de negócios é forte e lucrativo.
E para suportar todo esse crescimento, o leitor acompanha agora o trabalho da área de Real Estate e Workplace Solutions (REWS).

Como está estruturada a área da REWS?

A área de Real Estate e Workplace Solutions (REWS) no Nubank foi estruturada por meio de um modelo operacional global, de forma a adequar as equipes dentro de seus escopos de trabalho e planos de carreira. No modelo de operação que temos hoje, integramos nossos parceiros com o mesmo esforço que integramos os nossos funcionários e trabalhamos como uma única equipe,  promovendo a melhor experiência para os nossos funcionários e clientes, de maneira segura e eficiente.

Ao projetar espaços e entregar serviços que representam a cultura do Nubank, criamos um ambiente único de inovação e integração e fornecemos aos Nubankers ferramentas e espaços para aproveitar ao máximo o tempo de trabalho, aumentando o conhecimento da marca e apoiando a atração de talentos. Para que isso aconteça, a área de REWS conta com um líder de área para cada uma das frentes: Real Estate; Workplace Solutions (Facilities Management) e a recém incorporada área de Corporate Security.

Quem são os Heads de REWS e quais são as atribuições de cada um deles no dia a dia da gestão? 

O plano de REWS está organizado de forma a atender as necessidades do negócio ao fornecer locais de trabalho globais, garantir um local de trabalho seguro, protegido e bem conservado e buscar eficiência e melhores oportunidades de governança ao oferecer uma experiência única que reforça nossa cultura e fortalece nossa marca. Como alinhamento a este plano, a área de REWS se organiza da seguinte forma:

REWS - Carolina Foley possui 20 anos de experiência em Gerenciamento de Projetos e Liderança de Operações, com foco principalmente no setor imobiliário em toda a América Latina. Ela também é coautora do Livro “Soft Skills - Competências essenciais para os novos tempos”. Carolina Foley é a Head de Real Estate & Workplace Solutions no Nubank e traz sua expertise na área imobiliária, de gestão de projetos e gestão de facilities de forma a garantir o alinhamento entre as necessidades do negócio e o escopo de trabalho de REWS, atuando como porta voz para stakeholders internos e externos. É responsável pela estratégia de REWS contando, sob sua responsabilidade, com um portfólio de mais de 42.000 metros quadrados globalmente, com forte atuação junto à liderança no que diz respeito ao crescimento da companhia e no plano de longo prazo do Nubank, alinhados à política de modelo híbrido de trabalho da companhia. Lidera uma equipe interna de aproximadamente 30 pessoas nos diversos países de atuação do Nubank, além de todos os parceiros externos que apoiam as operações em nossos escritórios.

Real Estate - Cris Callamari é Graduada em Arquitetura e Urbanismo com foco e MBA em Gerenciamento de Projetos, ela possui expertise em Gestão de Portfólio Imobiliário, Design & Construção, trabalhando com empresas nacionais e multinacionais. A área de Real Estate, liderada por Cristina Callamari, é onde todos os processos começam. É responsável pelos escritórios do Nubank ao redor do mundo e trabalha de forma a garantir que tenhamos visibilidade e interesse pela marca necessários para acompanhar o crescimento do Nubank e o alinhamento cultural com Nubankers e clientes. A área de Real Estate monitora oportunidades, tendências e métricas do mercado imobiliário para garantir que estamos sendo eficientes em custos e uso de espaço.  No Nubank, sua atuação permeia duas áreas principais:

  • Gestão de Portfólio: responsável pelo desenvolvimento da estratégia de Real Estate, incluindo programas que facilitam o gerenciamento de informações e contratos globais, como o detalhamento dos reajustes anuais de aluguéis. Acompanha os dados de crescimento e ocupação de nossos escritórios de forma a traçar estratégias para melhor uso dos espaços e possíveis expansões, adequações ou reduções.
  • Design & Construção: lidera o desenvolvimento de conceitos, visual e funcional dos programas de nossos escritórios alinhado com a cultura, identidade visual, expressão e estratégia da nossa marca, e gerencia a implantação de todos os projetos de REWS, de acordo com os requisitos técnicos de cada um dos mais de 42.000 metros quadrados dos nossos escritórios, em parceria com designers, consultores, projetistas e construtoras.

Workplace Solutions - Lucas Pedro é Formado em Engenharia de Produção, com especialização em Gerenciamento de Projetos, possui mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de Facilities, operações, planejamento e controle orçamentário, otimização de processos, eficiência, entre outros serviços. No Nubank, Lucas atua nas seguintes frentes de trabalho: Facilities Management, Workplace Experience e Safety & Environment.  Sob sua gestão estão todos os serviços e soluções de Facilities como limpeza, manutenção, recepção, mensageria, estacionamento e sistemas de ar condicionado,  hidráulico e elétrico, entre outros serviços de operação dos mais de 42.000 metros quadrados dos nossos escritórios. Além disso, é líder da área de Workplace Experience, que aborda o escopo de eventos internos, viagens corporativas, mobilidade (aplicativos de transporte), serviços de catering e alimentação dentro de nossos escritórios. Para garantir que as áreas mencionadas estejam seguras para todos os Nubankers e visitantes, Lucas também lidera o time de Safety,  assegurando que as normas e legislações vigentes de segurança do trabalho, além de todos os procedimentos de emergência como brigada de incêndio, plano de abandono de emergência,  estejam atualizados e que os protocolos sejam seguidos por todas as pessoas. É o responsável pelo direcionamento e acompanhamento da execução tática e operacional dos parceiros externos de gerenciamento de Facilities.

Corporate Security - Paulo Lopes é Formado em Ciências Navais pela Escola Naval, profissional de gestão de riscos de segurança, com certificação CPP e ampla experiência em segurança corporativa.  Especialista em segurança empresarial, gestão de crises, segurança física, proteção executiva, e investigações. Pioneiro na implantação do programa de segurança para a WeWork na América Latina, atuou como gerente regional para a Vale S.A na organização e implementação de projetos  estratégicos na Guiné, Malásia e Moçambique. Desempenhou a função de chefe de segurança e gestor de crises para a Embaixada Brasileira no Haiti antes, durante e após os eventos depois do terremoto de janeiro de 2010. Antes da iniciativa privada, serviu por 19 anos como Oficial de Marinha, no Corpo de Fuzileiros Navais, onde se especializou em Operações Especiais, trabalhando a grande parte de sua carreira militar junto aos  Comandos Anfíbios.

A área de Segurança Corporativa no Nubank atua para garantir a segurança física, gestão de crises, segurança ao viajante, segurança de eventos, investigações internas, na proteção executiva, e para tal conta com o apoio de parcerias estratégicas e um conjunto de políticas, procedimentos e diretrizes que estabelecem os processos de segurança empresarial adotados pela empresa. 

Como está o modelo híbrido do Nubank (Nu Way of Working)?

O Nu Way of Working é o modelo híbrido implementado na empresa em junho de 2022 com o objetivo de estabelecer maior colaboração entre as equipes presencialmente e ainda manter a flexibilidade do trabalho remoto. A política foi desenhada após um trabalho extenso e cuidadoso de benchmarking com outras empresas, pesquisas em torno do futuro do trabalho, 
além da análise dos dados internos do Nubank e entrevistas com colaboradores.

Os times contam com um calendário com as datas estipuladas ao longo do ano (uma semana presencial a cada três meses, podendo ser mais frequente). A proposta é que a semana no escritório possibilite trocas mais diretas, aproximação entre os times e participação em eventos e rituais que são importantes para a cultura do Nubank. 

Ainda assim, a flexibilidade do trabalho remoto continua em voga, permitindo que os colaboradores tenham maior flexibilidade para escolher onde residir, por exemplo, e não precisem fazer trajetos longos para o escritório no dia a dia. Vale ressaltar que todos os Nubankers ainda têm acesso a benefícios (como descontos em passagens aéreas, ônibus e hotéis) quando precisarem ir ao escritório.

Da mesma forma, para as pessoas e os times que desejam trabalhar mais tempo no escritório, há a possibilidade de reservar mesas e áreas do Nubank, de forma voluntária. 

Descreva a infraestrutura atual do site da Capote Valente

A sede do Nubank se localiza na rua Capote Valente, em Pinheiros, na cidade de São Paulo.  A recepção do prédio principal tem um espaço aberto aos visitantes: wi-fi gratuito, o NuCafé, uma cafeteria com vários produtos personalizados com a cor característica da marca, e uma piscina de bolinhas, uma das principais atrações para quem deseja atualizar as redes sociais com uma foto na sede do Nubank. Além disso, há uma parede ilustrada com a história da empresa, desde a origem da marca e passando pelas principais conquistas nesses 10 anos de existência. Essas são algumas formas criativas que o Nubank encontrou para receber os clientes que desejam conhecer de perto o mundo roxo e um pouco da rotina de uma empresa que já surgiu digital. Neste piso também estão os dois espaços destinados a eventos – o Auditório e a Sala Day One.

Também há espaços mais privativos no site da Capote Valente, como a sala para lactação, o espaço Zen, para quem deseja um momento de descanso durante o dia, e a biblioteca, que abriga os principais prêmios de toda a trajetória do Nubank. Algumas escadas acima, ainda há o rooftop, com uma vista privilegiada de São Paulo, além de espaços para lazer, como quadra de basquete e campo de futebol.

O escritório, localizado no encontro da Capote Valente com a Rebouças, conta ainda com varandas em cada um dos andares para um momento de trabalho ao “ar livre”, mezaninos com salas de reunião e mobiliário mais divertido, um espaço de descontração com video-game, mesa de sinuca e pebolim. O HQ1, como é conhecido pelos Nubankers, conta com 682 mesas de trabalho e  1.306 lugares (Collabs, meeting room, phone booth, eventos) para trabalhos e reuniões colaborativas distribuídos em oito andares.

Ainda na Capote Valente, os colaboradores do Nubank contam com mais um edifício de apoio para alocar mais unidades de negócios durante as semanas presenciais de trabalho, com 16 andares e um bar localizado no térreo.

Conte-nos sobre o novo projeto da Vila Leopoldina

Todos os prédios do Nubank transmitem a personalidade e o DNA do mundo roxo e isso não é diferente no novo escritório do Nubank, localizado no complexo chamado Spark. São mais de 10 mil metros quadrados destinados a abrigar times maiores, grandes eventos, treinamentos e celebrações. 

A proposta do Spark é promover um ambiente de alta performance para o desenvolvimento de produtos e serviços com a melhor qualidade possível, além de proporcionar aos Nubankers a melhor experiência durante o trabalho presencial. 
A escolha pela região considerou pesquisas internas e projetos internacionais que transformaram antigos distritos industriais em um cenário criativo e empreendedor, que reúne empresas, arte, gastronomia, eventos e tecnologia. O entorno conta com 300 mil metros quadrados de área útil, com áreas já disponíveis para uso e, somente o condomínio Spark, conta com um centro de inovação independente que reúne pessoas, startups e outras empresas em um movimento de transformação e de geração de ideias que desafiam as mudanças necessárias para criação de soluções em diversos setores da economia.

O espaço de trabalho da Vila Leopoldina foi projetado para receber mais de 2.000 Nubankers diariamente, considerando mesas de trabalho, salas de reunião e espaços dinâmicos e colaborativos. O novo escritório também contará com um espaço aberto ao público, proporcionando uma experiência única aos clientes e visitantes do universo roxo.

Qual é o trabalho de REWS para manter o valor da propriedade, a qualidade e inovação dos espaços e, principalmente, manter a nação roxa feliz?

O poder de estarmos fisicamente juntos é único, especialmente na cultura Latino Americana. A neurociência já provou os impactos negativos de não haver o contato físico. Porém, em um período pós isolamento social, as exigências culturais, comportamentais e até mesmo de saúde e bem-estar precisaram ser repensadas por completo.

2022 foi um ano muito esperado para o mundo e para a área de REWS pois abriríamos nossos escritórios totalmente repaginados e estaríamos fisicamente juntos novamente. Após recebermos a definição da política de trabalho híbrido do Nubank, conseguimos projetar e redefinir todos os nossos escritórios para entregar espaços alinhados com o novo modelo de trabalho e com as recentes demandas do “anywhere office”. Com novos conceitos surgindo, um desafio se fez presente: “como criar espaços colaborativos, integrativos e que geram desejo de presença, considerando um novo universo de trabalho no qual podemos atuar de qualquer lugar do mundo?”

Nós trabalhamos para entregar projetos e experiências que reforcem a nossa cultura e que impulsionem o valor de estarmos fisicamente juntos, ao mesmo tempo em que continuamos a garantir um local de trabalho adequado, seguro e com forte senso de pertencimento – extremamente importante em um período pós isolamento social.

O nosso trabalho diário é criar espaços que contribuam com a estratégia de negócios, que suporte o crescimento do Nubank nas regiões de atuação, sendo uma alavanca adicional para atrair os melhores talentos. Para que isso seja possível, atuamos diariamente com diferentes áreas do negócio de forma a contemplar aspectos culturais importantes tanto para a sociedade quando para a cultura organizacional do Nubank. Nos últimos dois anos mantivemos um olhar dedicado aos espaços que precisávamos construir e aos serviços que precisávamos oferecer, porém com uma visão direcionada às novas demandas de uma sociedade que preza por um mundo melhor:

  • Diversidade e inclusão: todos os nossos espaços são projetados para que todas as pessoas se sintam confortáveis. Participamos ativamente, desde o momento de concepção de um novo projeto, de discussões com o time de D&I do Nubank e consultores externos de forma a criar um ambiente inclusivo e integrativo para todas as pessoas. Empresas bem-sucedidas em promover diversidade, equidade e inclusão sabem que necessariamente precisam incorporar estes elementos nos espaços físicos, garantindo um ambiente que é totalmente inclusivo.
  • Sustentabilidade: todas as nossas decisões são pautadas em como gerar o menor impacto ambiental possível. A manutenção sustentável, da escolha de um fornecedor ao material dos utensílios que usamos, o descarte e reciclagem de resíduos, a análise semanal do consumo de água e energia é minuciosamente conduzida por um time dedicado a eficiência operacional e ambiental com a consciência de que isso se tornou o padrão mínimo para construções e operações.
  • Espaços inovadores: one size does not fit all. Não podemos assumir que as pessoas seguirão o mesmo padrão de uso dos espaços. O design dos espaços deve estar conectado com o seu propósito para que funcionem adequadamente. Há grupos que precisam de áreas dedicadas aos momentos de foco, àreas que lidam com criação precisam de espaços mais colaborativos, outros grupos precisam de várias telas e grandes monitores, entre outras necessidades. O nosso trabalho é adequar todas essas necessidades a um ambiente convidativo, inclusivo e sustentável, além de ser totalmente integrado por meio de tecnologias vanguardistas que propõem a melhor experiência entre o trabalho nos escritórios X o trabalho remoto de qualquer lugar do mundo.
  • Governança: entendemos nos últimos anos a importância da construção e análise de dados para a melhor tomada de decisão. Desde 2022 implementamos ferramentas e dashboards para análise acurada de dados para que todas as decisões sejam pautadas em dados e fatos.

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