11ª Expo InfraFM
 

A importância da equipe de utilities do Assaí Atacadista

Lucas Attademo, Gerente de Projetos do Assaí Atacadista, fala sobre a operação das lojas no país e seu contexto sustentável.

A importância da equipe de utilities do Assaí Atacadista que possui mais de 260

Quem acompanha as temáticas sobre eficiência energética e hídrica no Brasil e no mundo, já deve ter visto no noticiário, por exemplo, que o Assaí Atacadista ocupou, ao longo de 2022, o 1º lugar na Categoria de Consumidor Especial com o maior volume de energia contratada via mercado livre; que implanta soluções que trazem eficiência de recursos hídricos; que disponibiliza serviço de recarregamento gratuito para carros elétricos em mais de 20 unidades e também que 95% da energia consumida pela Companhia é proveniente de fontes limpas, dentre outros destaques atrelados ao seu sólido planejamento de eficiência energética e hídrica.   

Todos esses resultados não são isolados e integram uma gestão que está trabalhando, árdua e seriamente, atrás dos bastidores, sempre focada nas melhores práticas de ESG, para reduzir suas emissões em 38% até 2030, com base no total emitido por sua operação em 2015.

Para conhecer parte dos atores que atuam em prol desses resultados, convidamos Lucas Attademo, Gerente de Projetos do Assaí Atacadista para nos contar sobre o seu dia a dia de gestão da área e da sua equipe, acompanhe:   

Quem é o Lucas Attademo (perfil profissional, formação...)    
Sou um profissional apaixonado pelo tema ESG, principalmente no que diz respeito a iniciativas de eficiência energética. Sou capixaba, natural de Vitória, e possuo formação acadêmica em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, Pós-Graduado em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e tenho passagens profissionais por multinacionais como Engevix, AES Brasil e GRU Airport.       

Quando entrou no Assaí e quais tem sido os seus desafios de gestão?    
Ingressei no time do Assaí Atacadista em 2015, como Coordenador de Planejamento Financeiro. Fiquei nesta função por cerca de três anos, na qual tinha como objetivo desenvolver o planejamento financeiro dos investimentos da Companhia. Depois disso, em 2019, passei a ser Gerente de Projetos da Companhia, cargo que ocupo atualmente e na qual sou responsável pela gestão das contas de água, energia, gás e diesel da empresa. Nesta função, tenho o grande desafio de, juntamente com o meu time, avançar, diariamente, em nossas ações em prol da eficiência hídrica e energética da Companhia.      

No Assaí, temos o compromisso com a agenda climática e sabemos do nosso importante papel no setor de varejo assim como na sociedade como um todo em implantar ações que contribuam para uma transição energética que conte com matrizes mais limpas e com eficiência hídrica em nossas unidades. Nesse sentido, sabemos que o desafio é grande, mas buscamos acompanhar as tendências de mercado e implantar ações contínuas para avançarmos no tema, além de estimularmos o consumo consciente entre todos(as) os(as) nossos(as) mais de 70 mil colaboradores(as) e em nossos(as) 30 milhões de clientes que passam por nossas lojas todos os meses.    

Em relação ao público interno, um grande desafio é mostrarmos para eles(as), na prática, como o trabalho em equipe, principalmente do time de nossas lojas faz a diferença para a ompanhia no que diz respeito a um consumo de energia e água conscientes. Para isso, promovemos treinamentos e capacitações para que eles(as) possuam um olhar técnico sobre o tema. Além disso, temos outras iniciativas que atuam em sinergia com essa temática, como o fato de disponibilizarmos eletropostos aos(as) nossos(as) clientes, por exemplo, em determinadas lojas do Assaí e que permitem o recarregamento gratuito de carros elétricos com base em uma fonte de energia limpa.   

A importância da equipe de utilities do Assaí Atacadista que possui mais de 260

Foto: Divulgação

Como está estruturada a sua equipe para entregar os resultados de eficiência elétrica e hídrica?    
Em relação ao meu time, conto com uma equipe interna administrativa, formada por cerca de oito pessoas, que realiza toda a inteligência da parte estratégica e operacional referente as frentes energética e hídrica. Além dessa equipe fazer a gestão das lojas presentes no mercado livre de energia, por exemplo, buscamos, cada vez mais, apoiar e desenvolver parceiros que possam nos ajudar a otimizar e economizar os recursos em conjunto com a equipe de cada uma de nossas lojas.    

Como fazem para atualizar as lojas dentro dos conceitos de ecoeficiência, considerando que estão operando as lojas desde o nascedouro do grupo atacadista? E nas novas construções, seguem os mesmos padrões?    
Dentre as outras iniciativas que implantamos, as novas lojas do Assaí são inauguradas com iluminação 100% em LED; ilhas de congelados e refrigerados com portas de vidro; fachada de vidro com telhas translúcidas que garantem um melhor aproveitamento da luz natural e contribuem para a diminuição do consumo de energia. Em relação as lojas mais antigas da empresa, a alteração para iluminação LED já está sendo realizada juntamente com a automatização dos sistemas de ar-condicionado e implementação de sistemas de refrigeração mais eficientes. 
 
Sobre a eficiência hídrica, dentre as iniciativas da companhia, contamos com a parceria, por exemplo, da W-Energy, desde 2021, que nos apoia no processo de gestão hídrica de 60 lojas. Por meio dessa iniciativa, foram instaladas tecnologias economizadoras de água em todos os pontos de consumo dessas unidades e a empresa parceira nos auxilia na mensuração, controle e apoio na redução de tal consumo de água, com base no histórico de cada loja, enquanto o nosso time interno pode focar na operação da unidade em si e no atendimento aos(as) nossos(as) clientes.   

Quando entraram para o mercado livre de energia quais os resultados para o Assaí, considerando não apenas os aspectos financeiros, mas os impactos positivos para o meio ambiente e para a imagem do Assaí perante o segmento?    
Um importante passo foi a nossa migração para o mercado livre de energia, que conta com energia proveniente de fontes renováveis, ou seja, de matrizes eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas. Em 2022, atingimos 98,1% das operações convertidas ao modelo, incluindo lojas, matriz e centros de distribuição – ajustado ao ritmo acelerado da nossa expansão, de modo que todas as lojas inauguradas já passaram a contar com fontes limpas. Essa ação também está associada à redução de consumo de óleo diesel, uma vez que este combustível é utilizado nos geradores de energia, que eram anteriormente acionados nas unidades em horários de ponta (períodos do dia em que existe maior demanda de consumo). Ao migrarmos para o ambiente livre de contratação, retira-se a necessidade de acionar os geradores, resultando em menor consumo de diesel e, consequentemente, menor nível de emissões de gases de efeito estufa, que estão atrelados ao escopo 1.     

Do ponto de vista financeiro, esse sistema é mais ágil e econômico, permitindo um canal direto entre o fornecedor de energia e o consumidor final. Em relação a frente ambiental, sem dúvidas, os impactos são muito positivos. Como mencionei anteriormente, esse sistema de contratação de energia nos permite um consumo energético proveniente de fontes limpas e, inclusive, ao longo de 2022, ocupamos o 1º lugar na Categoria de Consumidor Especial com o maior volume de energia contratada via mercado livre, dado publicado mensalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) – órgão regulamentador do setor no Brasil.   

Sabemos que ter uma equipe consciente de suas atribuições é um grande desafio. Como sensibilizam a base da operação para estarem atentos aos desperdícios elétricos e hídricos?    

Acredito que esse é o maior desafio, pois os(as) nossos(as) colaboradores(as) são os(as) protagonistas nestas ações, além de atuarem como multiplicadores deste compromisso externamente. Pela nossa grande capilaridade – estamos presentes em 23 Estados e no Distrito Federal – e por contarmos com mais de 70 mil colaboradores(as) em todo o país, temos um forte papel de conscientizar o nosso público interno.

Para isso, contamos com uma série de treinamentos rotineiros e específicos, desenvolvemos campanhas de conscientização sobre o uso correto de recursos de água e energia elétrica e estabelecemos também metas internas por loja, com o objetivo de ampliarmos, cada vez mais, o nosso impacto positivo perante o tema.  Além disso, a parceria com uma empresa especializada, como é o caso da W-Energy, ajuda a nossa empresa nas metas estabelecidas.   
   
Qual é o papel dos fornecedores para que você consiga obter esses resultados?    
Os nossos fornecedores são importantes parceiros para que possamos cumprir com os nossos objetivos internos, pois eles nos oferecem ferramentas e mecanismos que agregam em nossa atuação diária. Para se ter uma ideia, contar com tecnologias modernas de forma a facilitar a interação com o time de loja, por exemplo, além da velocidade de resposta em uma situação de crise, como um vazamento de água, por exemplo, são papeis fundamentais em nosso dia a dia da operação e, por isso, primordiais na escolha dos nossos parceiros. É o caso da nossa parceria com a W-Energy que, por meio do serviço de telemetria e prestação de serviço as a service, nos apoia em uma gestão ainda mais assertiva sobre o consumo hídrico de nossas lojas.   
 
O que, na sua opinião ainda é importante ser desenvolvido no mercado fornecedor e prestador de serviços terceirizados, para que a gestão da Companhia consiga ser ainda mais eficiente?    
Velocidade de atuação e tecnologia são fatores fundamentais para que essa parceria seja produtiva e assertiva. No mundo atual, a ferramenta que as pessoas utilizam com mais frequência é o celular e trazer soluções mobile que possam agregar essa comodidade para as pessoas são diferencias na prestação de serviço.    

É muito gratificante observar que o mercado do varejo também tem uma preocupação de ser certificado: Great Place to Work. Comente.    
Com certeza é motivo de muito orgulho sermos certificados com o selo Great Place To Work (GPTW), que é organizado pela consultoria global do mesmo nome e que avalia as organizações a partir da cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Trata-se da primeira vez que participamos dessa avaliação e o resultado reforça o alto nível das práticas de pessoas e governança. Na Companhia, estamos muito orgulhosos com este resultado, porque reforça que os(as) nossos(as) colaboradores(as) têm muito orgulho em fazer parte do Assaí e validam nossas práticas de pessoas quanto à desenvolvimento, oportunidade, incentivo, respeito e valorização.

UM EXÉRCITO DE PENSADORES VERDES

A capacitação desempenha um papel fundamental no contexto sustentável, pois permite o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e competências necessários para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos relacionados à sustentabilidade. A importância da capacitação no contexto sustentável pode ser observada em várias áreas, como: Consciência ambiental; Inovação e tecnologia; Emprego e desenvolvimento econômico; Engajamento comunitário; Tomada de decisões; entre outros pontos. 

“No Assaí Atacadista, foi adotado um projeto de transformação cultural sustentável pela W-Energy, no qual foram instaladas nas lojas tecnologias economizadoras para eliminar vazamentos. No entanto, ao chegarmos à etapa de treinar nossa equipe, composta por mais de 70 mil colaboradores, nos deparamos com um desafio imenso. Assim, compreendemos a importância de sensibilizar nossos colaboradores desde as primeiras palestras-piloto, realizadas em algumas unidades, nas quais tive a oportunidade de acompanhar pessoalmente o CEO da W-Energy, Wagner Carvalho. Vi com meus próprios olhos o aumento do nível de conscientização de nossa equipe em relação à emergência climática”, destaca Attademo. E completa: “A nossa pergunta era como fazer isso em escala?”

Foram até a sede da fornecedora parceira W-Energy e a solução apresentada foi a criação e adoção de treinamentos online (EAD), que se encaixaram perfeitamente no projeto denominado Universidade Assaí. “O programa vem crescendo, com resultados positivos, e mais unidades estão aderindo a ele. Afinal, com uma operação do tamanho do Assaí, precisávamos de um parceiro com presença em todo o território nacional e com capacidade para assumir os riscos. E foi isso que encontramos na W-Energy”, pontua Attademo.

A importância da equipe de utilities do Assaí Atacadista que possui mais de 260

Foto: Divulgação

Segundo o gestor, as lojas têm obtido uma economia de água em torno de 38%. Iniciaram o projeto com 16 lojas e atualmente estão com aproximadamente 60 lojas integradas ao projeto da W-Energy. Ele também destaca as vantagens de contratar um parceiro especializado em eficiência hídrica: “Em todo projeto, existem muitas particularidades, e contar com a experiência da W-Energy é algo muito importante. Optamos pela modalidade de investimento zero, na qual a empresa não realiza nenhum investimento, e assim podemos nos concentrar 100% do nosso tempo em nossa operação. Isso nos permite garantir preços baixos e custos reduzidos, principalmente para nossos clientes”, aponta Attademo.

Outra pergunta que fica é: com mais de 250 unidades em um grupo em expansão, como sustentar toda a rede de forma sustentável? “Acredito que o segredo está em dois pilares. O primeiro é a tecnologia e o segundo são as pessoas. As pessoas assumem a responsabilidade pela manutenção preventiva e corretiva, enquanto a tecnologia, com medição automática em nossas lojas, permite identificar remotamente possíveis vazamentos”, esclarece Lucas.

Por fim, Attademo deixa uma mensagem: “Pessoal, é possível adotar práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança) de forma inteligente e com resultados. Isso não é mais o futuro, mas sim o presente.”


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