ESG e alta tecnologia: como funciona o escritório da Schneider Electric

A Green Tower, nome escolhido pelos colaboradores, tem 1444 m² e foi projetada com soluções integradas.

ESG e alta tecnologia: como funciona o escritório da Schneider Electric

Foto: Divulgação

O escritório da Schneider Electric na Chácara Santo Antônio, em São Paulo, foi projetado para garantir um alto nível de eficiência energética. Ao mesmo tempo, com soluções arquitetônicas da Tetris, a iluminação natural foi aproveitada de maneira generosa para ter conforto acústico e térmico.

Com tecnologia própria, a Schneider Electric utilizou a EcoStruxure Building Operation para gerenciamento predial. Através da inteligência artificial, o software permite a automação de iluminação, persianas e ar-condicionado, usando sensores de pessoa e qualidade do ambiente.

O espaço também conta o EcoStruxure Security Expert, controle de acesso integrado ao sistema de reservas das mesas por colaboradores, e EcoStruxure Power Monitor Expert, premiado software de medição do consumo de energia, fornecendo dados acessíveis para análises sobre eficiência energética e saúde do sistema elétrico. O ESMI Ultima Fire Detection, sistema de detecção e alarme de incêndio, completa as soluções Schneider Electric presentes no escritório.

"Até a escolha do edifício, o EZ Towers, foi pensada para transmitir o valor de Environment de ESG, uma vez que o complexo oferece alto padrão técnico e estético, assim como sustentabilidade com certificação Leed, que garante a manutenção interna e externa com desempenho energético e impacto ambiental consciente", explica o presidente da Schneider Electric Brasil, Marcos Matias.

No novo escritório, a companhia também criou um hub de inovação com um showroom que permite experiências imersivas, como óculos de realidade mista e aumentada, com o recurso Resource Advisor, contendo indicadores com cálculos do consumo de energia. No mesmo ambiente, será possível visualizar as outras sedes e fábricas da companhia ao redor do mundo, incluindo as unidades brasileiras de Cajamar-SP e Blumenau-SC. Interação com o e-commerce da Schneider é outra novidade adicionada ao espaço de inovação.

O executivo explica que o escritório da Schneider Electric está no 31º andar da torre, o andar mais alto, o que proporciona uma visão privilegiada da região, além de permitir uma integração mais orgânica e fluida, tanto na circulação quanto na distribuição das estações de trabalho.

As diretrizes globais da empresa incentivam o trabalho híbrido, por isso a ideia é que a equipe vá ao escritório com o objetivo de trabalhar de forma colaborativa com outros profissionais que estejam no presencial também. "A cultura de trabalho da empresa incentiva a colaboração e flexibilidade, por isso, as mesas estão posicionadas de forma a gerar encontros e possibilidades em conjunto com os ambientes colaborativos", afirma Matias.

O presidente ressalta que, no processo de criação do escritório, cada colaborador teve um papel fundamental. O nome Green Tower, aliás, foi fruto da criatividade da equipe. A empresa fez uma pesquisa interna, na qual recebeu mais de 130 sugestões de colaboradores de todo o Brasil e, depois de um cuidadoso processo de escolha e votação, foi decidido.

Além disso, os nomes dos espaços colaborativos e salas de reunião também têm significados. Todos eles foram inspirados nos biomas, fauna e flora da América do Sul para lembrar, diariamente, o compromisso da empresa com a sustentabilidade. "Queremos que cada detalhe transmita os valores globais da companhia, inspirando a todos a fortalecer nossa cultura", conclui Matias.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP