A relação do ser humano com a luz afeta o relógio biológico, por isso, na Europa, existe um movimento para que a iluminação pública tenha uma tonalidade de cor de 3000K. Uma vez que, acima desse patamar, as pessoas entram em um estado de alerta, resultando em complicações para o humor, para o sono e, por consequência, para a saúde mental e física.
Em todo o mundo pós-pandemia, o movimento do home office continua e o modelo de trabalho híbrido ganha força. Em casa, as pessoas usam o mesmo ambiente para relaxar, trabalhar e se divertir. Neste sentido, o investimento em uma iluminação inteligente e dinâmica, que supra as necessidades do dia a dia com diferentes níveis de luz e de ambientação, é interessante.
Segundo Everton Mello, CEO da LEDVANCE, após a pandemia, o interesse por sistemas inteligentes de luz com foco em saúde aumentou. "De olho neste cenário, nós já oferecemos produtos e soluções em iluminação centrada no ser humano (HCL), ou seja, sistemas que reproduzem a luz do sol nos interiores, mudando de forma dinâmica a sua intensidade e tonalidade de cor ao longo do dia. Este dinamismo é uma cópia da luz natural exterior que sincroniza o relógio biológico das pessoas, proporcionado mais produtividade, motivação e, acima de tudo, saúde", complementa Mello.
Para aplicações residenciais, a LEDVANCE oferece a linha SMART+WIFI, com um conjunto de soluções inteligentes e sem fio, que vão de lâmpadas e fitas LED à luminárias LED, controladas via celular, por aplicativo gratuito, comando de voz ou ainda por interruptores de parede e controles remotos. Fazendo uso do conceito IoT (internet das coisas), estas soluções são extremamente amigáveis, desde a configuração inicial, que é realizada em apenas alguns minutos, até o seu uso no dia a dia, além de terem preços bastante acessíveis.
Elas permitem regular a intensidade de luz de forma linear de 0 a 100%, mudar a tonalidade da luz também de forma linear, indo de 2700K (luz quente) a 6500K (luz fria); escolher entre as mais de 16 milhões de cores disponíveis, mixando as cores básicas vermelho, verde e azul; e criar cenas específicas com a iluminação, armazená-las e recuperá-las com o apertar de um botão.
Além disso, é possível também programar temporizadores, que acionam a iluminação em determinados dias e horários específicos, podendo até escolher o nascer e pôr do sol conforme a localidade do usuário de forma automática. "É um sonho antigo se tornando realidade, tendo todos aqueles recursos da casa dos 'Jetsons', porém de forma simples, intuitiva e com preços relativamente baixos", explica Mello.
Soluções para ambientes comerciais
Já, para as instalações profissionais, a empresa oferece o sistema VIVARES, com protocolo de comunicação sem fio chamado ZIGBEE. Neste portfolio, também com a utilização do conceito IoT (internet das coisas), além de uma variedade de luminárias LED, também existem sensores de presença e de luminosidade, controladores de parede etc., que fornecem toda a flexibilidade e proporcionam uma representativa economia de energia, uma vez que, com as leituras dos sensores, o sistema sempre fornecerá luz somente onde seja necessário e com a intensidade precisa, levando em conta a ocupação ou não dos ambientes e a contribuição da luz externa do sol onde isso ocorre, como por exemplo, próximo a janelas.
"São sistemas 'high tech', porém intuitivos, amigáveis, com preços superacessíveis e sem nenhuma complexidade de instalação, pois todos os componentes se comunicam entre si sem fios, ou seja, sendo possível a troca de cabos e fios por software", comenta Everton Mello.
É possível simular a luz natural?
Com o Sistema BIOLUX HCL, da LEDVANCE, é possível ter a luz certa no momento certo, pois ele cria um ambiente de aprendizado, que simula as mudanças da luz natural e as alterações visuais, biológicas e efeitos emocionais. Para alcançar esse resultado, as luminárias são conectadas a um modelo de controle manual inteligente, que cria cenas de iluminação apropriadas às atividades desempenhadas em um determinado ambiente. Por meio de tonalidades de cor e níveis de luminosidade, as cenas da iluminação centrada no ser humano (HCL) podem simular o curso natural da luz do sol ao longo do dia, de tal forma a contribuir positivamente no ritmo circadiano das pessoas impactadas com a sua luz.
"A saúde mental das pessoas, tanto no home office quanto nos escritórios corporativos, é crucial para um ambiente de trabalho eficiente e saudável. Afinal, o estresse afeta nosso desempenho. Por isso, a terapia de luz tem mostrado seus efeitos positivos no ritmo circadiano humano, o que justifica a procura por soluções em iluminação que atendam ao requisito. Em tais locais de trabalhos, podemos ver hoje variações de temperatura de cor entre 3000K e 5000K, dependendo do uso, simulando o efeito da luz natural. E é essa a oferta do nosso sistema BIOLUX HCL, que representa o equilíbrio perfeito para que se atinja o máximo de produtividade e, ao mesmo tempo, saúde e bem-estar", esclarece Mello.