Black Friday - Congresso 2025
 

Um time brilhante de FM para apoiar a maior Foodtech da América Latina

Um time brilhante de FM para apoiar a maior foodtech da América Latina, liderado por Marcos Morgado, que é o Head de Facility Management do iFood.

Um time brilhante de FM para apoiar a maior Foodtech da América Latina

Foto: Divulgação

Por: Léa Lobo

O iFood que é a maior FoodTech da América Latina é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online, cujo negócio é conectar o mundo da alimentação a milhões de consumidores, apoiando a digitalização da sociedade. O grande sonho da companhia é liderar a digitalização do universo da alimentação e contribuir para que o ecossistema – clientes, estabelecimentos e parceiros entregadores – se beneficiem com as oportunidades geradas pela nova economia.

A operação do iFood tem um impacto importante na economia brasileira. A empresa movimenta R$ 31,8 bilhões no país, uma quantia que corresponde a 0,43% do PIB (Produto Interno Bruto), aponta uma pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) com dados de 2020. Isso significa que, se o iFood fosse uma cidade, estaria em 30oo lugar na lista dos maiores PIBs daquele ano entre os 5.570 municípios brasileiros, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Seria um pouco maior do que Belém (PA) e um pouco menor do que São Luís (MA), cujos PIBs são de R$ 30,8 bilhões e R$ 33 bilhões, respectivamente.

No estado de São Paulo, o montante que o iFood movimenta se aproxima do PIB de uma das cidades mais ricas da região, Ribeirão Preto (R$ 35,2 bilhões). Já quando comparado à cidade de Osasco (SP), onde fica a sede do iFood, o valor que a marca movimenta equivale a 41,7% do PIB do município, o sétimo maior do país.

E como toda companhia de porte, o Ifood possui a área de Facility Management, que é responsável por cuidar do bem estar bem de seus colaboradores, os Food Lovers (FL). Para conhecer um pouco dessa operação, acompanhe nossa entrevista com o Marcos Morgado, que é o Head de Facility Management dessa foodtech.

Marcos Morgado - personalidade

Quem é o Marcos Morgado?
Pai da Alice e do recém-chegado João Felipe, gosto de correr e de mountain bike. Sou Engenheiro Eletricista, especializado em Segurança do Trabalho, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Gestão Ambiental pela UFPR. Possuo mais de 18 anos de experiência em indústrias dos setores sucroalcooleiro, transporte ferroviário de cargas, alimentos e siderurgia. Estou no iFood há quase 2 anos, responsável pela área de People Operações (Facilities, EHS, Projetos de Infra, iTech (TI) e Centro de Excelência - Folha e Administração de Pessoal).

Quais eram os seus desafios quando iniciou sua jornada profissional no Ifood?
Estávamos em meio à pandemia, com muitas perguntas e poucas respostas. Qual será o futuro dos escritórios? Como iremos operar? Qual a melhor decisão sobre os ativos? Quais as melhores alternativas com os parceiros de A&B, manutenção etc.? Em seguida, com o retorno gradual dos escritórios algumas respostas começaram surgir, mas ainda ficam algumas dúvidas, como por exemplo: Quais são os melhores indicadores para tomada de decisão? Quais as alternativas para os espaços subutilizados? Adicional às dúvidas e desafios de FM, havia também as dúvidas e adaptação com a Cultura organizacional, considerando que o iFood é uma empresa ambidestra, ágil, com foco em resultado e com a experiência e cuidado com os FL (Food Lovers) acima de qualquer decisão. Os FL são nossos colaboradores que se dedicam diariamente em busca do nosso propósito: Alimentar o Futuro do Mundo.

Como está formatada a área de FM?
Hoje estamos mais “maduros”, temos os papéis e responsabilidades mais bem definidos. Temos um responsável por Oz (sede) Bruno Lapinskas uma líder para gerenciar os demais espaços a Amanda Henrique e a Bruna Pereira que cuida de Mobilidade e A&B junto com a Adriana Fernandes, coordenados pelo Willian Koh. A busca por eficiência é rotina presente no time de FM, estamos sempre buscando alternativas para evitar e/ou reduzir desperdícios e melhorar a experiência dos FLs.

A sede do Ifood, é fruto de um retrofit que transformou um prédio da década de 1950 em um espaço que traduz o espírito jovem e inovador da companhia. Continuam com as modernizações?
O Prédio está em constante evolução. Uma das novidades é que instalamos uma horta no rooftop com capacidade produtiva de 2 toneladas de hortaliças por mês. Também ampliamos a sala para acolher gestantes, montamos um estúdio de TV para melhorar nossa comunicação e eventos institucionais, além dos incansáveis testes em tecnologias de salas de reuniões e espaços para conectar o time presencial com o remoto.

Fale um pouco de como é operar as salas “apetitosas”, os expositores com cervejas, as áreas de descompressão etc.?
Acredito que operar no iFood é sempre um desafio, temos a barra de qualidade bem alta e, por isso, precisamos estar atentos em cada detalhe. No cerne da questão, o que importa não é ter o item mais sofisticado e caro, mas sim conseguir antecipar as necessidades dos FoodLovers.

Como está sendo operar FM, considerando a transformação do modelo de trabalho para híbrido?
Chamamos nosso “modelo operacional carinhosamente de IFOS (Sistema Operacional iFood), somos remote first, mas também acreditamos que os momentos e trocas presenciais são muito ricos. O grande desafio é encontrar tecnologia para que as reuniões de trabalho com híbridas sejam igualmente produtivas para o público presencial ou remoto. Estamos aprendendo a cada dia, mas a parceria com o time de cultura e comunicação é essencial. O comportamento da liderança também faz toda a diferença e aqui sabemos que podemos contar com a contribuição de todos os FoodLovers.

Atualmente, quais são os maiores desafios de gestão?
Manter o foco no que muda o ponteiro e não se distrair são os desafios. Definir KPI´s, rotinas, planos de ação e ajustar a rota sempre que necessário faz parte do nosso “jeito” de ser. Olhando para FM, entendo que um dos maiores desafios é encontrar o equilíbrio entre eficiência e experiência. Encontrar a medida certa de cada serviço prestado e dimensionar adequadamente os recursos é o que faz diferença nas entregas básicas brilhantes do time de Facilities.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Clube Magalu

Conheça detalhes do projeto e a importância do Clube Magalu para seus colaboradores

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP