TELELOK
 

Empresa propõe tokenização imobiliária descomplicada e acessível

[Real Estate] Kodo Assests busca reduzir a burocracia, melhorar os resultados financeiros de investidores e fugir da alta volatilidade

Mercado imobiliário em alta

Segundo a Exame, o mercado imobiliário cresceu 20% de julho de 2021 até julho deste ano. Graças ao aumento de prazos de financiamento e dos subsídios, as construtoras estão bastante animadas. Além disso, de acordo com o Valor Investe, o rendimento percentual imobiliário anual foi superior a 5% ao ano em 2020 - maior valor desde 2015.

Com estas características, o mercado brasileiro tem uma grande margem de evolução, tendo em vista que o metro quadrado no centro de São Paulo, por exemplo, tende a valer cerca da metade do valor de outras chances cidades norte-americanas e asiáticas.

A Kodo Assets é uma empresa fundada por brasileiros e registrada nas Bahamas, com o objetivo de tokenizar propriedades e prover direitos financeiros aos possuidores de seu token. Trata-se de um produto financeiro similar ao Fundo de Investimento Imobiliário dos Estados Unidos (REIT), que garante determinadas participações sobre o empreendimento aos seus acionistas.

"A valorização do mercado imobiliário de São Paulo é uma conclusão natural, dada a importância de São Paulo para o mundo", disse Helena Margarido, advisor da Kodo Assets. Segundo levantamento do USA Today, São Paulo é a quarta maior metrópole do mundo; além disso, o estado é o maior polo financeiro da América Latina.

Faria Lima em foco

A Kodo Assets adquiriu uma parcela de cerca de 1.144,52 m² do Edifício SulAmérica, localizado na Avenida Faria Lima, principal "hub" financeiro do Brasil, para seu primeiro lançamento. O prédio foi construído em 2015, sendo um empreendimento bastante moderno e ecológico; tanto é que ele possui o Leeds Certificate, atestando seu compromisso com a sustentabilidade.

Além disso, o Edifício SulAmérica fica bem próximo da estação de metrô Faria Lima e foi idealizado por Aflalo & Gasperini, famosa empresa de soluções arquitetônicas fundada em 1962.

Menos burocracia

Para investir, basta participar de um pequeno procedimento de verificação, também conhecido como Know Your Customer (KYC) e realizar o pagamento por meio de stablecoins, como USDT ou USDC. Os "token holders" receberão renda passiva periodicamente e poderão usufruir de direitos financeiros sobre a propriedade.

Diferentemente de criptoativos tradicionais, estes tokens imobiliários garantem participações diretas sobre um percentual dos aluguéis e sobre a eventual venda do empreendimento. É possível, claro, lucrar por meio da especulação dos ativos - mas o que traz mais estabilidade e segurança nesse tipo de investimento reside justamente em sua capacidade natural de gerar dividendos.

Graças à natureza "borderless" ("sem fronteiras") da tokenização, investidores de todo o mundo poderão participar do mercado imobiliário paulistano em apenas alguns cliques e por meio de um valor de entrada reduzido.

Regulação

Infelizmente, o Brasil não possui um marco regulatório sobre criptomoedas e demais produtos e serviços blockchain; por conta disso, a empresa teve de ser registrada em outro país. A pauta seria votada este ano, mas foi adiada para meados do ano que vem.

O projeto de lei, inicialmente apresentado em 8 de julho de 2015, foi substituído pelo 4401/2021 e idealizado pelo Deputado Áureo Ribeiro (SD-RJ). O projeto aguarda por deliberação do Plenário para dar seguimento ao processo de regulação.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O prédio que virou  cartão-postal

[Real Estate] Edifício B32 na Avenida Faria Lima, feito por um dos nomes históricos da construção, manda zero lixo para aterro, compra apenas 10% da água consumida e economiza 25% de energia

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP