Sorteio Nespresso
 

Nove maneiras de reduzir as contas de energia da sua empresa

Atente-se também para a importância de otimizar a qualidade do ar interno

Por Marcos Felicio

​A indústria de edifícios comerciais está se preparando para um retorno às atividades presenciais. Porém, com a pandemia, aprendemos que, nessa volta aos escritórios, deve-se manter a preocupação com a qualidade do ar interno (QAI).

Segundo o estudo "Buildings of the Future: Creating Healthier Workplaces", 80% das empresas pesquisadas esperam que iniciativas de "edifício saudável" moldem suas estratégias nos próximos dois anos. Além disso, 60% dos respondentes planejam investir em melhor ventilação, 47% em melhor filtragem de ar e 46% na higienização do ar.

Porém, para que isso aconteça, é preciso garantir que os sistemas HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning) trabalhem de forma mais intensa. Consequentemente, isso implica maior uso de energia e aumento de custo. Para evitar gastos desnecessários, elaborei uma lista com nove dicas para otimizar a eficiência energética dos edifícios:

1- Instale sensores de ocupação: Para que as luzes não fiquem acesas por mais tempo do que o necessário, é possível instalar sensores de ocupação que ligarão as lâmpadas apenas quando houver pessoas nas salas. Também é recomendável conectar sistemas HVAC com outros sistemas prediais, como controles de acesso, segurança e até mesmo eficiência de espaço, e aplicativos de engajamento do usuário, o que permite a otimização hipergranular da temperatura e iluminação de cada sala com base na programação de reuniões exclusivas do dia. Além disso, evita que sua equipe de zeladoria limpe cômodos não utilizados.

2- Invista em sistemas de gerenciamento de edifícios (BMSs): Os sistemas de gerenciamento de edifícios podem contar o número de pessoas em um espaço, enviando alertas de superlotação e aumentando a ventilação do espaço. Além disso, os BMSs modernos podem adicionar automação inteligente do controle de iluminação, incorporando fatores de ocupação e de hora do dia aos controles. O escurecimento em tempo real com base nos níveis de luz do ambiente externo, os controles de sombra e hora do dia geram uma economia significativa de energia.

3- Calibre os sistemas de aquecimento e resfriamento: Para que os sistemas HVAC não fiquem deficientes, é possível habilitar os controles de bloqueio que evitam o aquecimento e o resfriamento simultâneos. Os sistemas economizadores - especialmente úteis para uma melhor inteligência artificial (IA) - também podem ser bloqueados quando o aquecimento e o resfriamento mecânicos estiverem funcionando.

4- Mude para 'drives' de frequência variável (VFDs): Os VFDs controlam bombas e ventiladores, alinhando com precisão sua saída às cargas exigidas, o que evita o desperdício de energia, visto que reduzir a velocidade do ventilador em 20% pode reduzir o consumo de energia em 50%.

5- Implemente retrocomissionamento: Conforme os edifícios envelhecem, eles podem sair de seus parâmetros de projeto originais. O retrocomissionamento, processo que verifica, examina e avalia as condições de uma edificação visando o conforto térmico, a qualidade do ar e a economia de energia, além de analisar a sequência de controle do BMS para ver se há algo prejudicando a construção.

6- Instale software para comissionamento contínuo: Com a implantação, o gestor do edifício receberá o status diário de atualizações necessárias e detecção de falhas, incluindo problemas de amortecedores de ar externos. Dessa forma, é possível corrigir instantaneamente eventuais complicações, evitando que elas se acentuem e causem prejuízos.

7- Crie um 'dashboard' de Qualidade Interna do Ar (QIA) para os operadores e ocupantes semelhantes:  Agora é possível criar dashboards em tempo real que visualizam o QIA e a ocupação atuais. O dashboard pode aparecer no seu lobby, nos dispositivos da sua operadora e até mesmo em um aplicativo móvel. Essa transparência aumenta a confiança entre os ocupantes de que o prédio está monitorando ativamente a Qualidade Interna do Ar e a ocupação. O software de consultoria que torna isso possível pode ser integrado a equipamentos existentes de terceiros.

8- Realize medição de energia elétrica, água e gás do prédio principal: Com a medição em tempo real implementada, é possível programar para receber alertas quando ocorrer o risco de ultrapassar sua linha de base de utilização, o que pode levar sua concessionária a cobrar "penalidades de custo de demanda por catraca", fazendo que o proprietário pague mais de multa do que de consumo real.

9- Analise os utilitários: A eficiência energética não inclui apenas eletricidade. Analisar outros utilitários - como gás, água e vapor - ajuda a detectar anomalias e falhas em todos os recursos que seus edifícios usam. Esses medidores podem alimentar dados para análise de nuvem e controle de borda, dando visibilidade e controle sem precedentes sobre a maneira como o edifício usa energia.

No 2º Fórum de Climatização e Manutenção realizado pela Infra FM, serão apresentadas palestras focadas em explorar os tópicos apresentados nesse artigo e outros temas que trarão aos gestores de manutenção uma visão mais sistêmica e estratégica da área. Saiba mais e participe CLICANDO AQUI. 
[PONTOS CRÍTICOS DE UMA INSTALAÇÃO DE HVAC | EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMO UMA DAS PRÁTICAS DO ESG | QUALIDADE DO AR DE INTERIORES | VISITAS TÉCNICAS | MELHORES PRÁTICAS... SAIBA MAIS]


Marcos Felicio, arquiteto de soluções para Edifícios na Schneider Electric.


Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
"FM não é a pedra e sim a vidraça!"

Retrospectiva completa do Maior Encontro de Facility, Property & Workplace Management, que ocorreu de 11 a 13 de abril em São Paulo/SP, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte

Cães e gatos no trabalho

Nestlé lança programa que permite aos colaboradores levar seus pets para o trabalho todos os dias

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP