Condor
 

Trabalhadores mais exigentes com Limpeza e Alimentação

Mostra pesquisa realizada pela Sodexo em 9 países

A pandemia completa pouco mais de dois anos no País, e hoje com o aumento da vacinação e estabilização dos casos da Covid-19, muitas empresas já fazem adaptações na forma de trabalho de seus colaboradores. Algumas optam por manter a jornada 100% remota, outras oferecem a opção híbrida, ou então, realizam ajustes para que os funcionários possam voltar ao trabalho totalmente presencial.

Da grande parcela que voltou aos escritórios, seja de forma parcial ou total, 81% dos trabalhadores consideram a experiência boa ou melhor do que o esperado. Os dados são do recorte Brasil da pesquisa realizada pela Sodexo e conduzida pela Harris Interactive em nove países.

Em território brasileiro, o levantamento mostrou que os colaboradores esperam padrões de segurança e higiene mais elevados. 98% dos respondentes aguardam desinfecção de áreas comuns várias vezes ao dia, 78% destacam ainda a qualidade do ar como condição importante para o retorno e 57% esperam que seja melhor do que antes. Além disso, 97% das pessoas consideram necessário disponibilizar opções que contribuem para maior segurança e saúde das pessoas como o dispenser de álcool gel na entrada dos ambientes.

No quesito alimentação no trabalho, os funcionários esperam das empresas variedade, com opções acessíveis nos restaurantes, delivery, ingredientes locais e de boa qualidade. Quando questionados sobre quais as medidas importantes para que se sentissem seguros ao almoçar no trabalho, 98% responderam que esperam a sanitização das superfícies como mesas e cadeiras e o distanciamento social com espaçamento. A mesma porcentagem também considera importante manter os equipamentos de copa e máquinas de café limpos a cada uso. A utilização de dispenser de álcool gel em restaurantes também foi citada como essencial por 97% dos entrevistados e 96% gostariam de ter talheres embrulhados e alimentos não expostos no buffet.

"Algumas empresas já retornaram, outras ainda estão no processo, mas o que se criou foi uma grande expectativa quanto ao sentimento do colaborador ao regresso para o escritório. Aquela incerteza do que encontrar, diante dessa montanha russa de sentimentos e emoções que a pandemia nos trouxe. O resultado foi além daquilo que imaginávamos, a grande maioria dos que voltaram está satisfeita, mesmo apresentando novas preocupações com limpeza e alimentação", comenta Tomaz Henrique Peeters, diretor de Marketing, Estratégia e Relacionamento com Clientes de Serviços Corporativos da Sodexo On-site Brasil.

O executivo avalia que os números mostram essa mudança de comportamento dos brasileiros e, o que muitas vezes passava desapercebido, agora se tornar essencial. "As empresas precisam estar atentas a isso. Os serviços de facilities como sanitização constante dos ambientes e limpeza do ar-condicionado, cresceram muito no mercado e devem estar cada vez mais integrados com outras áreas estratégicas como RH e TI, por exemplo, pois passam a ser um viabilizador de toda a estratégia de retorno aos escritórios", conclui Tomaz.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Redes Neutras

O futuro do acesso à internet no Brasil?

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP