TELELOK
 

Trabalhadores mais exigentes com Limpeza e Alimentação

Mostra pesquisa realizada pela Sodexo em 9 países

A pandemia completa pouco mais de dois anos no País, e hoje com o aumento da vacinação e estabilização dos casos da Covid-19, muitas empresas já fazem adaptações na forma de trabalho de seus colaboradores. Algumas optam por manter a jornada 100% remota, outras oferecem a opção híbrida, ou então, realizam ajustes para que os funcionários possam voltar ao trabalho totalmente presencial.

Da grande parcela que voltou aos escritórios, seja de forma parcial ou total, 81% dos trabalhadores consideram a experiência boa ou melhor do que o esperado. Os dados são do recorte Brasil da pesquisa realizada pela Sodexo e conduzida pela Harris Interactive em nove países.

Em território brasileiro, o levantamento mostrou que os colaboradores esperam padrões de segurança e higiene mais elevados. 98% dos respondentes aguardam desinfecção de áreas comuns várias vezes ao dia, 78% destacam ainda a qualidade do ar como condição importante para o retorno e 57% esperam que seja melhor do que antes. Além disso, 97% das pessoas consideram necessário disponibilizar opções que contribuem para maior segurança e saúde das pessoas como o dispenser de álcool gel na entrada dos ambientes.

No quesito alimentação no trabalho, os funcionários esperam das empresas variedade, com opções acessíveis nos restaurantes, delivery, ingredientes locais e de boa qualidade. Quando questionados sobre quais as medidas importantes para que se sentissem seguros ao almoçar no trabalho, 98% responderam que esperam a sanitização das superfícies como mesas e cadeiras e o distanciamento social com espaçamento. A mesma porcentagem também considera importante manter os equipamentos de copa e máquinas de café limpos a cada uso. A utilização de dispenser de álcool gel em restaurantes também foi citada como essencial por 97% dos entrevistados e 96% gostariam de ter talheres embrulhados e alimentos não expostos no buffet.

"Algumas empresas já retornaram, outras ainda estão no processo, mas o que se criou foi uma grande expectativa quanto ao sentimento do colaborador ao regresso para o escritório. Aquela incerteza do que encontrar, diante dessa montanha russa de sentimentos e emoções que a pandemia nos trouxe. O resultado foi além daquilo que imaginávamos, a grande maioria dos que voltaram está satisfeita, mesmo apresentando novas preocupações com limpeza e alimentação", comenta Tomaz Henrique Peeters, diretor de Marketing, Estratégia e Relacionamento com Clientes de Serviços Corporativos da Sodexo On-site Brasil.

O executivo avalia que os números mostram essa mudança de comportamento dos brasileiros e, o que muitas vezes passava desapercebido, agora se tornar essencial. "As empresas precisam estar atentas a isso. Os serviços de facilities como sanitização constante dos ambientes e limpeza do ar-condicionado, cresceram muito no mercado e devem estar cada vez mais integrados com outras áreas estratégicas como RH e TI, por exemplo, pois passam a ser um viabilizador de toda a estratégia de retorno aos escritórios", conclui Tomaz.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Redes Neutras

O futuro do acesso à internet no Brasil?

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP