TELELOK
 

Elevadores do B32, os mais velozes do Brasil

[Vitrine Facilities] Equipamentos viajam a 7 metros por segundo

O edifício comercial Birmann 32, ou simplesmente B32, é a nova referência no skyline da cidade de São Paulo. Localizado no coração da Avenida Faria Lima, o empreendimento se destaca pela arquitetura e a ampla área externa que convida quem está passando para uma pausa em meio ao agito da maior cidade da América Latina. Além da torre corporativa integram o empreendimento um teatro e uma praça onde uma baleia de vinte metros de comprimento por seis de largura já virou símbolo e trouxe uma nova dinâmica àquela região.

Quem visita o prédio ou trabalha no endereço já pode experimentar mais um diferencial do B32: os elevadores mais rápidos do Brasil, com velocidade de 7 metros por segundo, o que equivale a subir três andares em um segundo. A TK Elevator assina o projeto dos 27 elevadores, quatro para o teatro e 23 para a torre e que reúnem soluções integradas de engenharia, resultando em uma experiência inovadora para os passageiros.

"O B32 é um projeto único e os elevadores refletem o estado da arte da engenharia ao combinarem o que há de mais avançado em tecnologia de acionamento, controle e software. Com elevadores que alcançam uma faixa de velocidade ainda inédita no Brasil, abrimos caminho para que novos empreendimentos possam desafiar a engenharia moderna, com níveis de especificação ainda mais complexos", destaca Paulo Henrique Estefan, Vice-Presidente de Operações para a América Latina.

Além da velocidade, a TK Elevator desenvolveu elevadores com especificações personalizadas para atender às necessidades do cliente - a FLPP - Faria Lima Prime Properties - empresa responsável pela incorporação do empreendimento e que definiu como premissa para o empreendimento ser o edifício corporativo mais tecnológico do país.

Para o empreendedor, o conjunto de elevadores é fundamental numa edificação porque é parte da experiência de chegada e saída de uma edificação. "No B32 ficamos muito satisfeitos porque temos duas zonas de elevadores. Quando você entra, existe uma visão muito clara dos equipamentos. Há edifícios em que a arquitetura não conversa com o elevador e com o lobby, gerando desconforto. São pequenos resultados que, ao longo do tempo, se tornam gigantes", avalia Rafael Birmann.

Desde o hall de entrada do B32, os elevadores estão inseridos no projeto para oferecer às pessoas uma mobilidade segura, rápida e eficiente. Apesar da velocidade alcançada durante a viagem, a sensação do passageiro é de estar parado, enquanto o indicador no painel mostra que o elevador se desloca bem rápido entre os andares.  Até o topo da torre de 125 metros de altura de onde se tem uma vista aérea da cidade são apenas 50 segundos.

Além da velocidade, a tecnologia foi pensada para conectar os elevadores com as soluções instaladas no edifício e, desta forma, promover conexões inteligentes para uma mobilidade inovadora. Assim, o acesso é feito pelo AGILE Antecipação de Chamadas integrado às catracas, ampliando as camadas de segurança no acesso aos andares, uma exigência dos clientes corporativos do B32, como o Facebook.

Na prática, os elevadores podem ser programados para liberar o acesso aos andares de acordo com a solicitação do passageiro. Essa condição já é definida quando o visitante passa o crachá na catraca e seus dados são cruzados em tempo real com a inteligência do prédio, indicando na sequência qual elevador vai levá-lo até o seu andar de destino. Isso tudo, em segundos, sem provocar aglomerações nem filas e distribuindo os passageiros de forma eficiente, de acordo com o andar escolhido, para que o elevador atenda os chamados de forma rápida e no menor tempo.  

Enquanto a rotina do B32 segue seu ritmo com o vai e vem de pessoas entrando e saindo do edifício, as informações sobre o desempenho dos elevadores são enviadas em tempo real para a nuvem, por meio do MAX, solução de manutenção preditiva da TK Elevator. Baseada em inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), a tecnologia possibilita detectar falhas nos elevadores antes que elas provoquem, por exemplo, uma paralisação do equipamento. Desta forma, a disponibilidade dos elevadores do B32 é assegurada para garantir a mobilidade dos visitantes.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP