Sorteios 11ª Expo
 

As vantagens da impermeabilização são inúmeras

[Vitrine Facilities] Época de chuvas exige cuidados com áreas ou superfícies

Com as chuvas intensas deste início de verão, é preciso ficarmos atentos aos efeitos causados pelo excesso de água e umidade. A presença de umidade pode gerar grande impacto estético ao imóvel e, consequentemente, uma depreciação no seu valor. Pior do que isso, pode trazer prejuízo à saúde dos moradores. Ainda entre as implicações da umidade está a degradação de estruturas, revestimentos ou móveis.

Segundo pesquisas de mercado, os problemas na construção civil causados por umidade são responsáveis por boa parte das manifestações patológicas encontradas em edificações. "Para evitar problemas futuros, o correto é se preocupar com a impermeabilização já na fase de construção da obra", ressalta Simone Soares, Gerente de Vendas Segmento Varejo da Dryko Impermeabilizantes.

Estudos realizados na área indicam que é mais aconselhável fazer a impermeabilização do imóvel na fase da construção do que adotar, posteriormente, soluções paliativas. E os números comprovam: os custos com impermeabilização previstos em uma obra residencial correspondem a cerca de 1% a 3% do orçamento total, enquanto os gastos decorrentes da má impermeabilização, ou de sua ausência, podem superar os 10%.

Apesar disso, vale destacar que a prática da impermeabilização ainda não é um hábito entre os brasileiros, que não têm a cultura de evitar problemas construtivos e sim de procurar solucionar os efeitos, que aparecem, principalmente, na estação chuvosa. Este comportamento, entretanto, pode trazer não apenas gastos desnecessários, como riscos à vida das pessoas, causados por problemas estruturais nas edificações; ou problemas de saúde, em especial respiratórios.

Uma prática indispensável

Os problemas causados pela falta de impermeabilização são inúmeros, incluindo surgimento de manchas, bolhas, mofos, destacamento do revestimento, infiltração de água, escurecimento de rejuntes, ocorrência de trincas e goteiras, chegando até a condenação da estrutura da edificação. Isso porque as fissuras e trincas causam infiltração de água e gases agressivos ao concreto, gerando problemas como corrosão de armaduras que, por sua vez, provocam maiores trincas, agravando a situação da estrutura do concreto, por exemplo.

Para identificar quais os problemas existentes e definir corretamente qual o produto mais indicado para cada necessidade, importante destacar a importância da avaliação ser feita por um profissional habilitado. Medidas práticas para evitar problemas:

1.  Projetos bem executados, que incluam a impermeabilização no início da obra;

2.  Uso de produtos adequados, que atendam às normas técnicas vigentes;

3.  Impermeabilização realizada por profissional habilitado;

4. Avaliação aos primeiros sinais de problemas, como infiltração, fissuras progressivas ou trincas;

5. Manutenções preventivas, sempre que necessário;

6. Uso adequado da edificação, respeitando projeto de construção. 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP