Condor
 

Imóveis comerciais devem ter nova configuração

Home office e a necessidade de adaptações à realidade atual

Os quase dois anos de pandemia de COVID-19 foram determinantes para reconfigurar as necessidades de empresas quando o assunto são os imóveis comerciais. Tanto as possibilidades de trabalho remoto quanto o cuidado com colaboradores, clientes e qualquer pessoa que transite pelos escritórios têm gerado novas demandas do setor, o que deve impactar em futuros lançamentos.

Segundo o engenheiro civil Maurício Wildner da Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro, de Curitiba, a busca por mais qualidade de vida, algo que movimentou a sociedade neste período, gerou nova visão sobre os empreendimentos comerciais. Cunha aponta algumas características que podem surgir nos próximos lançamentos: ambientes com maior circulação de ar; áreas de convivência maiores, com mais iluminação natural; áreas de carga e descarga independentes das zonas de circulação de usuários; e espaço de atendimento ao público com limitações de contato ou mesmo que tenham atendimento remoto.

"Empreendimentos com fachadas envelopadas com vidro para maior iluminação podem ser uma tendência aplicada à construção civil para melhorar a qualidade de vida no trabalho. Além disso, a renovação de ar com filtragem também pode ser uma tendência, bem como áreas comuns amplas com paisagismo. Outro ponto é o automatismo de catracas e elevadores, evitando o contato com as superfícies", avalia o engenheiro.

Cunha cita como exemplo de construção com essas características o AR3000, edifício localizado no bairro Cabral, em Curitiba. O projeto, da Construtora Andrade Ribeiro, foi planejado para ter ventilação natural em todos os conjuntos, bem como renovação de ar automatizada. "O hall de entrada tem pé-direito triplo, garantindo um ambiente com excelente qualidade do ar, além muita área para circulação dos usuários, o que dificulta aglomerações", explica.

Além disso, o empreendimento conta com bicicletários, o que oferece aos usuários opção de um meio de transporte mais alternativo e, assim, evitar o uso de transporte coletivo. "Soma-se a isso a localização privilegiada, em área de características residenciais e de fácil acesso, evitando as concentrações de veículos e pessoas", afirma.

O edifício possui a certificação LEED Platinum, da organização norte-americana United States Green Building Council (USGBC) para fomentar práticas sustentáveis de construção. A classificação leva em consideração requisitos como localização e transporte; espaço sustentável; energia e atmosfera; e qualidade ambiental interna.

Segundo o engenheiro, ainda que a pandemia tenha trazido impacto para o setor, por causa da migração de trabalhadores para o modelo remoto, com o avanço da imunização a situação tende a melhorar e a procura por imóveis comerciais pode aumentar. "Hoje acreditamos que apenas uma pequena parte dos trabalhadores continuarão em home-office. Logo, a demanda por salas comerciais deve retomar", afirma.

Foto: Diego Pisante.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP