Sorteios 11ª Expo
 

Schneider Electric dedica-se ao aprimoramento de soluções hospitalares

[Vitrine Facilities] Tecnologias visam proporcionar ambientes mais resilientes, seguros, eficientes e centrados no paciente

A Schneider Electric, líder global em transformação digital de gerenciamento e automação de energia, atua no mercado de controle de acesso no Brasil há mais de 25 anos, com tecnologias concentradas em proporcionar ambientes mais resilientes, seguros e eficientes.

Para hospitais, por exemplo, em que o bloqueio ou a permissão do acesso de pessoas a determinados locais é essencial, principalmente por motivo de segurança e gestão, a empresa conta com ampla gama de produtos para monitorar a entrada e saída de pacientes e profissionais de maneira versátil, como controladores, softwares e sensores, que podem ser facilmente integrados com fechaduras, catracas e leitores de cartões, biometria e celulares de várias marcas conceituadas no mercado.

Segundo Gustavo Henrique Chiarelli, coordenador de treinamento da Schneider Electric, hospitais costumam necessitar de equipamentos de controle de acesso para restringir o volume de pessoas em determinado recinto, identificar quem está circulando em suas dependências e até mesmo para evitar delitos, como roubos de medicamentos.

"Nossa tecnologia está instalada nos principais hospitais do País. Muitos deles utilizam o controle de acesso integrado ao seu modelo de negócio, no qual os processos internos de funcionamento do hospital se misturam com a segurança da identificação de profissionais, empresas terceirizadas, pacientes e visitantes. O sistema de controle de acesso é integrado a outros softwares, de RH, gestão de terceiros e de gestão de pacientes onde não há necessidade de interação humana, aumentando a performance e confiabilidade operacional e trazendo mais informação e inteligência de negócios, enviando informações adicionais a outros sistemas, desde o BMS a relatórios financeiros e suprimentos", comenta Chiarelli.

Atualmente, a empresa dedica-se ao aprimoramento de suas soluções para conseguir atender às demandas hospitalares. Por isso, concentra esforços para desenvolver ferramentas que deixem esses locais mais centrados na experiência do paciente. Para tanto, além das ofertas para a elétrica, conta com soluções de automação predial capazes de entregar um ecossistema completo para a infraestrutura hospitalar, como serviços que usam inteligência artificial para melhorar os indicadores de eficiência energética, passando pelo uso de realidade aumentada e culminando nos processos de redução da pegada de carbono e melhoria da sustentabilidade do recinto.

A preocupação com a atualização das tecnologias no decorrer dos anos se fez necessária tendo em vista que, antigamente, os computadores possuíam o poder de quebrar a senha de um cartão de acesso com alguns dias de processamento, o que inviabilizava o acesso de hackers a locais protegidos. No entanto, o aumento gradativo do poder tecnológico deu aos celulares uma capacidade superior a qualquer aparelho antigo, tornando as possibilidades para os "inimigos alheios'' mais acessíveis.

Além disso, se o hospital conta com sistemas de gerenciamento completo, os dados podem ser cruzados para maior visibilidade do negócio. Dessa forma, é possível calcular os gastos com oxigênio, energia, internet e funcionários pelo número de pessoas que utilizam o edifício, sem contar a identificação automática de consumo acima da média, indicando possíveis vazamentos.

"Minha recomendação é que, ao pensar em sistemas de acesso, as empresas tenham o compromisso de manter os sistemas alinhados com os padrões atuais de segurança, escalabilidade e capacidade de adaptação, olhando o acesso como parte do business hospital", finaliza Chiarelli.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
7º Fórum Infra FM Hospitais

Marcou com alegria os reencontros presenciais, com conteúdo focado na segurança do paciente e ações em prol do meio ambiente

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP