Sorteio Nespresso
 

Concorrência com valor na arquitetura

Uma iniciativa da entidade ASBEA

A AsBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura lançou o Manifesto Concorrência com valor na Arquitetura, que tem como premissas:

A COMPETIÇÃO - a competição dentro da livre concorrência é o motor do aperfeiçoamento e inovação de bens e serviços. Para que ela seja estruturadora de um mercado saudável e dinâmico, em qualquer setor da economia, ela deve ocorrer de forma a promover a

máxima igualdade nas condições de participação entre os competidores e reconhecer os valores que cada um dos participantes está trazendo para a mesa. No nosso setor, no momento que o contratante formata uma concorrência é importante que reconheça a complexidade que está por trás de uma solução de projeto. A boa solução envolve questões metodológicas, funcionais, técnicas, financeiras e estéticas, que são criações únicas de cada empresa de arquitetura, para dar resposta ao programa do potencial cliente.

"Essa solução única - por isso envolve direito autoral - é o nosso valor de mercado e sua remuneração deve ser proporcional ao valor que cria para o cliente (funcionalidade, imagem corporativa, economia, sinergia, outros). O projeto de arquitetura é o início de uma cadeia que movimenta um amplo setor da economia (consultores, projetistas, construtoras e indústria). Dessa forma, o contratante tem responsabilidade fundamental na constante estruturação e

crescimento desse setor. O contratante deve promover concorrências baseadas em princípios éticos e de transparência que será a base para o fortalecimento de nosso mercado e com resultados positivos para todos. Com esse objetivo a AsBEA se propõe a uma ampla interlocução com todos os participantes do setor para promover as melhores práticas concorrenciais e, dessa forma, contribuir para a valorização do projeto de arquitetura e por consequência, toda a cadeia produtiva que dele depende.

O FUTURO - O objetivo é a valorização da atuação profissional do arquiteto. A campanha Concorrência com Valor é o início de um pro[1]cesso através da conscientização dos contratantes de como organizar uma competição em que todos saiam ganhando ao pautar a igualdade de condições, a transparência e a remuneração justa que possibilite o nosso setor a continuar contribuindo para o crescimento econômico e melhoria da sociedade através do projeto.

Os resultados dessa iniciativa inicial deverão ser avaliados segundo o grau de adesão das empresas de arquitetura, fornecedores e clientes. Dessa forma, após a aprovação e adesão da campanha pelas empresas da AsBEA deveremos iniciar a apresentação desse conceito para os contratantes e, também nossos parceiros do setor (construtores, indústria, consultores e projetistas). Para isso buscaremos realizar várias apresentações para os potenciais contratantes de projeto através de eventos direcionados para cada público específico (gerenciadoras, facilities, incorporadoras, etc.). Essa estratégia deverá identificar e  estruturar as abordagens que possibilitem a melhor divulgação considerando as associações e entidades (ABRAFAC, SECOVI, Corenet, Câmaras de Comércio, etc) ou grandes contratantes individuais. Não menos importante, estabeleceremos um diálogo com nossa cadeia econômica para que essa prática seja compreendida e que eles também se tornem divulgadores importantes, pois, serão diretamente beneficiados pelas práticas mais transparentes do mercado. Além da campanha "Concorrência com Valor" será elaborado um Manual para Editais de Concorrências para Contratação de Arquitetura AsBEA que irá complementar o conjunto dos manuais de contratação e que incorpora todos os benefícios das boas práticas.

O trabalho da AsBEA traz inúmeras orientações. Baixe o PDF e tenha em mãos o Manifesto complet.


Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP