Fundado em 1983 por nove profissionais de Serviços Gerais representando as empresas Alpargatas, Anderson Clayton, Companhia Brasileira Estireno, ICI Brasil, Johnson & Johnson, Mercedes Benz, Monsanto do Brasil, Philips do Brasil e Union Carbide, os gestores de serviços destas empresas tinham como objetivo reunir forças por meio da troca de experiências e conhecimento, e dessa forma fundaram o GAS (Grupo de Administradores de Serviços), que a partir de 2019 passou a chamar-se GAS Facilities e que neste mês de agosto completa 38 anos de existência.
Composto hoje por representantes de até 40 médias e grandes empresas tomadoras de serviços - a maior parte multinacionais e com atuação em diversos segmentos - e de quatro membros honorários que fazem parte dessa brilhante trajetória, atualmente está sendo presidido por Cristiano Mantovani, da Pfizer. Juntamente com ele, temos a Juliana Fiasqui (Vice-presidente) do Grupo Ultra, a Jaqueline Alves (Diretora de Relações Institucionais) e o Toniel Lima (Diretor Secretário), ambos da Libbs Farmacêutica.
Este comitê de gestão tem focado em três pilares: valorização e desenvolvimento dos associados, fortalecimento do GAS Facilities perante o mercado de FM e a sustentabilidade em prol da perenidade do grupo.
Mantendo a mesma essência e propósito dos primeiros associados que se uniram como forma de valorizar uma atividade pouco reconhecida dentro das corporações, os atuais membros do GAS Facilities contabilizam conquistas e o mérito de terem se mantido ao longo de quase quatro décadas como uma entidade sem fins lucrativos e, ainda, baseada na confiança entre todos profissionais que participam e que reconhecem a importância da troca de experiências para o desenvolvimento profissional e do fortalecimento da atividade de FM no Brasil.
A missão do GAS Facilities é fomentar as melhores práticas de FM através de benchmarking, buscando oportunidades de otimização de recursos, focando no cliente e na empresa, como um rico fórum de conteúdo e conhecimento de referência para o mercado.
Compartilhamento, amizade, gratidão, conhecimento, ética, alegria, dedicação, engajamento, benchmarking, desenvolvimento profissional, retribuição, oportunidades, relacionamento, aprendizado, foco, integração, troca de experiências, são apenas alguns exemplos do que é a experiência de pertencer ao GAS Facilities, que é representado por profissionais que fizeram ou ainda fazem parte da história do grupo.
E para celebrar o aniversário de 38 anos do GAS Facilities, trazemos depoimentos de cinco membros, que mostram os benefícios de pertencerem
ao grupo.
Cristiano Mantovani (45) – Presidente do GAS Facilities e Gerente Sênior de Planejamento e Operações – Latam da Pfizer
Sou membro do GAS Facilities desde 2012. Vejo como principais benefícios em ser associado o compartilhamento de conhecimento entre profissionais, com diferentes níveis de experiência em uma gama heterogênea de empresas de diversos setores. Senso de pertencimento em um grupo representativo no mercado de FM, que discute e expõe temas sempre atuais e que ajudam no meu desenvolvimento como profissional e líder. Poder conhecer o que esses profissionais estão aplicando em suas empresas e compartilhar o que tenho feito acredito ser a melhor forma de crescimento profissional.
Apesar de estar à frente do grupo somente a 6 meses, a experiência tem sido muito enriquecedora, exercitando algumas habilidades que até então eu nem sabia que existiam (aprendi a usar ferramentas na web que jamais tinha pensado em usar antes – quase um vídeo designer). Tenho sido inspirado por pessoas que, com suas atitudes positivas e proativas, me motivaram a assumir esse desafio e que recomendo que todos os associados passem por essa experiência, ao menos uma vez na carreira. Sou muito grato por ter sido apresentado a esse grupo através da Marta Kussaba (ex-coordenadora de FM da Pfizer) e me sentido inspirado a continuar contribuindo para que o GAS Facilities tenha muitos e muitos anos de vida pela frente!
Amo o que faço e sempre dedico uma “milha extra” para aquilo que me motiva. A mensagem que deixo aos profissionais de FM é que busquem networking e a troca de experiências e conhecimento como parte do próprio desenvolvimento de suas carreiras. Tem que fazer parte do plano de desenvolvimento de carreira de todos que querem ser ou mesmo que já são líderes. Ser membro de um grupo informal como o GAS Facilities e associar-se a ABRAFAC - que é a associação de classe que nos representa - é algo que deve partir do desejo de cada um em fortalecer a sua profissão e carreira. Compartilhar conhecimento, conectar-se a outros, ensinar aquele que está iniciando ou mesmo adicionar algo a experiência do outro é a melhor forma de promover o autodesenvolvimento profissional e até mesmo pessoal. Façam parte! O mundo é feito de conexões e existem muitos meios para que isso aconteça, porém o primeiro passo tem que ser dado por cada um de nós!
Carlos Pereira Gomes – Membro do GAS Facilities e Gerente de Facilities na Kantar Ibope Media
Conheci o GAS Facilities no ano de 92/93, através do meu gestor na época, que era um dos fundadores do grupo. Passei a representar a empresa (Promon/Condomínio São Luiz) no Grupo em 94/95, numa reunião na Scania, e ali foi meu batizado.
Entre 1997 e 2000 representei o Grupo como Presidente e foi neste período que o GAS abriu as portas para iniciar parcerias externas, sendo a primeira delas com a ABRALIMP – Associação Brasileira de Limpeza Profissional, na época comandada pelos senhores Pedro Salla e Pedro Peres. Momento que o GAS teve participação como palestrante no Congresso da Higiexpo.
Durante todos estes anos em que participo do grupo pude comprovar pessoalmente e profissionalmente que por mais conhecimento que você tenha, a troca de experiência e o compartilhamento enriquecem as suas habilidades. Uma simples palavra, seja ela como apoio para uma tomada de decisão ou uma ajuda emocional, fazem de nós, indivíduos melhores.
O GAS foi para mim, o maior projeto de gestão em minha carreira e o maior elo de amizades entre profissionais de Facilities. Somos uma grande família! Para aqueles que estão começando, agarre esta oportunidade de poder presidir ou representar a diretoria do GAS, isto só aumentará sua visibilidade para o mercado e internamente em sua organização.
Aos amigos e amigas, parabenizo a todos por completarmos mais um ano de existência e por me permitirem fazer parte deste seleto grupo de profissionais. Registo aqui a minha gratidão eterna a todos vocês.
Clara Barreiro – Membro
Honorária do GAS Facilities
Sou profissional de Facilities, membro do GAS Facilities e associada fundadora da Abrafac. Comecei na área em 1990, como Supervisora de Serviços, em uma multinacional americana. Na época, o maior desafio foi o gerenciamento de frotas e procurei por um curso para buscar conhecimento. O único que encontrei foi de frota de “veículos pesados” Fiz o curso e conheci muita gente que me ajudou. Nesse mesmo ano, conheci o Grupo de Administradores de Serviços, o GAS, formado naquela época formada por 15 profissionais feras no assunto. De lá para cá nunca mais deixei o grupo. Fui secretaria, vice e presidente. Hoje o grupo é formado por mais de 45 profissionais top do mercado. Posso afirmar que fiz um PHD em FM. Passei por grandes empresas e garanto que a troca de informações que o agora, GAS Facilities proporciona é riquíssima. Atualmente, estou como membro honorária, e o orgulho de pertencimento é ainda maior. Parabéns e sucesso, GAS Facilities, pelo seu aniversário de 38 anos. Juntos, sempre seremos fortes!
Jeziel Santos – Membro do GAS Facilities e Head de Facilities na Zup Innovation
Participo do grupo GAS Facilities desde 2015. Entrar para esse grupo de profissionais tão competentes foi um marco para minha carreira. Lembro da época em que eu buscava por colegas da área que pudessem compartilhar as suas experiências e me ajudar a mergulhar na visão estratégica da área de FM. Não somente encontrei o que eu buscava como conheci profissionais espetaculares, com muito conhecimento, e que sentem prazer em compartilhar as suas vitórias assim como suas derrotas, o que com certeza me ajudou a errar onde ninguém havia errado. Sou totalmente apaixonado pelo que eu faço.
Ser FM para mim é mais do que uma profissão e se tornou uma vocação, porque estamos o tempo todo servindo e provendo experiências para que outros profissionais possam fazer entregas excepcionais nos ambientes nos quais estão inseridos. Por isso, acredito que neste momento único e de transformações em que estamos vivendo fica mais do que provado que ser FM é ser: volátil, ágil, inovador, flexível, empático, estratégico, tecnológico, curioso, inconformado e acima de tudo TRANSFORMADOR. Temos esse poder de transformar espaços, serviços, processos e principalmente transformar a vida de pessoas.
Marília Barbosa – Membro do GAS Facilities e Gestora de Serviços Administrativos na Wickbold
Eu tive dois momentos no GAS: o primeiro ainda como integrante suplente, representando o meu gestor da época (2009 a 2013), porém com participações ativas e apoiando as atividades ligadas a secretaria. E em 2021, tive a oportunidade de regressar ao grupo em um novo formato (on-line) com o mesmo ritmo e robustez.
Foi através do grupo que descobri a minha paixão por networking e pelo relacionamento com pessoas. O grupo me proporcionou aperfeiçoamento profissional, assim como uma bagagem importante no cenário de Facilities Management, através das trocas enriquecedoras entre os integrantes, e dos conteúdos discutidos nas reuniões.
Eu tenho um grande respeito e admiração pelo grupo, além de muito orgulho da nossa trajetória. A mensagem que deixo é de gratidão, pela contribuição com o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Que possamos caminhar juntos nessa nova era de diversidade e transformação constante, acolhendo as novas gerações, e servindo como exemplo de dedicação e cuidado com as pessoas.
CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.