Sorteio Nespresso
 

Sistema de gerenciamento de frota

[Vitrine Facilities] Medida gera diminuição de casos de fadiga e excesso de velocidade

A LOTS Group, empresa pertencente ao grupo Scania, um dos líderes mundiais na fabricação de caminhões e ônibus, uniu-se à Trimble Transportation Latam, referência em soluções de tecnologia para monitoramento de frota, a fim de melhorar o gerenciamento dos veículos. Nos dois primeiros meses da implantação das soluções, a empresa reduziu em 87% os eventos de fadiga e em 78% os casos de excesso de velocidade na frota.

"São números que passam mais segurança a todos os nossos motoristas. Há anos, eu enxergava que o nosso transporte era de produtos. Mas, hoje, sei que é muito mais que isso. Nós transportamos e trabalhamos com vidas", afirma Juliano Basseto, gerente de Operações da LOTS Group.

A união do sistema da LOTS Group às soluções da Trimble Transportation auxiliou a empresa de transportes a atingir o seu propósito de ajudar os clientes a alcançar um padrão de excelência nas operações logísticas.

Atualmente, a empresa trabalha com monitoramento on-line da operação e a comunicação com o motorista, por exemplo, é em tempo real. Além disso, também adotou o papel do líder, que trata todos os desvios de comportamento.

"Nós conseguimos monitorar todos os motoristas na questão de fadiga e no uso de celular e isso traz também, não só para a empresa, mas para a sociedade, a questão da conscientização e da segurança no trânsito", comenta Evandro de Oliveira, líder de turno da LOTS Group. 

Tecnologia e segurança

Segundo Basseto, a implantação das soluções para gerenciamento de frota gerou uma mudança de cultura não só nos motoristas, mas também na gestão. "A tecnologia veio para mudar a nossa visão e a forma de gerir o nosso dia a dia. Somente com a adoção dessas soluções, pude garantir que a nossa operação fosse realmente segura e ainda mais eficiente", comenta.

Uma das tecnologias adotadas foi o Vsafe da Trimble, que detecta comportamentos de risco ao volante como: falar ao celular, fadiga, sonolência, distração e aproximação ou risco de colisão. "O sensor emite alertas ao motorista e para a central de monitoramento. Isso, integrado à telemetria, possibilita ao gestor realizar as tratativas em tempo real, evitando ocorrências futuras e, até mesmo, acidentes. É um investimento que traz inúmeros benefícios às empresas", explica Lucas Gabriel Oliveira da Silva, Customer Experience Consultant da Trimble Transportation.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP