Expo 2025 - Credenciamento
 

Inovações em tecnologia e modelos híbridos são as chaves para o sucesso pós-pandemia

Como transformar os ambientes corporativos em híbridos e com a tecnologia necessária de forma prática, rápida e com custo otimizado?

Por Drica Rosa

​Mais de um ano após a chegada da Covid-19 ao Brasil, o cenário da arquitetura nos escritórios mudou! O modelo de trabalho híbrido, com a equipe intercalando entre presença física e jornada virtual virou a realidade da maioria das empresas. Os espaços, que antes eram compostos por praticamente 100% da equipe in loco, hoje têm nova configuração, já que foi percebido que o trabalho remoto funciona, reduz custos e pode até ser fator motivacional.

Em cima das discussões que começaram no início da pandemia, é fato que muita coisa precisa ser repensada para que o ambiente corporativo acomode melhor sua equipe neste novo cenário e duas delas vêm sendo pontos importantes nos novos projetos dos escritórios de arquitetura: inovação da tecnologia e reformulação dos espaços evidenciando o free seating.

Essa mudança no mercado de arquitetura vem sendo percebida desde o ano passado: "Há meses a Trio vem atendendo a diversos clientes com este objetivo: levar até cada um deles o que há de mais moderno quando o assunto é "escritório do futuro", mostrando a importância de a tecnologia estar inserida desde o início do projeto nessa retomada do mercado. E se você associa isso a gastos, este pensamento é um engano, já que os aspectos futuristas vêm para otimizar espaços e investimentos, além de beneficiar a performance dos colaboradores (o que automaticamente impacta em resultado)", explica a Diretora Comercial da Trio Arquitetura, Sylvia Fernandes.

O formato híbrido já funciona bem em muitos países e era questão de tempo para que isso virasse a realidade por aqui; com a pandemia, a aceleração deste processo foi inevitável e hoje podemos destacar três pontos importantes na hora de planejar seu novo espaço coorporativo ou reformar o atual:

1. Espaços menos individualizados
Mesmo neste novo cenário, os escritórios não deixarão de ser uma realidade, mas neste formato os ambientes serão mais abertos, amplos e integrados. Essas áreas compartilhadas são prioridade no projeto. O chamado free seating, sem lugares demarcados para o colaborador, chega com força ao país.

Móveis funcionais e soltos funcionam bem na adaptação das diversas situações que o espaço pode receber: reuniões, treinamentos, eventos etc.

A Diretora de Criação da Trio Arquitetura, Priscila Calazans, relembra que há pouco tempo muitas empresas não conseguiam visualizar vantagens nessa mudança, mas hoje isso mudou: "Diariamente recebemos pedidos de projetos híbridos para que haja melhor aproveitamento do espaço. As empresas entenderam que o cenário mudou e fazer estes ajustes na arquitetura do escritório impacta nos resultados, e os clientes que já colocaram em prática essas mudanças estão sentindo os aspectos positivos do novo desenho da arquitetura de suas empresas", conta.

2. Investimento em equipamentos e tecnologia
A tecnologia neste ambiente híbrido é essencial: com ela é possível agendamento dos espaços, para ter uma organização na ocupação dos colaboradores, garantindo sempre que haja lugar para todos (e segurança de capacidade) diariamente.

Além disso, com parte do time à distância, telas, monitores e uma rede wi-fi potente precisam estar à disposição na hora de reuniões, calls, lives etc, para melhorar a interatividade e sensação de presença durante as videoconferências. E num futuro próximo, quem sabe logo estaremos aqui falando em holografia.

Nica Faustino, CEO da New Wave Workspace, empresa que oferece uma plataforma para o gerenciamento dos espaços de trabalho, faz uma análise sobre as vantagens de voltar em segurança ao ambiente corporativo neste momento de pandemia, transformando-o em híbrido: "Este novo cenário fez as empresas perceberem que repensar seus espaços é necessário. Com estes novos projetos tecnológicos, temos economia por custo de funcionário, melhor ocupação nos escritórios, trabalho de forma segura com distanciamento social, melhor produtividade do colaborador com os escritórios digitais, além de um menor impacto no meio ambiente, pois os empregadores têm redução de CO2, de viagens pela empresa e no consumo de água e energia. A cereja no bolo é a solução New Wave Workspace; ela traz insights para análise do ambiente e o aproveitamento de espaço, melhor conforto dos colaboradores, além de permitir a tomada de decisões por gestores de Facilities, Corporate Real Estate e Recursos Humanos", explica.

E as vantagens se estendem ao funcionário, já que olhando pela ótica do colaborador, há um menor gasto de tempo com deslocamento, economia em gasolina e transportes, melhor conforto no local de trabalho e flexibilidade para ter um estilo de vida mais equilibrado.

3. Segurança e bem-estar da equipe
O mundo está contando os dias para que a pandemia fique no passado, mas alguns pontos da rotina das pessoas seguirão por muitos anos, senão para sempre. Então, planejar com segurança, pensando no futuro é o que as empresas precisam fazer daqui para frente. E alguns pontos que precisam ser levados em consideração neste item:

- Espaços mais arejados e que evitem aglomerações
- Escolha de materiais antibacterianos
- Escolha de mobiliário que seja fácil de higienizar

É claro que cada projeto é customizado e pensado de forma única para as necessidades do cliente. Mas, estes pontos acabam sendo incomuns em cada criação ou obra.

O fato é que os novos projetos estão sendo voltados para as pessoas, para que haja adaptação da equipe a este cenário e para que cada vez mais elas interajam num ambiente que atenda suas necessidades.
Resumindo este novo momento em uma única equação:

arquitetura + tecnologia = melhor experiência para os colaboradores e decisão baseadas em dados e insights para os gestores

A hora de ressignificar é agora! 
Colaboração: Trio Arquitetura e New Wave Workspace.

Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Solidez, credibilidade, aconchego

Por dentro do projeto do novo escritório do Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, assinado pela CLS Arquitetas Associadas

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP