Sorteio Nespresso
 

Cidade Matarazzo, um complexo multiuso

Megaempreendimento em São Paulo utiliza tecnologias da Armacell

O complexo Cidade Matarazzo reunirá centro cultural, espaço comercial e empresarial, além de um hotel de seis estrelas - o primeiro da luxuosíssima rede Rosewood no Brasil. Assinado pelo francês Jean Nouvel, o projeto da chamada Torre Mata Atlântica prima pela excelência em todas as frentes de engenharia, incluindo a térmica e a acústica. Por isso, soluções de isolamento da Armacell foram selecionadas para a obra.

Atualmente em construção na região central de São Paulo, próximo à Av. Paulista, o Cidade Matarazzo será um complexo multifuncional destinado à hospitalidade, cultura, gastronomia, moda e entretenimento. O empreendimento está sendo erguido em um terreno com quase 30 mil metros quadrados, onde no passado funcionou o Hospital Humberto Primo e Maternidade Condessa Filomena Matarazzo. Fruto de investimentos de cerca de R$ 2,7 bilhão até sua conclusão, o complexo é apontado como a maior obra de revitalização de patrimônio histórico sem aporte de recursos públicos da história do Brasil. O projeto é liderado pelo Grupo Allard, da França, que visa materializar "um lugar único no mundo, integrando passado, presente e futuro".

O requinte do projeto é demonstrado, por exemplo, pela necessidade de atendimento a padrões internacionais de atenuação de ruídos para o sistema hidrossanitário. A exigência vem sendo atendida por meio do revestimento de todas as tubulações de esgoto, águas pluviais e ventilação com o FonoBlock Hidro 20mm - isolamento da Armacell à base de espuma elastomérica.  A escolha da solução da Armacell decorreu de um estudo meticuloso. "O FonoBlock Hidro é uma solução de alto desempenho e excelente custo-benefício", avalia Raquel Rocha, coordenadora de projetos na Giner, consultoria responsável por toda a engenharia acústica da construção. "Realizamos estudos com alternativas, mas elas implicariam combinações de diferentes produtos, além de tempo e valor mais elevados para instalação", detalha a especialista.

"É a primeira vez que utilizamos o FonoBlock Hidro. A experiência tem sido enriquecedora", conta Lukas Passarelli, supervisor da Temon, empresa responsável pelas instalações hidráulicas do projeto Cidade Matarazzo. "A Armacell nos ofereceu capacitação técnica e treinamentos, além de acompanhamento da aplicação. O produto mostra diferenciais desde o modo como é fornecido, com embalagem que facilita a separação e o transporte", destaca o profissional. Na obra, outro cuidado acústico, cada vez mais valorizado, é a atenuação de ruídos entre os andares. Para isso, o piso de cada dormitório da Torre Mata Atlântica receberá a aplicação do FonoBlock Laje 8mm, uma manta especial produzida pela Armacell a partir de multicamadas de polietileno.

Naturalmente, a concepção rigorosa do edifício não poderia ignorar a importância do isolamento térmico adequado dos tubos e dutos do sistema de condicionamento de ar. A Teknika Projetos e Consultoria, contratada para esse planejamento, decidiu não correr riscos e especificar produtos da Armacell consolidados no mercado: os isolantes à base de espuma elastomérica AF/Armaflex®.

Aplicados com o uso do adesivo 520 S, tubos e mantas AF/Armaflex® envolverão todos os condutores de ar-condicionado do Hotel Rosewood São Paulo. "A tecnologia é ótima, tanto que a utilizamos há mais de vinte anos. Além da qualidade comprovada, o fato de a Armacell possuir fábrica no Brasil, em São José (SC), nos tranquiliza quanto à disponibilidade do produto", afirma Ricardo Murakami, gerente de suprimentos da Prodac. A empresa vem executando a instalação do isolamento térmico em consórcio com a Climapress.

"A extensão do sistema de condicionamento de ar torna desafiador o projeto do Cidade Matarazzo. Desse modo, produtos de reconhecida eficiência são imprescindíveis para o nosso trabalho", comenta Murakami.

Mais do que o cumprimento de requisitos técnicos, as tecnologias de isolamento visam atender ao rigor das obras de alto padrão. "Por sermos especializados nesse perfil de edificação, produtos como os da Armacell nos permitem agradar aos clientes mais exigentes e detalhistas. Neste caso, a instalação correu tranquilamente até agora, atendendo às expectativas", relata Fernando Ricardo Sayão, assistente de engenharia da RFM Construtora, empresa responsável pelo Cidade Matarazzo. "Estamos confiantes na satisfação do cliente nessas vertentes do projeto".

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP