LafargeHolcim moderniza escritório em São Paulo

Conceito colaborativo em regime híbrido e coworking


A transformação cultural em curso na LafargeHolcim Brasil, chegou às instalações físicas da companhia. O novo escritório de São Paulo, amplo, moderno e colaborativo, proporciona um ambiente de trabalho mais interativo e menos hierarquizado, fomentando a criatividade e a agilidade na tomada de decisões. As mudanças foram pensadas também para atender o regime híbrido de trabalho adotado pela empresa, no qual os empregados têm expediente flexível, sendo parte presencial e o restante em home office.

"Tudo isso reflete a cultura que fomentamos na companhia: ágil, colaborativa, não hierarquizada, que não cabia mais na concepção tradicional do escritório antigo. Hoje é uma tendência de mercado essa postura mais flexível e é dessa forma que queremos ser vistos. O bem-estar no ambiente de trabalho gera identidade, conexões e, consequentemente, maior desempenho. O objetivo é ampliar a convivência, porque o trabalho do dia a dia pode ser realizado por home office, conforme estamos vendo há mais de um ano", explica Juliana Andrigueto, diretora de Recursos Humanos e Comunicação da LafargeHolcim Brasil.

O escritório passou por uma ampla reforma e conta agora com salas mindfulness e para lactantes, armários para objetos pessoais, chuveiro e maior área de convivência, com copa e espaços mais descontraídos. As mesas ficaram maiores e ganharam novo formato em ambientes sem paredes, aproximando os gestores de seus times. Foram eliminados os espaços para a diretoria. O conceito é que todos fiquem no mesmo ambiente. Para reservar um posto de trabalho, a LH fará uso de um aplicativo no qual o empregado agenda sua presença, assim como pode reservar sua própria mesa de trabalho e salas de reunião com antecedência.  

Para receber os empregados, a LafargeHolcim desenvolveu um kit de boas-vindas e lançou a campanha "Sua mochila, seu escritório". O sistema híbrido também foi pensado em respeito aos colaboradores de São Paulo que precisam se locomover para chegar ao trabalho. Como 85% dos administrativos dos escritórios seguem em teletrabalho, o revezamento possibilita que os empregados mantenham a qualidade de vida, tanto no home office quanto no escritório.

Voltar às atividades presenciais no escritório depois de um ano e três meses trouxe vários sentimentos às pessoas. "Ver como o espaço foi preparado para nos receber, levando em consideração todos os protocolos contra o Covid-19, é sem sombra de dúvidas acolhedor mesmo que por hora seja sem um abraço. A comunicação feita com antecedência e o suporte para o trabalho híbrido mostra o quanto a LafargeHolcim está preocupada com o bem-estar de todos." destaca Danielle Cibele da Silva de Lima, Analista Administrativo.

Uma pesquisa interna com os empregados apontou que 93% consideram que sua produtividade aumentou. Realizada mensalmente com todos que estão em home office, a sondagem é feita por meio de uma Assistente Virtual de RH - a Pilar - que interage com os colaboradores e visa avaliar não apenas a produtividade, mas a saúde mental e a segurança de todos. No último levantamento, 98% responderam que se sentem seguros com as medidas de segurança adotadas na pandemia pela empresa e 72% avaliaram o teletrabalho de forma positiva.

Rio de Janeiro e Pedro Leopoldo (MG) em teletrabalho com espaços de coworking

Desde 2020, as equipes da LafargeHolcim do escritório do Rio de Janeiro (RJ) e Pedro Leopoldo (MG) passaram a cumprir a jornada de trabalho definitivamente em suas residências e levaram para casa itens essenciais para o trabalho como equipamentos ergonômicos e de informática. A LafargeHolcim incluiu ainda ajuda de custo aos empregados que é creditada diretamente na folha de pagamento.

A desmobilização dos escritórios do Rio de Janeiro e Pedro Leopoldo foram feitas e em linha com a valorização do bem-estar e adotam o mesmo modelo de smart working, que favorece o equilíbrio entre a jornada profissional e a qualidade de vida. Dessa forma, a LafargeHolcim tem 85% dos empregados administrativos dos escritórios em regime de teletrabalho permanente e uma redução de 70% dos espaços físicos, o que gera uma economia de cerca de R﹩ 3 milhões por ano. Além disso, estima-se uma economia média de 780 horas de deslocamento do empregado por ano.

Coworking


Outra importante novidade na LafargeHolcim é o coworking. Os empregados, principalmente as pessoas em teletrabalho, que quiserem realizar reuniões com suas equipes de trabalho, com clientes e fornecedores, ou mesmo queiram trabalhar algum dia fora de casa, a empresa contratou uma rede de coworkings com mais de 1.000 espaços em todo o Brasil para estes momentos. São espaços colaborativos, modernos e com todos os protocolos de Saúde e Segurança necessários. Basta o empregado acessar o app e agendar o local que mais lhe agradar ou que for perto de sua casa.

"Adorei minha primeira experiência no coworking. Foi fácil usar o aplicativo e procurar um lugar perto da minha casa. Fiz a opção por um lugar descolado, menos formal e com o selo de segurança. Recebi a confirmação e as orientações por e-mail. Chegando no local fui muito bem atendida e repassaram todas as informações referentes aos protocolos de segurança e senhas. É muito bacana ter novamente a sensação de 'sair para trabalhar'", relata Andrea Barreto, da equipe de RH da LafargeHolcim e responsável pela Mauá Prev (Previdência Privada).

Todas essas mudanças e inovações refletem uma mudança nos esquemas de trabalho para a LH. O conceito é que podemos contratar talentos de qualquer lugar.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP