PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Uso de compósitos no design da fachada de prédios

É tendência no Brasil, segundo Armacell

​A Armacell desenvolveu uma linha de produtos com espuma PET, proveniente de garrafas PET pós-consumo, que oferece inúmeras aplicações em painéis estruturais.

Há uma tendência cada vez maior de usar compósitos, material resultante da combinação entre polímeros e reforços - por exemplo, fibras de vidro, adesivos, espumas em PET. Os compósitos são conhecidos pelos elevados índices de resistência mecânica, química e baixo peso associados à liberdade de design para valorizar as fachadas dos prédios. Este movimento já é forte na Europa e Ásia e também está ganhando visibilidade em alguns empreendimentos no Brasil.

Segundo Rogério Sanches, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Armacell na América do Sul, entre os principais benefícios da espuma PET (Polietileno Tereftalato) Arma PET Struct, utilizada como material de núcleo nos compósitos "estão a versatilidade que o material oferece aos fabricantes dos compósitos e a liberdade aos arquitetos na criação de formas diferentes de desenhos, transformando a fachada de edifícios comerciais e residenciais. Diferentemente do que acontece com o concreto, indicado para fachadas retas".

Dentre outras vantagens no uso deste tipo de espuma, que vão além da estética, Sanches destaca a facilidade de montagem das peças fora do canteiro de obra, como se fosse um quebra-cabeça. "Isso é possível, pois o compósito é cerca de 20 vezes mais leve que o concreto, que chega a pesar 2 a 3 mil quilos por metro cúbico".

A Armacell desenvolveu dois produtos com avançada tecnologia para uso na construção civil, o ArmaPET Struct e o ArmaPET Struct FR (Fire Retardant). O primeiro é a solução versátil e durável para aplicações em painéis estruturais, com uma abordagem ambientalmente responsável, que utiliza como matéria-prima o PET proveniente de garrafas PET pós-consumo. Já o ArmaPET Struct FR é livre de halógenos com baixa geração de fumaça e com reduzida toxicidade.

Não existe restrição quanto ao uso deste tipo de espuma. O que se deve levar em consideração é o padrão do empreendimento que justifique a aplicação do produto. "Vale ressaltar que o custo final pode se tornar mais barato em comparação ao concreto, que precisa ser aplicado no local, envolvendo algumas questões de logística, condições climáticas etc", afirma Sanches

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP