Sorteios 11ª Expo
 

Fortalecimento da saúde emocional de crianças

Projeto tem foco em desenvolver habilidades emocionais e sociais sobre o autoconhecimento na infância

​A verdadeira transformação que se espera para o mundo deve começar de dentro para fora. E se inicia, principalmente, com as novas gerações. Porém, como auxiliar crianças a se conhecer, reconhecer seu lugar no mundo e ter equilíbrio emocional para lidar com as adversidades da vida?

O Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), lança o Interioridade, um projeto que desenvolve habilidades emocionais e sociais por meio de vivências e reflexões sobre o autoconhecimento na infância, promovendo o exercício da empatia, diálogo para a resolução de conflitos e a entender-se para poder lidar com o que se sente, com o que se faz, com os desafios que se impõe, acolhendo melhor a si e aos outros.  

O projeto estimula o pensamento criativo, a consciência corporal e o equilíbrio emocional do aluno, trabalhando práticas de autoconhecimento e autocuidado com os pequenos da Educação Infantil. É proposto um processo de acompanhamento dos estudantes para possibilitar que cheguem à sua dimensão mais profunda e encontrem o que dá sentido à sua vida.  

"O projeto busca desenvolver as habilidades socioemocionais, a capacidade de se reconhecer e se relacionar a partir do equilíbrio pessoal. Seu maior propósito é formar crianças seguras de si, com amor-próprio e autonomia para atuar de forma empática com o outro e consigo mesmas", ressalta a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, Márcia Sayoko Nanaka.

"Valores como empatia, gratidão e aceitação também são debatidos em grupo pelo projeto que estará na grade curricular dos estudantes. Práticas de respiração, meditação e autoconhecimento fazem parte do projeto. E como as aulas acontecem em casa, por vezes os familiares também são convidados a participar com os alunos, estreitando relações", explica a coordenadora.

O assunto vem ganhando espaço na rotina dos alunos, permeado pelas interações das crianças entre si e com os adultos, pois, na pandemia, as atividades podem ser vivenciadas em família. As práticas estão apoiadas na pedagogia Marista e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que estabelece os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

"O autoconhecimento é fundamental para que as crianças consigam traçar seu projeto de vida e ter objetivos relevantes para alcançar. É uma proposta pedagógica que abre caminho para o centro do coração humano, o centro do indivíduo, educando sua dimensão interior", destaca Márcia.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP