Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Signify anuncia nova linha de produtos Philips RoadForce para iluminação pública

[Vitrine Facilities] Além de facilitar as rotinas de manutenção, portfólio de soluções oferece economia de até 70% frente às convencionais

A Signify (Euronext: LIGHT), líder mundial em iluminação e detentora da marca Philips, acaba de lançar a sua nova linha de produtos Philips RoadForce para iluminação pública com foco no mercado brasileiro. O novo portfólio, fabricado inteiramente na planta da Signify em Varginha (MG), garante economia de energia na faixa de até 70% frente às soluções convencionais, implementadas em grandes áreas como aeroportos, rodovias, estradas, centros urbanos e parques.
 
Tendo inovação como um de seus pilares, a Signify investe 4% de sua receita global em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento. Como fruto destes projetos, nasceu a RoadForce, desenvolvida com base na demanda local das cidades, gestores, planejadores e população.
 
A família de luminárias RoadForce apresenta desempenho óptico de alta performance e eficácia luminosa real acima do mercado, de até 190 lm/W, ou seja, resultando em uma redução significativa no consumo de energia elétrica pelo sistema de iluminação. A linha de produtos RoadForce alia versatilidade de instalação, além de ser a mais completa e diversificada família de produtos da categoria, com 24 opções de fluxos e potências para um projeto luminotécnico mais otimizado.

 
"Chegar a uma solução em iluminação pública que atenda as reais necessidades das cidades brasileiras e, ainda, promover otimização de investimento, fácil manutenção, economia comprovada, entre tantas outras facilidades, é fundamental para impulsionarmos o desenvolvimento das cidades inteligentes no país. Com tantas vantagens todos saem ganhando: poder público e sociedade", afirma Sergio Costa, presidente da Signify Brasil.
 
Baixo custo operacional e manutenção facilitada
 
A solução apresentada hoje pela Signify foi desenvolvida especialmente para o Brasil e seu principal objetivo é criar ambientes urbanos seguros, atrativos e sustentáveis, mesmo para gestões que operam com restrições orçamentárias e de recursos. A nova linha utiliza tecnologia LED e é ideal para projetos que exigem aplicações renováveis e de longa durabilidade permitindo servir à sociedade nos próximos anos enquanto as cidades economizam energia e reduzem os custos de manutenção.
 
Trata-se de uma solução completamente pensada para facilitar as rotinas de manutenção, reunindo diferentes competências e processos para detecção de falhas e reparos. A RoadForce conta com a Service Tag, um inovador sistema de identificação com etiquetas em QR code para oferecer melhor suporte e acesso a informações das principais peças para casos de futura reposição. Por meio de um smartphone, basta escanear o QR code que se encontra na embalagem e no produto, para que as informações dele estejam disponíveis na palma da mão.
 
A novidade chega para reforçar o conceito de cidades inteligentes, que têm ganhado cada vez mais espaço por conta do seu impacto significativo na forma como gerenciamos, administramos e fazemos crescer nossas cidades. Quando utilizada em conjunto com sistemas de controle e telegestão, a solução da Signify oferece ainda um potencial adicional de redução dos custos de energia, manutenção e operação.
 
As luminárias se conectam automaticamente ao sistema de gestão inteligente Interact City, por meio de uma interface de controle, e são compatíveis com o gerenciamento de ponta a ponta que permite uma visão estratégica e inteligente da iluminação pública da cidade com informações em tempo real das atividades.
 
Soluções de iluminação de altíssima eficácia luminosa
 
A nova linha de iluminação pública RoadForce oferece uma variedade de fluxos luminosos desenvolvidos para projetos de alta complexidade que exigem elevado grau de confiabilidade. Seu sistema óptico possui eficácia luminosa real de até 190 lm/W, ideal para projetos públicos que exigem níveis de uniformidade na distribuição luminosa.
 
O novo sistema está disponível em diferentes fluxos luminosos, potências e temperaturas de cor (4.000 Kelvin e 5.000 Kelvin), além de dois tipos de ópticas. O destaque fica para o sistema óptico que em conjunto com a flexibilidade de inclinação de +5/0/-5 graus nativo do produto, atende aos projetos de iluminação das mais diversas configurações de vias públicas.
 
Desenvolvimento, fabricação e assistência técnica no Brasil
 
A Signify possui larga atuação no Brasil, tendo implementado ao longo de décadas soluções de iluminação pública que transformaram a realidade da população de diferentes cidades. Um dos principais exemplos é a parceria público-privada (PPP) entre a Belo Horizonte Iluminação Pública (BHIP) e a Signify, que permitiu à gestão da capital de Minas Gerais reduzir em mais de 50% seu custo de energia elétrica com iluminação pública, quantidade equivalente de eletricidade usada por cerca de 34.000 domicílios brasileiros em um ano.
 
Iniciado em 2017, o projeto de modernização da iluminação da cidade contou com um levantamento de todos os pontos para instalação das novas luminárias e resultou em benefício efetivo para a população, incluindo o embelezamento urbano, passando pelo aumento da sensação de segurança dos cidadãos e resultando também na redução de acidentes e atropelamentos noturnos causados por baixa visibilidade.
 
Outro projeto de destaque é a troca de iluminação pública em Varginha (MG), que teve seu cronograma iniciado em 2020 e inclui a troca das 18.000 luminárias do parque luminotécnico, correspondendo a 600 km de avenidas, ruas e praças da região. Trata-se de um projeto especialmente importante para a Signify, pois é a cidade onde fica a planta da companhia no Brasil e a cidade onde vivem seus colaboradores.
 
Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking