Setor de galpões logísticos tem recorde de absorções líquidas

Estudo realizado pela consultoria Cushman & Wakefield destrincha os principais números de um dos mercados que mais cresceu ao longo da pandemia

O mercado galpões logísticos apresentou índices históricos em 2020, segundo um estudo realizado pela consultoria de serviços imobiliários Cushman & Wakefield  Por conta do crescimento das vendas via e-commerce em todo o Brasil, o setor vem se sustentando aquecido desde meados do ano passado.

A junção do número acentuado de locações com o excesso de demanda, contribuíram para uma confiança significativa de investidores e desenvolvedores, o que consequentemente impactou na taxa de vacância no mercado ao longo do ano.  Atualmente, a taxa no Brasil está no nível mais baixo já registrado em uma série desde 2017, caindo 9.7 p.p. (alcançando 13%) e registrando a maior absorção líquida desde 2013, com 1,7 milhões de m2. Ainda no período, foi apontado um grande resultado de novo estoque, com 1,2 milhões de m2, o maior índice desde 2016.

A região de São Paulo se destaca, sendo responsável por 58% da absorção total, liderando também as novas locações que ocorreram no período. A ocupação, como previsto, ocorreu na sua grande maioria por empresas varejistas e atacadistas, em parques logísticos de alto padrão, próximos a áreas urbanas ou às principais estradas e rodovias que costumam ser trajetos estratégicos para entregas rápidas.

"As empresas de comércio virtual estão visando atender a atual demanda de entregas rápidas, porém estão focando no futuro, em que os consumidores devem manter o hábito de compras online, evitando as lojas físicas no curto prazo por conta da COVID-19. A experiência de compra cada vez mais completa e intuitiva, com vantagens e praticidade, e a ampliação do uso de aplicativos e plataformas online, devem manter o setor aquecido, com a possibilidade de novos parques logísticos em regiões alternativas possam surgir em breve. Para 2021, a expectativa inicial que temos é que sejam entregues mais de 1,18 milhão de m2 em todo o Brasil", pontua Jadson Andrade, head de inteligência de mercado da Cushman & Wakefield.

Além de São Paulo, Minas Gerais apresentou um grande avanço no período, com o volume de absorção líquida atingindo mais de 19% do seu estoque total. "A região de Extrema ganhou a atenção de grandes players do varejo e atacado nacional, pois está estrategicamente localizada, com proximidade a São Paulo e Rio de Janeiro", destaca Andrade.

 Confira alguns números identificados a partir do estudo:

Evolução da Taxa de Vacância - Ano a ano


Evolução da Absorção Líquida - Ano a ano

 Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP